© Porto Business School

Pensados e construídos segundo os mesmos standards de qualidade que definem a restante oferta formativa da U.Porto, os mais de 300 cursos oferecidos pelas nossas escolas na área da Educação Contínua (não conferentes de grau académico) destinam-se à comunidade em geral. O acesso a estes programas está, contudo, condicionado à tipologia e ao grau de exigência/especificidade do(s) curso(s) que pretende frequentar.

A oferta de educação contínua da U.Porto inclui cursos de nível pós-graduado (estudos avançados e especialização), cursos / unidades de Formação Contínua e formações livres. A U.Porto possibilita ainda a frequência de unidades curriculares singulares dos seus cursos de 1.º Ciclo (Licenciaturas), 2.º Ciclo (Mestrado) e Mestrado Integrado a candidatos internos ou externos à U.Porto interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas de estudo oferecidas pela Universidade,

Eis o que precisa de saber para se juntar a eles:

Quem pode candidatar-se?

Para ingressar num curso de nível de especialização ou de estudos avançados, o candidato deve cumprir as mesmas condições que regulam o acesso aos cursos de 2.º Ciclo (Mestrado) e aos cursos de 3.º Ciclo (Doutoramento), respetivamente.
Já o acesso aos cursos ou unidades de formação contínua, não pressupondo formação inicial graduada, pode exigir a satisfação de condições específicas para a frequência do ensino superior. As formações livres não exigem formação inicial graduada nem condições de frequência, sendo por isso abertos a qualquer pessoa.

Por fim, as qualificações e condições de acesso às unidades curriculares singulares encontram-se especificadas no Regulamento de Frequência de Unidades Curriculares Singulares dos Cursos e Ciclos de Estudos da U.Porto, abrangendo:

  • Estudantes da U.Porto matriculados e inscritos nos seus ciclos de estudos e ainda estudantes de mobilidade;
  • Estudantes inscritos noutros estabelecimentos de ensino superior;
  • Titulares de cursos superiores, nacionais ou estrangeiros;
  • Outros candidatos cujo curriculum a direção do ciclo de estudos entenda compatível com a frequência de unidades curriculares desse ciclo;
  • Estudantes internacionais (abrangidos pelo Estatuto do Estudante Internacional)

No Catálogo de Formação Contínua da U.Porto encontrará as qualificações necessárias para frequentar cada um dos nossos cursos de Educação Contínua. Para informações detalhadas sobre as várias tipologias de cursos, pode também consultar o Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Educação Contínua da U.Porto.

Como candidatar-se?

As condições de acesso (critérios de acesso e de seriação, documentos necessários, prazos, vagas disponíveis, etc.) aos programas de formação da U.Porto na área da Educação Contínua são estabelecidas pelo responsável de cada curso.

No caso das unidades curriculares singulares, a candidatura deve ser apresentada junto da escola/faculdade  da U.Porto que pretende frequentar. Os estudantes externos - que não estejam a frequentar um curso da U.Porto - devem apresentar um documento comprovativo das qualificações que possuem. O acesso à frequência de unidades curriculares singulares de 3.º ciclo (doutoramento) da U.Porto está dependente das condições definidas pelos seus diretores.

Creditação: Com exceção das formações livres (não são objeto de creditação), os programas de formação da U.Porto não conferentes de grau são creditados, para efeitos de certificação, de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação  de Créditos (ECTS). Na prática, isto permite que um estudante possa transferir os créditos obtidos num curso para outro(s) curso(s) ou ciclo(s) de estudo natureza, da mesma área científica e do mesmo nível de qualificação. Por norma, a cada 27 horas de trabalho corresponde um crédito ECTS.

Vagas

O número de vagas para cada curso é estabelecido pela escola organizadora. No Catálogo de Formação Contínua da Universidade do Porto pode encontrar informação detalhada sobre as vagas disponíveis para os cursos que estão a decorrer durante o presente semestre letivo.

Propinas

O valor da propina (e respetiva modalidade de pagamento) da generalidade dos cursos de educação contínua da U.Porto é definido e aprovado pelo(s) diretor(es) da(s) escola(s), tendo em consideração a relevância formativa ou profissional e a sustentabilidade financeira do mesmo. Para mais informações, deve consultar a informação relativa ao curso que pretende frequentar no Catálogo de Formação Contínua da U.Porto ou junto da escola que ministra o curso.

A frequência de uma unidade curricular singular dos cursos / ciclos de estudos da U.Porto por estudantes extraordinários (que não estejam matriculados e inscritos no curso cujo plano de estudos integra a unidade de formação) está sujeita ao pagamento de uma taxa igual a 1/5 (um quinto) da propina anual em vigor para esses cursos ou ciclos de estudo. O estudante pode beneficiar, mediante autorização da faculdade, de uma redução dessa taxa até 20%.

Para mais informações, deve consultar o Regulamento de Propinas da U.Porto. Na área de Bolsas e Financiamento encontrará informações úteis sobre os apoios financeiros ao dispor dos estudantes da U.Porto.

Contactos e informações úteis

A informação apresentada nestas páginas não dispensa a consulta dos serviços académicos da escola/curso a que se pretende candidatar. Para esclarecimento genéricos, poderá contactar a Unidade de Formação e Organização Académica (FOA) sediada na Reitoria da U.Porto, através do e-mail formacao@reit.up.pt ou do telefone (+351) 22 040 81 98.