Estudantes da Faculdade de Medicina. (© U.Porto)

O Concurso Especial para Acesso no Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado destina-se a profissionais no campo da Saúde que detenham uma licenciatura e que pretendam prosseguir a sua formação nos mestrados integrados em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Quem pode candidatar-se?

Este concurso especial abrange os candidatos que, cumulativamente: 

Como funciona?

A candidatura ao Concurso Especial para Acesso no Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado é feita junto dos serviços académicos da escola/faculdade da U.Porto na qual se pretende ingressar. Cabe a estas estabelecer, nomeadamente, o número de vagas disponibilizadas e os respetivos critérios de seriação e desempate.

Os prazos em que devem ser praticados todos os atos são fixados pela FMUP e pelo ICBAS nos respetivos websites.

Vagas

Para o ano letivo 2016/2017, a Faculdade de Medicina da U.Porto e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar disponibilizam 60 vagas para os seus cursos de Medicina no âmbito do Concurso Especial para Acesso no Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado. Consulte o mapa de vagas.

Propinas

Os estudantes que ingressem na U.Porto através do Concurso Especial para Acesso no Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado estão abrangidos pelo regime geral de propinas da Universidade.

Legislação Útil

A legislação genérica relativa ao Concurso Especial para Acesso no Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado encontra-se disponível para consulta (apenas em versão portuguesa) na área respetiva do site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Para mais informações, poderá consultar o  Regulamento do Concurso Especial de Acesso ao Curso de Medicina da FMUP por Titulares do grau de Licenciado (2016/2017) e o Regulamento do Concurso Especial de Acesso ao Curso de Medicina do ICBAS por Titulares do grau de Licenciado (2016/2017).

Contactos e informações úteis

No site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) encontrará toda a informação relevante sobre o Concurso Especial para Acesso no Curso de Medicina por Titulares do Grau de Licenciado e restantes Concursos Especiais de acesso ao ensino superior. Para mais informações, pode contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) ou os serviços académicos da FMUP e do ICBAS.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico durante todo o ano:
10h00 › 12h30 / 14h00 > 16h00 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
Atendimento presencial e telefónico no período de candidaturas ao Ensino Superior:
09h30 › 15h30 (2.ª a 6.ª feira)
Mais informações