Estudante de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia (FEUP)

Este concurso destina-se a candidatos titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET) validado pela Universidade e obtido na sequência de aprovação num curso de especialização tecnológica (CET) validado pela Universidade.

Quem pode candidatar-se?

Este concurso especial abrange os estudantes que, cumulativamente: 

  • Sejam titulares de diploma de especialização tecnológica validado pela escola/faculdade da U.Porto onde pretendem ingressar;
  • Sejam titulares das provas de ingresso (exames nacionais do ensino secundário) exigidas pelos ciclos de estudo a que se pretendem candidatar (após o ano letivo de 2015/2016);
  • Satisfaçam os pré-requisitos, quando exigidos pelo curso pretendido. [ver Pré-Requisitos]

Como funciona?

A candidatura ao Concurso Especial para Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica deve ser feita junto da escola/faculdade da U.Porto na qual pretende ingressar. Cabe a estas preparar e desenvolver as ações relativas ao acesso e ingresso nos seus cursos, nos termos fixados pela legislação, estabelecendo, nomeadamente, quais as vagas para cada um dos seus pares instituição/curso e os respetivos critérios de seriação e desempate.

A seriação dos candidatos tem em conta critérios como a classificação obtida no curso de especialização tecnológico (CET), a avaliação do percurso profissional e a avaliação - através de uma entrevista - de competências comportamentais e relacionais.

Para o ano letivo 2016/2017, vigora o seguinte calendário de candidaturas:

Faculdade Vagas Candidaturas Resultados Finais  
Belas Artes 2 11 de julho a 12 de agosto 2016 20 de setembro 2016 + Info
Ciências 5 27 de junho a 27 de julho 2016 5 e 6 de setembro 2016 + Info
Desporto 2 15 de julho a 12 de agosto 2016 12 de setembro 2016 + Info
Engenharia 20 Até 8 de agosto 2016 23 de setembro 2016 + Info

Vagas

Para o ano letivo 2016/2017, as faculdades de Belas Artes, Ciências, Desporto e Engenharia da U.Porto disponibilizam 29 vagas para os seus cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado no âmbito do Concurso Especial para Titulares de Diploma Especialização Tecnológica. Consulte o mapa de vagas.

Propinas

Os estudantes que ingressem na U.Porto através do Concurso Especial para Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica estão abrangidos pelo regime geral de propinas da Universidade.

Legislação Útil

A legislação genérica relativa ao Concurso Especial para Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica encontra-se disponível para consulta (apenas em versão portuguesa) na área respetiva do site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).

Contactos e informações úteis

No site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) poderá encontrar toda a informação relevante sobre o Concurso Especial para Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica e restantes Concursos Especiais de acesso ao ensino superior. Para mais informações, pode contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior da U.Porto (GAES-UP) ou os serviços académicos da escola/faculdade à qual se pretende candidatar.

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto, Portugal
Telefone: (+351) 220 408 237
E-mail: acesso.es@reit.up.pt
Atendimento presencial e telefónico durante todo o ano:
10h00 › 12h30 / 14h00 > 16h00 (2.ª, 4.ª e 6.ª feira); 12h00 > 17h00 (3.ª e 5.ª feira)
Atendimento presencial e telefónico no período de candidaturas ao Ensino Superior:
09h30 › 15h30 (2.ª a 6.ª feira)
Mais informações