Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres da U.Porto: Vitorino Teixeira Laranjeira

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Vitorino Teixeira Laranjeira

Fotografia de Vitorino Teixeira Laranjeira / Photo of Vitorino Teixeira Laranjeira Vitorino Teixeira Laranjeira
1855-1934
Matemático, militar, engenheiro e professor



Vitorino Teixeira Laranjeira, filho de João Teixeira Laranjeira e Maria do Sacramento, nasceu na freguesia de S. Gonçalo, em Amarante, a 21 de março de 1855.

Bacharel em Matemática pela Universidade de Coimbra e Tenente-engenheiro formado na Escola do Exército de Lisboa doutorou-se em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1927.

«O Impulso das Terras» de 1887 / «O Impulso das Terras» of 1887Foi professor do Instituto Industrial do Porto (antecedente do Instituto Politécnico do Porto), da Academia Politécnica do Porto, da Faculdade Técnica e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em 1887, a 7 de abril, foi nomeado lente substituto da secção de Matemática da Academia Politécnica, na sequência da apresentação da dissertação "O Impulso das Terras". Tomou posse no dia 29 de junho seguinte. No mesmo ano, foi provido no lugar de lente proprietário da 14.ª cadeira - "Construções e vias de comunicação" -, pelo decreto de 18 de agosto e carta régia de 22 de setembro.

Com a criação da Universidade do Porto transitou para a Faculdade Técnica e desta para a de Engenharia. Em 1915 tomou posse como professor ordinário e no ano seguinte assumiu a direção da Faculdade Técnica, por decreto de 27 de janeiro. Em 1925, ao atingir o limite de idade, foi-lhe permitido continuar a lecionar. Docente durante 42 anos, entre 1887 e 1929, foi agraciado pelo governo em 1929 com o título de diretor honorário da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Durante a sua carreira universitária foi vice-reitor da Universidade do Porto e vogal do Conselho Académico.

Vitorino Laranjeira associou-se à moção de pesar da Universidade do Porto pelo assassinato de Sidónio Pais, em 1918.

Foi padrinho do doutoramento em engenharia do almirante Gago Coutinho (1869-1959) e do capitão-de-fragata Sacadura Cabral (1880-1924), atos académicos que tiveram lugar no Salão Nobre da Faculdade Técnica a 6 de dezembro de 1922.

Em 2 de dezembro de 1926 discursou na cerimónia de inauguração do monumento a Júlio Dinis, erigido no espaço ajardinado fronteiro ao Hospital de Santo António. Discursou também na sessão comemorativa do 90.º aniversário da Academia Politécnica do Porto, a 16 de março de 1927, efeméride que ficou marcada pelo lançamento da primeira pedra do edifício da Faculdade de Engenharia, na rua dos Bragas.

Vitorino Laranjeira fez parte do Conselho Superior de Instrução Pública e da Comissão Geodésica. Enquanto vereador da Câmara Municipal do Porto foi responsável pelo pelouro das Obras, tendo acompanhado o projeto da Avenida dos Aliados, traçado pelo arquiteto e urbanista inglês Barry Parker (1867-1947). Chefiou o programa de estudo e construção do troço Pocinho-Barca D’Alva, da linha férrea do Douro. Assumiu cargos na administração da Companhia das Docas e da Companhia dos Caminhos de Ferro Peninsulares e presidiu à Comissão da Cultura do Tabaco, no Douro.

Escreveu obras literárias e científicas, entre as quais o "Resumo da História da Arquitectura (1892-1895)", "A propósito do Raio Mínimo de Um Arco de Parábola Compreendido entre duas Tangentes" (1900) e "Duas construções geométricas muito simples para a determinação do menor raio de curvatura da parábola compreendido entre os pontos de tangencia de dois alinhamentos rectos" (1927). Em reconhecimento do seu labor científico, recebeu diversas condecorações.

Vitorino Laranjeira faleceu no dia 13 de fevereiro de 1934, na Casa da Acentuada, arredores de Amarante, a pouco mais de um mês de completar 79 anos de idade.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2012)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-07-13 Página gerada em: 2018-12-13 às 04:44:48