Estudante da Faculdade de Economia | © U.Porto

O acesso aos cursos de 1.º Ciclo (Licenciaturas) e Mestrados Integrados da U.Porto está também aberto aos candidatos que, estando a frequentar um ciclo de estudos d na Universidade ou noutra instituição do ensino superior portuguesa ou estrangeira, pretendam matricular-se e ou inscrever em par instituição / curso diferente daquele(s) em que estiveram inscritos em anos anteriormente (Mudança de par Instituição/Curso), e ainda aos que, tendo frequentado - e interrompido - um ciclo de estudos da Universidade, desejem retomar o seu percurso académico na mesma instituição/curso (Reingresso). Para estes estudantes aplicam-se os regimes de Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso.

Quem pode candidatar-se?

Podem requerer a Mudança de Par Instituição/Curso os estudantes que: 

  • Tenham estado inscritos e matriculados num curso superior numa instituição de ensino superior nacional e não o tenham concluído;
  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para esse par, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso;
  • Tenham, nesses exames, a classificação mínima exigida pela instituição de ensino superior, nesse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
  • Tenham estado inscritos e matriculados em instituição de ensino superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído;
  • Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo curso pretendido. [ver Pré-Requisitos]

Podem requerer o Reingresso num par instituição/curso os estudantes que: 

  • Tenham estado matriculados e inscritos nesse par instituição/curso ou em par que o tenha antecedido;
  • Não tenham estado inscritos nesse par instituição/ curso no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.

Nota: Em qualquer um dos casos, as condições específicas a satisfazer para requerer estes regimes são definidas por cada escola/faculdade da U.Porto de acordo com o   .

Como funcionam?

O requerimento de Mudança de Par Instituição/Curso e de Reingresso deve ser apresentado nos serviços académicos da escola/faculdade da U.Porto em que o estudante se pretende inscrever, em qualquer momento do ano letivo, cabendo à faculdade definir e divulgar os critérios de seriação e as vagas disponíveis.

O percurso académico e profissional dos estudantes colocados na U.Porto através destes regimes é reconhecido através do sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS), de acordo com o plano de estudos em vigor no curso/faculdade onde se matriculam e inscrevem. No caso do Reingresso, será creditada a totalidade da formação obtida anteriormente no mesmo ciclo de estudos.

Vagas

O ingresso na U.Porto através da Mudança de Par Instituição/Curso está sujeito ao número de vagas disponibilizadas para este regime. Já o Reingresso num ciclo de estudos não está sujeito a vagas. Para o ano letivo 2016/2017, a U.Porto disponibiliza 848 vagas para os seus cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integradoao abrigo dos regimes de Transferência (400) e Mudança de Curso (448). Consulte o mapa de vagas.

Propinas

Os estudantes que ingressem na U.Porto através dos regimes de Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso no Ensino Superior estão abrangidos pelo regime geral de propinas da Universidade.

Aos estudantes que ingressem por Mudança de Par Instituição/Curso e Reingressode outra instituição de ensino superior, no segundo semestre do ano letivo, aplica-se nesse ano o valor de propina definido para o estudante em regime de tempo parcial (630,50 euros.) Aos estudantes cuja Transferência ou Mudança de Curso ocorra dentro da Universidade será considerado o montante pago da propina no momento da inscrição no ciclo de estudos anterior.

Aos estudantes com Estatuto de Estudante Internacional (EEI) que ingressem na U.Porto através destes regimes será aplicado o regime de propinas estabelecido no EEI.

Legislação Útil

A legislação genérica referente aos regimes de Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso encontra-se disponível para consulta (apenas em versão portuguesa) na área respetiva do site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Para mais informações, poderá consultar o Regulamento dos Regimes de Mudança de Curso, Transferência e Reingresso no Ensino Superior.

Contactos e informações úteis

No site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) poderá encontrar toda a informação relevante sobre os regimes de Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso. Para mais informações, deve contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) ou os serviços académicos da faculdade à qual pretende candidatar-se.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico durante todo o ano:
10h00 › 12h30 / 14h00 > 16h00 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
Atendimento presencial e telefónico no período de candidaturas ao Ensino Superior:
09h30 › 15h30 (2.ª a 6.ª feira)
Mais informações