Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
A candidatura ao CNAES deve ser apresentada online no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNA) é a principal via (regime geral) de acesso aos cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado da U.Porto, sendo especialmente – mas não exclusivamente - destinado aos alunos que terminaram o ensino secundário em Portugal.

Quem pode candidatar-se?

Para se apresentar ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o candidato deve:

  • Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação equivalente;
  • Realizar, ou ter realizado nos últimos dois anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas para o(s) curso(s) e faculdade(s) – até um máximo de seis - a que vai concorrer;
  • Realizar os pré-requisitos caso estes sejam exigidos pela escola / curso a que vai concorrer [ver Pré-Requisitos]

Para além do contingente geral, a 1.ª fase do Concurso Nacional reserva uma percentagem determinada de vagas estudantes com características específicas. Nestes contingentes especiais incluem-se os:

Podem ainda candidatar-se ao CNA os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português (ex: estudantes da União Europeia que pretendam realizar um curso na U.Porto). Nestes casos, as provas de ingresso serão substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos, mediante as condições definidas pela DGES.

Como candidatar-se?

O concurso realiza-se no final do ano letivo, após a realização dos exames nacionais do ensino secundário, e organiza-se em três fases distintas, a decorrer entre os meses de julho e outubro. A candidatura deve ser apresentada online no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Os candidatos podem concorrer às várias fases do concurso devendo, em qualquer uma delas, apresentar como nota de candidatura uma classificação igual ou superior à mínima fixada anualmente pelas 14 faculdades da U.Porto para cada um dos seus cursos. As classificações mínimas para cada ano letivo podem ser consultadas no Guia da Candidatura ao Ensino Superior Público, disponibilizado anualmente no portal da DGES.

O que é necessário?

Para se candidatarem a um curso da U.Porto através do CNA, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos no momento da candidatura:

  • Senha de acesso ao sistema de candidatura online;
  • Ficha ENES emitida pela Escola Secundária onde foram realizados os exames nacionais. Este documento serve como comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário e da respetiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário, correspondentes às provas de ingresso exigidas para ingresso no par curso/faculdade da U.Porto pretendido;
  • Ficha Pré-Requisitos se o par curso/faculdade da U.Porto exigir pré-requisitos [ver Pré-Requisitos]

Os candidatos abrangidos pelos contingentes especiais e os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português poderão ter que entregar documentos comprovativos adicionais junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP).

Pré-Requisitos

A candidatura a um curso de 1.º Ciclo (licenciatura) e mestrado integrado da Universidade do Porto pode exigir a satisfação de condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumam particular relevância para a frequência do curso. Estes são os ciclos de estudos da U.Porto que exigem pré-requisitos:

Escola/Faculdade Curso Pré-Requisito
Faculdade de Desporto Ciências do Desporto Aptidão funcional, física e desportiva (C)
Faculdade de Farmácia Ciências Farmacêuticas Comunicação Interpessoal (B)
Faculdade de Letras Arqueologia Capacidade de visão (D)
Faculdade de Letras Ciências da Comunicação Capacidade visual e motora (F)
Faculdade de Letras História da Arte Capacidade de visão (D)
Faculdade de Medicina Medicina Comunicação interpessoal (A)
Faculdade de Medicina Dentária Medicina Dentária Comunicação Interpessoal (B)
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar Medicina Comunicação interpessoal (A)

A satisfação dos pré-requisitos é comprovada no momento da matrícula e inscrição, mediante entrega de documento comprovativo. Excluem-se deste lote os pré-requisitos para o curso de Ciências do Desporto (Faculdade de Desporto), cuja satisfação exige a realização de provas de aptidão funcional, física e desportiva. Neste caso, a comprovação é realizada no momento da candidatura, através da apresentação da Ficha de Pré-Requisitos a emitir pela faculdade. Para mais informações, deverá consultar a área de Pré-Requisitos do site da DGES.

Vagas

Para o ano letivo 2017/2018, a U.Porto disponibiliza 4185 vagas no âmbito do regime geral e dos regimes especiais do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para mais informações, consulte o mapa de vagas e o guia de cursos.

Informações e Contactos

No site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) poderá encontrar toda a informação relevante sobre o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público. Para mais informações, pode contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) sediado no edifício da Reitoria.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico durante todo o ano
9h30 › 12h30 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
Atendimento presencial e telefónico no período de candidaturas ao Ensino Superior 2017/18
19 de julho a 11 de agosto: 09h30 › 15h30 (2.ª a 6.ª feira)
14 de agosto a 8 de setembro: 09h30 › 12h30 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 13h00 › 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
11 a 22 de setembro: 09h30 › 15h30 (2.ª a 6.ª feira)
Mais informações