Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Ensino > Mudança de Paradigma

Ensino

Processo de Bolonha na U.Porto - Mudança de Paradigma

O processo de Bolonha visa promover a comparabilidade, a transparência, a confiança e a legibilidade dos sistemas de ensino superior. Para o efeito, as instituições de ensino superior estão a proceder à reorganização dos graus e diplomas na lógica de três ciclos de estudos, à implementação dos instrumentos que promovam a mobilidade e a empregabilidade (sistema de créditos ECTS, contratos de estudos, escala europeia de comparabilidade das classificações e suplemento ao diploma), bem como ao desenvolvimento de mecanismos que garantam a qualidade e a acreditação dos seus ciclos de estudos.

Um dos maiores e mais difíceis desafios do Processo de Bolonha diz respeito à mudança de paradigma de ensino-aprendizagem e ao desenho dos cursos de acordo com as competências, os resultados da aprendizagem e as qualificações previamente definidas para cada ciclo de estudos.

Nas opções desta página encontra informação sobre iniciativas da U.Porto que visam dinamizar e contribuir para o aprofundamento do debate em torno desta questão fundamental e estruturante do Processo de Bolonha.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-28 Página gerada em: 2019-03-20 às 05:47:39