Estudantes da U.Porto | © U.Porto

A frequência de um curso de mestrado constitui cada vez mais uma opção para os estudantes que terminam um curso de 1.º Ciclo (Licenciatura) e desejam valorizar as suas competências antes de se "aventurarem" no mercado de trabalho, ou que, tendo concluído a sua formação pré-graduada há vários anos, procuram as faculdades da U.Porto para enriquecer a sua formação num dos mais de 100 cursos de mestrado que integram a oferta formativa da Universidade.

Eis o que precisa de saber para se juntar a eles:

Quem pode candidatar-se?

Para ingressar nos cursos de 2.º ciclo (Mestrado) da U.Porto, o candidato deve cumprir uma destas condições:

  • Ser titular de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas definidas pela escola/faculdade;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que esteja de acordo com o processo de Bolonha ou seja reconhecido pela U.Porto como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pela Universidade como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Como candidatar-se?

A candidatura aos programas de Mestrado da U.Porto é efetuada na escola/faculdade da Universidade que o estudante pretende frequentar, cabendo a esta estabelecer e divulgar antecipadamente os procedimentos necessários (documentos, prazos, vagas disponíveis, critérios de seriação, etc.). 

Para mais informações, escolha o curso pretendido ou contacte diretamente a faculdade da U.Porto que pretende frequentar.

Vagas

Para o ano letivo 2015/2016, as faculdades da U.Porto disponibilizam mais de 3500 vagas (valor sujeito a alterações) para 124 cursos de 2.º Ciclo (Mestrado). Neste lote incluem-se as vagas para estudantes que pretendam frequentar apenas o 2.º ano do ciclo de estudos. Consulte o mapa de vagas.

Propinas/Taxas

Para o ano letivo 2016/2017, o valor base (indicativo) da propina/taxa anual para os mestrados na U.Porto será de 1.250 euros (+1,95 euros de seguro escolar). No caso dos estudantes abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional (EEI), o valor da propina/taxa anual é definido por cada faculdade da U.Porto (de acordo com o custo real do curso) e varia entre os 3.000 euros e os 6.000 euros, podendo ser aplicada uma redução de até 50% na propina/taxa paga pelos estudantes nacionais dos estados que integram a CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). 

Para mais informações, consultar o Regulamento de Propinas da U.Porto. Na área de Bolsas e Financiamento encontrará também informações úteis sobre os apoios financeiros ao dispor dos estudantes da U.Porto.

Legislação Útil

Para mais informações, pode consultar o Regulamento Geral dos Segundos Ciclos de Estudos da Universidade do Porto. Cada curso tem, por sua vez, o seu próprio regulamento.

Contactos e informações úteis

A informação apresentada nestas páginas não dispensa a consulta dos serviços académicos da faculdade a que se pretende candidatar. Para obter esclarecimentos genéricos, poderá contactar a Unidade de Formação e Organização Académica (FOA) sediada na Reitoria da U.Porto, através do endereço formacao@reit.up.pt ou do telefone (+351) 22 040 80 81.