Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Dia da U.Porto

Memória U.Porto

Dia da Universidade do Porto

A partir do ano de 2000, o Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor José Novais Barbosa, decidiu propor a instituição do “Dia da Universidade do Porto”, entendendo-o como dia de celebração institucional e de congregação de todos os seus membros, mas também como um espaço de debate sobre o presente e futuro da instituição universitária. Efectivamente, a abertura solene das aulas – entretanto caída em desuso a nível de universidade, embora tendo-se mantido como prática de cada faculdade –, como espaço de expressão global da instituição, ressentia-se da assimetria do início das aulas em cada escola, revelando-se inadequada para um evento central da Universidade.

A data escolhida para o “Dia da Universidade” foi, então, o dia 22 de Março, data do decreto pelo qual o Governo Provisório da República, em 1911, fundou a Universidade do Porto.

O “Dia da Universidade” passou a congregar várias actividades. Em cada ano, adoptou-se um tema central, que se reflectiria na sessão solene ou em debates realizados durante o dia. Procurou-se sempre que uma individualidade externa, ou um membro de destaque da comunidade universitária portuense, apresentasse uma alocução temática. As outras intervenções seriam invariavelmente do Reitor, de um estudante e de um funcionário não docente.

O “Dia da Universidade” foi também considerado como sendo o momento adequado para distinguir membros da comunidade universitária: docentes, funcionários não docentes e estudantes e, em alguns casos, mesmo personalidades externas. Finalmente, procurou ser um momento em que o Reitor apresentava à comunidade novos edifícios, espaços ou concepções do devir universitário.

A partir de 2003, o Dia da Universidade passou a associar um novo espaço de representação: a Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto, na qual faculdades e centros de investigação tornavam inteligíveis as suas actividades ao grande público (particularmente o estudantil).

Finalmente, refira-se que, já por tradição, o "Dia da Universidade" se encerra com o sarau anual do Orfeão Universitário do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2012-02-27 Página gerada em: 2018-09-25 às 08:47:40