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Organização e Funcionamento

Sistema de Gestão da Qualidade da U.Porto (SGQ.UP)

Apesar do compromisso com a Qualidade estar tacitamente assumido desde há longa data na U.Porto, na última década deram-se passos importantes para estabilizar e formalizar aquilo que habitualmente se designa por um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Na U.Porto pretende-se que o SGQ contemple não só a vertente ligada aos procedimentos de controlo e de verificação da conformidade, mas também que consagre rotinas de avaliação e melhoria.

Em 2006 constituiu-se o Serviço de Melhoria Contínua (SMC), atualmente Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ), que tem por missão "promover e consolidar uma cultura de qualidade na Universidade do Porto e acompanhar os processos de avaliação institucional".
Nesta missão geral incluem-se as seguintes vertentes: 1) Planear, apoiar e controlar um SGQ inclusivo (no qual todos os colaboradores da U.Porto sejam "atores" da Qualidade, independentemente de onde e quando realizem o seu trabalho); 2) Através de procedimentos simples, integrar nas tarefas correntes os mecanismos de avaliação e de melhoria; 3) Promover a "Cultura da Qualidade".
O reforço e a consolidação de uma “Cultura da Qualidade” foram assumidos como elementos estratégicos na Gestão da U.Porto, como se pode confirmar nos sucessivos planos estratégicos e grandes linhas de ação.

Em 2017 a U.Porto solicitou à A3ES a auditoria ao sistema interno de garantia da qualidade (SIGQ.UP), que foi certificado por seis anos.

Pilares do SGQ da U.Porto

Os pilares do Sistema de Gestão da Qualidade da U.Porto são:

  1. Promoção do autoconhecimento: recolha tratamento, análise e divulgação de informação relevante e detalhada sobre o desempenho da U.Porto nos principais domínios da sua atividade;
  2. Incorporação dos procedimentos de Garantia da Qualidade no SIGARRA, com base no qual se formatam e normalizam a maioria das rotinas e se estabilizam boas práticas;
  3. A avaliação institucional baseada na autoavaliação e nos princípios da auditoria da Qualidade;
  4. Acompanhamento e avaliação do desempenho da U.Porto nos principais domínios da sua atividade;
  5. Adoção do Manual do Sistema de Gestão da Qualidade (Manual do SGQ.UP) como instrumento de verificação da adequação dos procedimentos de gestão aos requisitos European Standards and Guidelines (ESG), acrescidos dos três propostos por Machado dos Santos. A versão atual leva em consideração a revisão de maio de 2015 das ESG e as recomendações da A3ES recebidas em outubro de 2016.

Exemplos de concretização dos Pilares do SGQ da U.Porto

  1. Promoção do autoconhecimento. Elaboração e disponibilização de relatórios anuais sobre a desempenho da U.Porto, sempre que possível em comparação nacional, nas áreas de:
  2. Procedimentos de Garantia da Qualidade no SIGARRA
  3. A avaliação institucional da U.Porto
    O último processo de avaliação institucional iniciou-se em maio de 2007 e concluiu-se em maio de 2010.
     
  4. Acompanhamento e avaliação do desempenho da U.Porto
    O Balanced Scorecard da U.Porto é o instrumento adotado para monitorização do desempenho da U.Porto e demonstra como se podem utilizar com êxito indicadores de desempenho fora do tradicional contexto da "Qualidade". Este instrumento é apresentado nos planos estratégicos e grandes linhas de ação, e monitorizado anualmente nos planos de atividades e nos relatórios de atividades e contas .
     
  5. O Manual do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade do Porto foi concebido como um esforço de aperfeiçoamento, ampliação, consolidação e formalização do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade do Porto (SGQ.UP). O princípio norteador do SGQ.UP é a ideia de que uma verdadeira cultura da qualidade só se alcança quando os procedimentos de garantia da qualidade estão embebidos, e até se confundem, com os procedimentos de gestão. O Manual do SGQ.UP é, assim, um instrumento de verificação de adequação dos procedimentos de gestão da U.Porto aos requisitos European Standards and Guidelines (ESG), em consonância com as últimas recomendações da A3ES.
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