Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > Recursos e Serviços da U.Porto - Publicações Periódicas: UPorto Alumni

Recursos e Serviços

Publicações Periódicas da Universidade do Porto - UPorto Alumni

A Revista dos Antigos Estudantes da Universidade do Porto UPorto Alumni começou a ser publicada em junho de 2007, com uma tiragem de 60.000 exemplares e distribuída a todos os Antigos Estudantes registados no Gabinete do Antigo Estudante, marca uma nova etapa do relacionamento da Universidade do Porto com os seus antigos estudantes.

Capa da Edição nº22 da U.Porto - ALUMNI
Nº 22 - agosto de 2015
( Disponível em PDF | Disponível no issuu)
Nesta edição, dá-se conta de uma "revolução" pedagógica em marcha na Universidade, traduzida na introdução de um conjunto de inovações, muitas delas tecnológicas, nas salas de aula ("Em Foco"). Inovador é também Eduardo Aires, o designer que concebeu a nova identidade visual da cidade (Percurso). A "U.Porto Alumni" esteve também à conversa com outro primus inter pares da comunidade académica da U.Porto, o arquiteto Nuno Portas, que falou do SAAL, das cidades contemporâneas e de urbanismo em geral (Face-a-Face). Destaque também para a nova estratégia para a empregabilidade da U.Porto (Porto, Cidade, Região), para os novos avanços científicos na área da regeneração celular (Investigar) e para a reabertura do renovado Planetário do Porto (Cultura). Pelo meio, há tempo para recordar as peripécias do edifício que acolheu a Reitoria na Rua D. Manuel II (Vidas e Voltas) e entrar no estranho mundo dos LIKEarchitects (Empreender). Esta edição volta também a apostar o progressivo enriquecimento da “U.Porto Alumni” com conteúdos multimédia. Fruto de uma parceria com a TVU., este trabalho pode ser comprovado nas entrevistas a Eduardo Aires e Nuno Portas ou numa numa visita ao renovado Planetário do Porto (ver vídeos).
Capa da Edição nº21 da U.Porto - ALUMNI
Nº 21 - janeiro de 2015
( Disponível em PDF | Disponível no issuu)
"Bem-vindos ao lado bom que há em nós". É este o sugestivo título do artigo de fundo ("Em Foco") desta edição, no qual se dá a conhecer o vasto rol de atividades de voluntariado dinamizadas no seio da comunidade académica. Neste número é também publicada uma entrevista ("Face-a-Face" ao reitor Feyo de Azevedo, em que este analisa questões candentes da vida da Universidade e do ensino superior em geral. Mais adocicado é, certamente, o artigo sobre o "Percurso" dos alumni Teresa Almeida e Celestino Fonseca, fundadores da Chocolataria Equador. Quase por contraste, é revelada uma aplicação não gastronómica para os ovos de galinha, modelo in vivo usado pela Expertus nas suas experiências científicas "Investigar"). Destaque ainda para um artigo que antevê o futuro Museu Nadir Afonso, em Chaves, pretexto para revisitar a obra de um dos mais importantes pintores do século XX português ("Cultura"). Por fim, espaço para um artigo sobre a fragilidade da costa portuguesa ("Porto, Cidade, Região"), bem como para um olhar retrospetivo sobre os turbulentos dias que a academia viveu no pós-25 de Abril ("Vidas e Voltas"). Esta edição volta também a apostar o progressivo enriquecimento da "U.Porto Alumni" com conteúdos multimédia (vídeos e galerias de imagem). Fruto de uma parceria com a TVU., este trabalho pode ser comprovado na entrevista Feyo de Azevedo ou numa visita ao Museu Nadir Afonso.
Capa da Edição nº20 da U.Porto - ALUMNI
Nº 20 - agosto de 2014
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Os recém-constituídos centros de competências da Universidade são o tema "Em Foco" neste número da UPorto Alumni, dando-se assim a conhecer uma das principais iniciativas para promover a interdisciplinaridade dentro do campus. Interdisciplinaridade é, aliás, uma das características quer do futuro I3S, quer do vintage IPATIMUP, cujo 25.º aniversário se assinala neste número da revista (“Investigar"). Outro tema em destaque é o Espaço Mira ("Cultura"), local de confluência de várias expressões artísticas que é dirigido por dois alumni da Universidade do Porto. Merece também referência o "Percurso" biográfico do professor, investigador e poeta Luís Fernandes, bem como a entrevista ("Face-A-Face") à vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Guilhermina Rego, que fala da governação autárquica mas também da eutanásia e do Serviço Nacional de Saúde. Nesta edição, enumeram-se ainda alguns dos desígnios do novo reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, e, por outro lado, faz-se um balanço do contributo da U.Porto, nos dois últimos reitorados, para o desenvolvimento local. Esta edição marca ainda o reforço de um processo que prevê o progressivo enriquecimento da U.Porto Alumni com conteúdos multimédia. Fruto de uma parceria com a TVU., este trabalho pode ser comprovado nas entrevistas a Manuel Sobrinho Simões (diretor do IPATIMUP) e à autarca Guilhermina Rego, ou numa visita ao Espaço Mira. Capa da Edição nº19 da U.Porto - ALUMNI
Nº 19 - janeiro de 2014
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Neste 19.º número da UPorto Alumni, olha-se "Em Foco" para alguns dos mais recentes avanços da Universidade no campo das ciências da saúde. Uma viagem que começa no novo Laboratório de Investigação de Medicina Regenerativa (LIMR) e que se completa com novas terapias desenvolvidas a partir da nanomedicina e da engenharia biomédica, aplicações informáticas vocacionadas para os cuidados de saúde, entre outros projetos que as unidades orgânicas e centros de investigação da U.Porto estão a desenvolver nesta área. As Letras ocupam o outro lugar de maior destaque numa edição em que o lançamento do romance "Ara", de Ana Luísa Amaral, marca o arranque de um "Frente a Frente" com a professora e antiga estudante da Faculdade de Letras ( FLUP) e uma das autoras mais importantes da literatura portuguesa atual. Pelo caminho, cruza-se o "Percurso" de Miguel Miranda, antigo estudante da Faculdade de Medicina (FMUP) já distinguido com alguns dos mais importantes galardões literários nacionais. Ainda neste número, há espaço para conhecer a nova estratégia museológica da U.Porto ("Cultura"), as inovações tridimensionais da 3Decide, uma spin-off da Faculdade de Engenahrai (FEUP) instalada no UPTEC ("Empreender") ou a tese de doutoramento que valeu a Giovanni Tedesco a primeira edição do Prémio Nicolau Nasoni, destinado a estudantes estrangeiros de pós-graduação da U.Porto com trabalho dedicado à vida e obra do autor da Torre dos Clérigos ("Investigar"). Finalmente, abre-se a máquina do tempo rumo ao Portugal de 1976, ao encontro do legado de José Morgado, vice-reitor da U.Porto que assumiu a gestão da Universidade num dos períodos mais conturbados da sua história. Capa da Edição nº18 da U.Porto - ALUMNI
Nº 18 - setembro de 2013
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Numa altura em que a Agricultura volta a estar na ordem do dia, esta U.Porto Alumni "viaja" até Vairão para dar a conhecer os projetos inovadores no campo do ensino, investigação e inovação que estão a nascer no Campus Agrário da U.Porto ("Em Foco"). Uma estratégia que, ao longo de oito páginas, se desvenda entre as estufas e salas da Faculdade de Ciências e os laboratórios do CIBIO, com passagem pela "vacaria" do ICBAS.
Numa edição que atravessa o Portugal urbano e rural num "Frente a Frente" com o geógrafo Álvaro Domingues, há ainda tempo para subir ao palco do Teatro S.João, apenas um dos que marcam o "Percurso" de vida da atriz Emília Silvestre, antiga estudante da Faculdade de Letras (FLUP). Pelo caminho, há paragens no "Bairro dos Livros", face mais visível da CULTUREPRINT, Cooperativa Cultural ("Empreender"), e no sofá do SexLab, o primeiro laboratório nacional especializado no estudo psicofisiológico da sexualidade humana, sediado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto.
A história da Universidade está também em foco numa edição em que se revisita a minidigressão que os grupos do Orfeão Universitário do Porto fizeram a Lisboa em março de 1959. Finalmente, há ainda espaço para recordar e homenagear duas figuras histórias da Universidade: o arquiteto Fernando Távora ("Cultura"), nome maior da Arquitetura Portuguesa contemporânea, fundador e professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e Figura Eminente da U.Porto 2013; e o historiador Óscar Lopes ("In Memoriam"), professor e antigo diretor da Faculdade de Letras da U.Porto, falecido no passado dia 22 de março. Capa da Edição nº17 da U.Porto - ALUMNI
Nº 17 - dezembro de 2012
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) A fechar um ano em que a U.Porto bateu todos os recordes ao nível da mobilidade estudantil, esta U.Porto Alumni dedica as páginas centrais ("Em Foco") à aposta bem-sucedida que a Universidade vem fazendo nas últimas décadas no campo da internacionalização. Ao longo de oito páginas, percorremo-la através das histórias de vida de alumni, professores, investigadores e empresários portugueses e estrangeiros cujo percurso está ligado à U.Porto.
A ciência e a inovação são outros temas em foco numa edição que traça um diagnóstico à ciência que se faz em Portugal num "Face a Face" com o investigador Claudio Sunkel, diretor do IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular. De resto, há espaço para conhecer a Tweasy, a primeira empresa estrangeira a sediar-se no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto ("Empreender"), e o "novo" LABIOMEP – Laboratório de Biomecânica do Porto ("Investigar").
Na despedida a 2012, a ALUMNI revisita ainda o "Percurso" de Carlos Daniel, cara conhecida da televisão e antigo estudante da Faculdade de Letras da U.Porto; e abre as portas da Clínica Veterinária do ICBAS ("Porto Cidade Região"), em funcionamento no complexo ICBAS/FFUP ("Alma Mater"). Destaque também para a homenagem a Júlio Resende "(Cultura"), um ano após a morte daquele que é um dos grandes mestres saídos das "telas" da Escola Superior de Belas Artes do Porto, antecessora das faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da U.Porto. Capa da Edição nº16 da U.Porto - ALUMNI
Nº 16 - maio de 2012
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) No culminar das celebrações do primeiro Centenário da U.Porto, oficializado no passado dia 22 de março (Dia da Universidade), a U.Porto Alumni dedica as suas páginas centrais ("Em Foco") à festa que, durante mais de um ano, marcou a vida da instituição. Ao longo de seis páginas, recuperamos os principais momentos, ouvimos os protagonistas e analisamos o impacto do Centenário no presente e no futuro da Universidade.
Ao longo das páginas da revista, convida-se ainda o leitor a percorrer o "Percurso" de Maria Cândida Rocha e Silva, antiga estudante da FLUP, primeira corretora da bolsa portuguesa e primeira mulher a fundar um banco em Portugal. Pelo caminho, traça-se o dignóstico do atual do Ensino Superior em Portugal num "Face a Face" com Alberto Amaral, antigo reitor da U.Porto e presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O forte crecimento do UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto ("Porto, Cidade, Região"), as inovações da Last2Ticket ("Empreender") e os 25 anos de história do GABBA - Programa Graduado em Áreas da Biologia Básica e Aplicada ("Investigar") são outros motivos de interesse numa edição que apresenta o último bloco dos "100 Olhares" sobre a Universidade. Capa da Edição nº15 da U.Porto - ALUMNI
Nº 15 - dezembro de 2011
( Disponível em PDF) Na viragem do primeiro Centenário da U.Porto, a U.Porto Alumni dedica as suas páginas centrais ("Em Foco") aos novos edifícios que estão a nascer dentro do campus da Universidade. Das novas "casas" do ICBAS e das faculdades de Farmácia e de Medicina às modernas instalações do UPTEC; traça-se o mapa da Universidade para a modernidade.
Nesta edição, destacam-se ainda as entrevistas ao bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva ("Percurso") e a D. Januário Torgal Ferreira ("Face-a-Face"). Pelo meio, convida-se o leitor a projetar as "Cidades do Futuro" que estão a nascer no seio da U.Porto ("Porto Cidade Região"), a desvendar parte do puzzle da investigação em dor que é feita na Universidade ("Investigar"); e a revisitar os "Tesouros Bibliográficos" da instituição ("Vintage"), tema de uma das exposições que, em 2011, assinalaram as comemorações dos 100 anos da Universidade.
O Centenário da U.Porto não passa, de resto, ao lado desta edição. Revisitamo-lo pela voz dos estudantes que deram vida à "contagiante" Queima das Fitas de 1946 ("Vidas e Voltas"). Sentimo-lo no edifício histórico da Reitoria ("Alma Mater"). E prolongamos os festejos até 2012 na forma de "Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da U.Porto", título da ambiciosa exposição que vai inaugurar, em fevereiro próximo, nas salas da FBAUP, da Reitoria da U.Porto e do Museu Nacional Soares dos Reis. Capa da Edição nº14 da U.Porto - ALUMNI
Nº 14 - julho de 2011
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Na ressaca da atribuição do Prémio Pritzker 2011 a U.Porto Alumni dedica as suas páginas centrais ("Em Foco") a revisitar a história e o legado da "Escola do Porto", tanto no domínio da arquitetura como das artes em geral.
Nesta edição, nota ainda para as entrevistas ao historiador João Cleto ("Percurso") e a José Silva Peneda ("Face-a-Face"). Pelo meio, há espaço para conhecer o ensino e investigação produzidos no Instituto de Saúde Pública da U.Porto ("Porto Cidade Região"); "combater" a delinquência juvenil na companhia dos investigadores da Escola de Criminologia da FDUP ("Investigar"); descobrir a obra de Armanda Passos ("Cultura") e reviver o percurso da coleção egípcia da U.Porto ("Vintage"), temas das exposições que o Porto acolhe a partir de setembro de 2011, no âmbito das celebrações do Centenário da Universidade. Os 100 anos da U.Porto serão ainda o propósito para as duas exposições de Armanda Passos. Capa da Edição nº13 da U.Porto - ALUMNI
Nº 13 - março de 2011 (Edição Especial do Centenário da U.Porto)
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Esta edição especial - a 13ª - da UPorto Alumni é inteiramente dedicada à história da U.Porto e revisita alguns dos momentos mais simbólicos dos 100 anos de vida da instituição. Nesta viagem ao passado, o leitor pode conhecer os primeiros institutos de investigação da Universidade, criados em 1919 (secção "Investigar"); descobrir as peripécias que nortearam a instalação do primeiro computador, em 1967 ("Vintage"); celebrar a história - quase centenária - do Orfeão Universitário do Porto ("Cultura"); recordar o "Carnaval dos Estudantes" ("Vidas e Voltas"); ou conhecer um pouco mais do percurso dourado da U.Porto no desporto universitário.
Nesta edição presta-se também homenagem aos homens e mulheres que fizeram a história da U.Porto, com destaque para Francisco Gomes Teixeira, o primeiro Reitor da U.Porto ("Percurso"). Pelo meio, recordamos alguns feitos de antigos estudantes que ainda hoje constituem motivo de orgulho para a Universidade ("Mérito").
E porque o Centenário é também um momento privilegiado para projetar o futuro, é esse o desafio abraçado pelo reitor José Marques dos Santos num "Face-a-Face" em que define as próximas metas da instituição. A acompanhá-lo estão dezenas de antigos estudantes, docentes, investigadores e outras figuras da Academia e da cidade que lançam, na primeira pessoa, os seus "Olhares" sobre os próximos 100 anos de vida da Universidade. Capa da Edição nº12 da U.Porto - ALUMNI
Nº 12 - dezembro de 2010
( Disponível em PDF) Em 2011, a U.Porto vai comemorar o centenário da sua fundação. Trata-se de uma efeméride de grande simbolismo para a Universidade, pelo que preparámos um programa comemorativo que consideramos atrativo e mobilizador, conforme damos conta nesta edição da UPorto Alumni. Presidida pelo Prof. Valente de Oliveira, a Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário tem previstos eventos de divulgação científica, exposições de acervos museológicos, manifestações artísticas, competições desportivas, edições especiais de livros, conferências temáticas, encontros de reflexão, entre outras iniciativas de inegável interesse público. Tudo isto para que os 100 anos da U.Porto sejam condignamente celebrados e, deste modo, a instituição veja reforçada a dinâmica académica que tem vindo a relevar ao longo da sua história.
...tendo em conta o simbolismo da data e o programa de iniciativas previsto, as comemorações dos 100 anos vão certamente promover o sentimento de pertença à Universidade, activar energias internas e congregar vontades na prossecução de objectivos comuns. Neste particular, esperamos a participação activa dos antigos estudantes da U.Porto, cuja mobilização é fundamental para a plena concretização dos grandes propósitos das comemorações. …Importa acrescentar que o programa do centenário não visa a mera glorificação do passado. Com o contributo de todos, é nosso intuito aproveitar a data para reflectir, debater e preparar o futuro da U.Porto à luz dos ensinamentos históricos de um legado que muito nos orgulha. As instituições do ensino superior têm um papel fundamental na promoção dos valores da investigação científica, da inovação tecnológica, da criatividade artística e do pensamento humanístico.
(José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto, Editorial) Capa da Edição nº11 da U.Porto - ALUMNI
Nº 11 - julho de 2010
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Num tempo em que a criatividade e o conhecimento assumem uma posição estratégica no desenvolvimento do tecido cultural e empresarial, a "Alumni" foi ao encontro de um dos mais inovadores projetos a ser gerados na Universidade do Porto. Abram-se as portas do Pólo de Indústrias Criativas do UPTEC (P.INC), tema "Em Foco" nesta edição.
Criatividade é também um dos ingredientes que não faltarão às comemorações do Centenário da U.Porto, que se realizam ao longo de 2011, e sobre as quais se lança um primeiro olhar em "Cultura".
Mas porque a grandeza U.Porto resulta na mesma medida da grandeza das suas gentes, a "Alumni" nº11 não deixa de dar voz àqueles que mais se destacam dentro da instituição. Fica aberto o caminho para o "Percurso" de Purificação Tavares, professora da FMDUP e líder do Centro de Genética Clínica; para um "Face-a-Face com a ex-ministra da Cultura e professora da FLUP, Isabel Pires de Lima; e para partilhar as experiências de vários estudantes da U.Porto que fazem do voluntariado uma forma de vida ("Porto, Cidade, Região").
No render de armas de mais um ano letivo, não deixe também de conhecer a ampla oferta formativa que a U.Porto preparou para 2010/2011 ("Sempre a Aprender"). Capa da Edição nº10 da U.Porto - ALUMNI
Nº 10 - março de 2010
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Na décima edição, a UPorto Alumni aventura-se por entre habitats de grandes predadores e paisagens estonteantes. Em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, conheça a investigação produzida na universidade em áreas como a biologia e o ambiente ("Em Foco").
Nesta edição, o leitor é também convidado a descobrir as marionetas que compõem o mundo de Seara Cardoso ("Percurso"). Mas há mais. Após um "Face a Face" com Daniel Bessa, diretor-geral da COTEC e ex-diretor da EGP-UPBS, pode ainda conhecer o combate que se trava contra o parasita Leishmania nos laboratórios da FFUP e do IBMC, ou viajar pelos 800 anos de poesia portuguesa pela mão de Jorge Reis-Sá e Rui Lage, alumni da FLUP.
Por fim, registe-se na agenda: no próximo mês de julho, a U.Porto acolhe o Mundial de Rugby 7’s Universitário, a maior prova de desporto académico alguma vez realizada em Portugal ("Desporto"). Capa da Edição nº9 da U.Porto - ALUMNI
Nº 09 - dezembro de 2009
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Na despedida ao Ano Internacional da Astronomia, a U.Porto Alumni desafia as fronteiras terrestres e viaja até aos confins do espaço. É para lá que se olha, desde há 60 anos, a partir do observatório astronómico Prof. Manuel de Barros. É também para ali que apontam diariamente os telescópios do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP), tema "Em Foco" nesta edição.
De regresso à Terra, viajamos a África, palco dos muitos projetos de investigação desenvolvidos pelo Centro de Estudos Africanos da U.Porto. Ou mais perto, até ao mundo d"'Os Esquecidos" que Pedro Neves explorou para realizar um documentário sobre a pobreza no Porto. ("Percurso"). E depois há ainda as viagens pela memória incomparável de Maria de Sousa, investigadora e professora jubilada do ICBAS ("Face a Face").
Nesta nona edição é ainda possível conhecer os resultados do Projeto Lidera ("Empreender") e saltar com Manuel Campos, estudante da FADEUP que alcançou a melhor classificação nacinal num Mundial de Ginástica ("Desporto"). E para terminar, nova viagem, desta vez até ao Douro vinhateiro, onde vários estudantes Erasmus da U.Porto viveram a aventura de uma vida durante as vindimas. Capa da Edição nº8 da U.Porto - ALUMNI
Nº 08 - julho de 2009
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Neste número, a Alumni recua 100 anos no tempo, os mesmos que fazem a história do "Piolho". Através de testemunhos de diferentes gerações de estudantes, traça-se o percurso de um dos mais emblemáticos cafés académicos do Porto e da sua Universidade.
Prosseguindo a viagem por locais incontornáveis da Invicta, vamos de seguida ao encontro dos atuais proprietários da Confeitaria "Arcádia", cujo "Percurso" tem em comum a passagem pelos bancos da U.Porto. Também por aqui passou João António Ferreira, o atual presidente do CA do Hospital de S. João que, "Face a Face", manifesta a vontade de "aprofundar a parceria" entre o hospital e a Universidade do Porto. Nesta oitava edição da Alumni, revelam-se ainda o trabalho inovador desenvolvido pelo grupo de Neuro-Urologia da FMUP, os projetos empreendedores que envolvem a U.Porto e a Invicta Angels e os segredos do sucesso da equipa de andebol feminino da U.Porto, atual tricampeã nacional universitária. Capa da Edição nº7 da U.Porto - ALUMNI
Nº 07 - março de 2009
( Disponível em PDF) Apesar de relativamente fugaz, a crise petrolífera vivida em 2008 teve pelo menos a virtude de sublinhar a urgência de uma alteração profunda do modelo de desenvolvimento das nossas sociedades. Para lá das questões eminentemente económicas e políticas, o mundo parece ter percebido que não pode mais assistir impávido à degradação da qualidade ambiental e às alterações climáticas decorrentes da dependência dos combustíveis fósseis. Está, portanto, na hora da Humanidade adoptar um novo paradigma energético, o qual tem necessariamente de passar pela substituição das fontes convencionais pelas renováveis, bem como pela descentralização e democratização da produção/utilização da energia.
...Para esta paulatina mudança de paradigma energético, a U.Porto tem dado um contributo decisivo. Como se comprova no presente número da revista UPorto Alumni, a nossa instituição possui competências, experiência, massa crítica e equipamentos que a colocam na vanguarda da formação, inovação, investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia no domínio das energias...
(José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto, Editorial) Capa da Edição nº6 da U.Porto - ALUMNI
Nº 06 - dezembro de 2008
( Disponível em PDF) Portugal tem uma relação matricial com o mar. E para caracterizar essa relação, nada melhor do que recorrer às palavras buriladas na exata medida pelos poetas. Fernando Pessoa exaltava a identidade nacional ao proclamar "ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!". Já Sophia de Mello Breyner Andresen dava um cunho pessoal à cumplicidade portuguesa com os oceanos, asseverando: "Metade da minha alma é feita de maresia". Ou sentenciando num poema tão curto quanto brilhante: "Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto ao mar".
...Conforme damos conta nesta edição da UPorto Alumni, a nossa comunidade académica dispõe de massa crítica assinalável nas áreas da biologia e ecologia marinhas, da ecotoxicologia, da parasitologia, da fisiologia, nutrição e cultivo de espécies aquáticas, da química aquática, da robótica submarina, da detecção remota, da erosão e do ordenamento das regiões costeiras, entre outras...
(José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto, Editorial) Capa da Edição nº5 da U.Porto - ALUMNI
Nº 05 - julho de 2008
( Disponível em PDF) O desporto é uma atividade pluridimensional e aí reside muita da sua importância atual. Por um lado, a prática desportiva é essencial para a saúde física e mental dos cidadãos, além de desempenhar um papel relevante na integração social dos indivíduos. Por outro lado, o desporto é competição e, neste sentido, um constante teste aos limites da capacidade humana, bem como um espetáculo que empolga muitos milhões de pessoas em todo o mundo. Neste contexto, a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico contribuem efetivamente para a iniciação e rendimento dos atletas.
...Os resultados deste esforço têm sido muito positivos, quer no que se refere à prática informal do exercício físico pela comunidade académica, quer ainda no que toca aos sucessos desportivos da U.Porto nas competições universitárias. Nos Campeonatos Nacionais de Desporto Universitário, que tiveram lugar nos meses de Abril e Maio de 2008, participaram 165 estudantes da U.Porto e foram conquistados, com o emblema da instituição, 72 medalhas individuais e sete títulos por equipas...
(José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto, Editorial) Capa da Edição nº4 da U.Porto - ALUMNI
Nº 04 - abril de 2008
( Disponível em PDF) No presente número da nossa revista, o empreendedorismo é o tema em destaque. A relevância editorial que conferimos à questão mostra bem como a U.Porto está apostada em promover, entre a sua comunidade académica, a chamada "cultura de risco", a inovação empresarial e a I&D aplicada. A Universidade delineou, aliás, uma estratégia de fomento do empreendedorismo que se encontra plasmada no projeto "Viver a Inovação". Liderado pelo Prof. Novais Barbosa, o "Viver a Inovação" tem o mérito de coordenar, de forma integrada e transversal, uma série de iniciativas de sensibilização para o empreendedorismo e de incremento da ID&I que, por várias razões, se encontravam desirmanadas dentro do campus universitário e por isso perdiam eficácia.
...A U.Porto vê o conhecimento gerado pela sua comunidade académica ganhar uma forte aplicabilidade económica, enquanto as empresas passam a incorporar mais inovação, elevam o perfil tecnológico dos seus produtos/serviços, melhoram os seus modelos de gestão e valorizam o capital humano...
(José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto, Editorial) Capa da Edição nº3 da U.Porto - ALUMNI
Nº 03 - janeiro de 2008
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) À semelhança das suas congéneres nacionais, a U.Porto vê-se agora confrontada com os desafios decorrentes da aplicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).
O RJIES provocou alguma inquietação no meio universitário e está a motivar uma assinalável reflexão pública sobre o ensino superior em Portugal, bem como uma reflexão dentro de cada instituição sobre as transformações que será necessário introduzir para acompanhar a evolução que se tem vindo a verificar, ao nível do ensino superior, nos países mais desenvolvidos.
Os antigos alunos da U.Porto podem desempenhar um papel ativo muito positivo nesta discussão, enviando as suas próprias reflexões e propostas resultantes da experiência vivida na nossa Universidade e dos ensinamentos recolhidos ao longo da sua atividade profissional. Capa da Edição nº2 da U.Porto - ALUMNI
Nº 02 - setembro de 2007
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Foi com um sentimento de dever cumprido mas também com uma responsabilidade acrescida que preparámos este número da UPORTO Alumni. Quisemos na presente edição continuar a surpreender os nossos leitores. Neste sentido, fomos ao baú das memórias resgatar um acontecimento que marcou o movimento estudantil portuense do pré-25 de Abril: o meeting de boicote ao Festival de Coros, que juntou, a 4 de abril de 1973, muitas centenas de estudantes na Reitoria da U.Porto e constituiu um veemente protesto contra o regime do Estado Novo.
Para além dessa revisitação histórica, neste número da revista é possível encontrar notícias sobre a atualidade da U.Porto, diversas matérias de inegável interesse. Capa da Edição nº1 da U.Porto - ALUMNI
Nº 01 - junho de 2007
( Disponível em PDF | Disponível no issuu) Esta publicação marca uma nova etapa do relacionamento da Universidade do Porto com os seus antigos alunos. Com nova roupagem e nova orientação editorial, a renovada UPORTO Alumni pretende assumir-se como um verdadeiro ponto de encontro entre todos os graduados da U.Porto.
Este será um veículo privilegiado para a troca de experiências, de memórias e de contactos entre as largas dezenas de milhares de antigos alunos e uma plataforma de diálogo entre estes e a sua Universidade.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2015-08-03 Página gerada em: 2017-10-21 às 11:13:14