Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Hoje é domingo
Você está em: TIC > SIGARRA >
Autenticação




Sobre o Sistema de Informação SIGARRA

    1. Espaço de Informação
    2. Produtores de Informação
        2.1 Gestor de Informação
    3. Leitores de Informação
    4. Recursos de Informação

1. Espaço de Informação

A metodologia seguida na organização do SIGARRA exigiu um conhecimento detalhado do respetivo espaço de informação, atendendo à diversidade dos atores e dos conteúdos. Sem compreender o papel e a responsabilidade de cada um dos atores relativamente a cada um dos conteúdos, não seria possível dar forma ao sistema. O espaço de informação sobre o qual se constrói o SIGARRA é tridimensional, definido pelos vetores:

  1. produtores de informação;
  2. leitores de informação;
  3. recursos de informação.

2. Produtores de Informação

Um modelo em que a produção da informação seja canalizada exclusivamente para um qualquer Serviço Central de carregamento de dados, embora possa ser mais eficaz num primeiro momento, conduz rapidamente a atrasos e a erros que reduzem a utilidade do sistema, pelo afastamento entre os responsáveis pela informação e o seu carregamento efetivo.

É desejável aproximar a manutenção dos recursos informativos dos respetivos produtores, conseguindo dessa forma que as pessoas envolvidas sintam os recursos como seus e os incorporem nas suas rotinas de trabalho.

É assim necessária a definição clara de critérios e procedimentos para identificar e atribuir competências aos produtores de informação do sistema. A correção e atualização da informação associada a cada produtor competem ao próprio, que assume o papel de gestor de informação para os recursos respetivos.

2.1 Gestor de Informação

O Gestor de Informação para o sistema na sua globalidade é geralmente alguém próximo dos órgãos de gestão da instituição. Com efeito, o GI deve ter um conhecimento aprofundado da estrutura orgânica, missão, visão e objetivos da instituição, para além do conhecimento do próprio sistema SIGARRA. Não é indispensável um conhecimento específico em áreas da Informática.

O GI deverá assegurar:

  1. a organização dos conteúdos no SIGARRA;
  2. a identificação dos produtores de informação;
  3. o apoio aos produtores de informação;
  4. a difusão de informação interna sobre o SIGARRA;
  5. as boas práticas na utilização do sistema;
  6. a colaboração para a validação de especificações de alterações ou de novos desenvolvimentos a realizar;
  7. a colaboração na produção de guias, manuais e outros documentos de apoio para o SIGARRA, na perspetiva dos utilizadores.

Os Gestores de Informação de cada Unidade Orgânica são indicados pelos respetivos órgãos de gestão.

3. Leitores de Informação

Os leitores de informação, a quem o SIGARRA se destina, integram toda a comunidade académica da instituição, a comunidade exterior nos domínios de intervenção da instituição e com a qual esta se relaciona e o público em geral.

Na comunidade académica há diferentes níveis de leitores: diretores dos órgãos de gestão, presidentes de departamento, diretores de curso, chefes de serviço, etc., a que correspondem diferentes níveis de acesso aos recursos informativos. O acento é colocado na disponibilização da informação mas existem alguns recursos de acesso restrito.

Para acesso aos recursos pode assim ser necessário dispor de credenciais para autenticação perante o sistema.

Todos os estudantes da U.PORTO recebem, no ato de matrícula, as credenciais de acesso ao SIGARRA da respetiva faculdade.

Aos membros do pessoal docente, investigador, e não docente ou investigador são igualmente atribuídas credenciais de acesso ao SIGARRA da instituição com a qual estabelece alguma forma de colaboração.

As credenciais são constituídas por:

Nome de utilizador (login) – exemplo lcf08156
Senha (password)

As credenciais são pessoais e intransmissíveis. Cada um é responsável pelas ações que forem realizadas com as suas credenciais.

4. Recursos de Informação

Os recursos de informação incluem uma vasta gama de tipos de informação e podem integrar fontes e repositórios múltiplos, incluindo bases de dados e componentes na Internet.

A maior parte dos recursos está subdividida em módulos, que se interligam de várias formas.

 

Opções
Página gerada em: 2017-11-19 às 06:53:37 Última actualização: 2012-06-13