Estudantes da Faculdade de Desporto. | © U.Porto

Em paralelo com o regime geral do Concurso Nacional de Acesso no Ensino Superior Público, é possível ingressar nos cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrados Integrados da U.Porto através de um conjunto de regimes especiais destinados a candidatos com habilitações e condições pessoais específicas. Ao contrário dos Concursos Especiais, esta modalidade de acesso é organizada e coordenada diretamente pela  Direção-Geral de Acesso ao Ensino Superior (DGES).

Quem pode candidatar-se?

Atualmente, podem beneficiar de condições especiais de acesso os estudantes que se encontrem numa das seguintes situações:

Para informações mais detalhadas, deverá consultar a área de Regimes Especiais do website da DGES.

Como funcionam?

A candidatura aos regimes especiais decorre numa fase única, de acordo com o calendário definido pela Direção-Geral de Acesso ao Ensino Superior, e deve ser feita de forma presencial, junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP), ou por via diplomática, no caso dos Bolseiros dos PALOP.

As candidaturas aos regimes especiais de acesso relativas ao ano letivo 2015/2016 decorreram entre os dias 27 de julho e 14 de agosto de 2015.

Atenção:  As condições de ingresso (habilitações mínimas, documentos a apresentar, etc) variam em função do regime especial, sendo que, no mesmo ano letivo, o candidato só pode requerer matrícula e inscrição através de um dos destes regimes. Por outro lado, o candidato colocado pelos regimes especiais que não efetue a matrícula e inscrição no prazo fixado, salvo por motivo justificado e comprovado documentalmente, não pode no ano letivo imediato candidatar-se à matrícula e inscrição através do concurso nacional ou requerê-la através dos regimes especiais.

Os titulares de um curso superior português ou estrangeiro, à exceção dos Oficiais das Forças Armadas Portuguesas, não podem requerer matrícula e inscrição através dos regimes especiais.

Vagas

O número de estudantes abrangidos pelos regimes especiais não pode exceder, em cada ano letivo, 10% das vagas aprovadas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e para os Concursos Especiais.

Legislação Útil

A legislação genérica relativa aos Regimes Especiais encontra-se disponível para consulta (apenas em versão portuguesa) na área respetiva do site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Contactos e informações úteis

No site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) poderá encontrar toda a informação relevante sobre os Regimes Especiais de acesso ao ensino superior. Para mais informações, pode contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) sediado no edifício da Reitoria.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico durante todo o ano:
10h00 › 12h30 / 14h00 > 16h00 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
Atendimento presencial e telefónico no período de candidaturas ao Ensino Superior:
09h30 › 15h30 (2.ª a 6.ª feira)
Mais informações