Estudantes da Faculdade de Desporto (FADEUP)

O Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional (DTSP) destina-se a candidatos titulares de um diploma de técnico superior profissional (DTSP). Eis o que precisa de saber...

Quem pode candidatar-se?

Este concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente: 

  • Sejam titulares de diploma de técnico superior profissional validado pela escola/faculdade da U.Porto onde pretendem ingressar;
  • Sejam titulares das provas de ingresso (exames nacionais do ensino secundário) exigidas pelos ciclos de estudo a que se pretendem candidatar. A classificação obtida nesses exames não pode ser inferior à classificação mínima fixada pela U.Porto para o curso ao qual se pretende candidatar;;
  • Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo curso pretendido. [ver Pré-Requisitos]
  • Não estejam abrangidos pelo estatuto do estudante internacional.

A que cursos?

Para o ano letivo 2017/2018, as faculdades de Belas Artes, Desporto e Engenharia da U.Porto disponibilizam 5 vagas para 4 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado no âmbito do Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional. Os restantes cursos não disponibilizam vagas para este concurso.

Abaixo apresentamos a informação atualizada sobre o número de vagas disponíveis para cada curso e as respetivas ligações às páginas de candidatura.

Faculdade Curso Vagas
Faculdade de Belas Artes Artes Plásticas 1 Candidatura + info
Faculdade de Belas Artes Design de Comunicação 1 Candidatura + info
Faculdade de Desporto Ciências do Desporto 1 Candidatura + info
Faculdade de Engenharia Engenharia Civil 2 Candidatura + info

Como candidatar-se?

A candidatura ao Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional (DTSP) deve ser feita junto da escola/faculdade da U.Porto na qual o cancidato pretende ingressar. Cabe a estas preparar e desenvolver as ações relativas ao acesso e ingresso nos seus cursos, nos termos fixados pela legislação, estabelecendo, nomeadamente, quais as vagas para cada um dos seus pares instituição/curso e os respetivos critérios de seriação e desempate.

A seriação dos candidatos tem em conta a classificação final do Curso de Técnico Superior Profissional e a classificação das provas de ingresso.

Quando candidatar-se?

Na tabela abaixo pode encontrar o Calendário de Candidaturas relativo ao Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional para o ano letivo 2017/2018.

Faculdade Vagas Candidaturas (2017) Resultados Definitivos (2017)  
Faculdade de Belas Artes 2 10 a 19 de julho 16 de agosto + Info
Faculdade de Desporto 2 14 de julho a 11 de agosto 11 de setembro + Info
Faculdade de Engenharia 43 Até 7 de agosto 25 de setembro + Info

Taxas / Propinas

Os estudantes que ingressem na U.Porto através do Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional estão abrangidos pelo regime geral de propinas da Universidade.

Saiba mais sobre as oportunidades de financiamento ao dispor dos estudantes da U.Porto.

Informações e Contactos

No site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) poderá encontrar toda a informação relevante sobre o Concurso Especial para Titulares de Diploma de Técnico Superior Profissional e restantes Concursos Especiais de acesso ao ensino superior em Portugal.

Para mais informações, deverá contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) e/ou os serviços académicos da faculdade à qual se pretende candidatar.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico:
9h30 › 12h30 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
Mais informações