Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Serviços na cidade do Porto

Serviços

Serviços de Saúde e Urgências
Serviços de Segurança
Serviços de Água e Limpeza
Transportes
Informações Turísticas e Apoio à Juventude
Bibliotecas
Livrarias e Papelarias
Postos de Turismo
Comércio
Mercados

Serviços de Saúde e Urgências

Os hospitais têm serviços de urgência abertos 24 horas por dia. No Porto, os dois maiores hospitais são o Hospital Geral de S. João e o Hospital Geral de Santo António. No entanto, estão, também, disponíveis em toda a cidade numerosas clínicas e centros de saúde, públicos e privados, alguns também com atendimento permanente, 24 horas por dia.
O acesso aos serviços de saúde privados exigem o pagamento das respectivas despesas ou, em contrapartida, a existência prévia de um seguro de saúde válido. No caso dos serviços públicos, o CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença) para cidadãos da União Europeia ou o PB4 para cidadãos brasileiros é válido para obter assistência. Nestes casos, o utilizador terá apenas que pagar uma “Taxa moderadora”.

Tal como acontece na maioria dos países da Europa, o número nacional de EMERGÊNCIA é o 112.

Existe ainda uma linha telefónica de apoio a dúvidas relacionadas com Saúde - Linha de Saúde 24. Para mais informações, basta clicar aqui.

Além dos serviços mencionados anteriormente, a U.Porto disponibiliza, através dos seus Serviços de Acção Social, apoio médico e psicológico gratuito aos seus estudantes.

Para mais informações, poderá ser consultado o Portal de Saúde da U.Porto e a página do Departamento de Integração Académica, Saúde e Desporto.

Serviços de Segurança

As forças de segurança pública predominantes no Porto são a PSP - Polícia de Segurança Pública e a GNR - Guarda Nacional Republicana. A PSP exerce a sua actividade nas zonas urbanas, enquanto a GNR é afecta às zonas de menor densidade populacional. Existem, ainda, outras forças policiais, como a GNR-BT -Brigada de Trânsito da GNR (responsável pela circulação automóvel), a PJ - Polícia Judiciária (responsável pela investigação criminal) e a Polícia Municipal.

Serviços de Água e Limpeza

A água canalizada (da torneira) é potável em praticamente todo o território nacional, sendo completamente garantido o controlo da sua qualidade na cidade do Porto pelos SMAS (Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento – Tel.: 800 206 235).

Portugal dispõe, ainda, de águas minerais engarrafadas de excelente qualidade, algumas mesmo naturalmente gaseificadas.

No Porto, a recolha dos lixos decorre de segunda-feira a sexta-feira a partir das 20h30, dependendo da zona da cidade. A Câmara Municipal do Porto (C.M. Porto) é responsável pelo serviço, pedindo-se aos habitantes que deixem o seu lixo bem acondicionado a partir daquela hora, pronto a ser recolhido. A colocação do lixo para recolha antes do horário mencionado poderá dar origem ao pagamento de multas.

No sentido de assegurar a qualidade ambiental da cidade, existe também uma vasta rede de Ecopontos, onde os habitantes da cidade poderão depositar, de forma seleccionada, os resíduos domésticos para posterior reciclagem.

Transportes

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto é responsável pelos serviços de transportes públicos urbanos (autocarro) na área metropolitana do Porto. A entrada nos autocarros é feita pela porta da frente e a saída pela de trás. Para aguardar na paragem, deve tomar parte da fila que se inicia junto ao sinal de paragem e se estende para o lado direito da mesma.

Para utilização pontual do autocarro, aconselhamos a utilização de bilhetes pré-comprados, que pode adquirir em diversos postos de venda STCP devidamente identificados (incluindo lojas Andante), papelarias e quiosques. Um bilhete pré-comprado, com dois títulos de viagem, válido para a cidade do Porto (T1) custa 1,60 EUR. Um bilhete com 10 títulos de viagem para a mesma zona (T1) custa 6,80 EUR.
Também pode comprar os bilhetes no autocarro, mas o preço é substancialmente superior: os bilhetes comprados no autocarro são válidos para uma só viagem, e têm um custo de 1,30 EUR.
Tem, também, à disposição um passe mensal com diferentes modalidades. O passe mensal, que permite realizar um número ilimitado de viagens dentro da cidade do Porto (A), tem um custo mensal de 22,25 EUR. Para requisitar o cartão de passe deverá pagar ainda 5,00 EUR.
Em alternativa, pode utilizar o Andante em qualquer autocarro STCP.

A Área Metropolitana do Porto também se encontra servida por uma rede de metro. O Metro do Porto, que assegura as ligações no interior da cidade e com as cidades vizinhas, tem actualmente em funcionamento 5 das suas linhas: Linha A: Estádio do Dragão – Senhor de Matosinhos; Linha B: Estádio do Dragão – Póvoa de Varzim; Linha C: Estádio do Dragão – ISMAI; Linha D: Hospital de S. João – João de Deus; Linha E: Estádio do Dragão – Aeroporto.
A rede do Metro do Porto continua a crescer gradualmente, e está já prevista a construção de novas linhas: Linha F: Belchior Robles – Casa da Música; Linha G: Casa da Música – Santo Ovídio.

O bilhete utilizado para viajar no Metro do Porto é o Andante. O Andante é um sistema de viagem intermodal, que permite viajar com o mesmo cartão (um cartão magnético) em diferentes transportes (autocarros STCP, Metro do Porto, CP e outros operadores aderentes). Este cartão, disponível em duas versões, pode ser utilizado indefinidamente:

  • Andante Azul: cartão azul, em papel, não personalizado que se destina a uma utilização ocasional. Este cartão tem um custo de 0,50 EUR e pode ser carregado com o número de viagens pretendido nas estações do Metro do Porto, nas lojas Andante e nos terminais Payshop. Pode recarregar o Andante Azul com títulos ocasionais, seja títulos de viagem regulares, seja com o título de viagem diário, o Andante 24. Pode carregar o cartão com o número de viagens que desejar. O Andante também permite alterar o tipo de viagens associado ao seu cartão: pode, por exemplo, passar de um Andante Z2 (válido em duas zonas) para Andante Z3 (válido em três zonas). Esta alteração, no entanto, só é possível quando o seu saldo for nulo.
  • Andante Gold: esta versão do Andante destina-se a uma utilização regular, e tem um custo de 5,00 EUR. É um cartão dourado, em plástico, recarregável com qualquer tipo de títulos Andante: assinaturas mensais (passes), Andante 10/16, títulos de viagem e Andante 24 (título diário). Em qualquer momento, pode alterar o conteúdo do cartão nas lojas e quiosques Andante. Pode, ainda, carregá-lo nas lojas Andante, pontos de venda STCP, agentes Payshop e rede de caixas Multibanco. Uma vez que é personalizado, o Andante Gold só pode ser utilizado por si.

Se utilizar o Andante como “assinatura mensal” (passe) só pode utilizá-lo dentro das zonas (fixas) correspondentes. Se, por exemplo, estuda ou trabalha no pólo da Asprela e comprou uma assinatura mensal para as zonas C6 e C1, pode ir da sua Faculdade ou Centro de Investigação até à Reitoria ou ir fazer umas compras à baixa. No entanto, não pode utilizar o seu título de viajem para ir a uma esplanada à Foz, uma vez que esta zona é C2. Se, pelo contrário, utilizar um cartão Andante azul, o número de zonas é flexível, e contado a partir do local onde validar o Andante pela primeira vez, no espaço de uma hora. Os títulos ocasionais Andante são válidos num anel de zonas centrado no local da primeira validação e até ao limite de anéis adquiridos. O método de contagem de zonas aplicável aos títulos ocasionais é simples: basta ter em atenção o ponto de origem (local da primeira validação). Se validar pela primeira vez na zona C1, pode viajar com um título ocasional Z2 para todas as zonas que com ela façam fronteira, isto é, pode viajar na zona da primeira validação (zona C1) e em todas as zonas que constituem o primeiro anel (zonas C2, C6 e S8).
Se, por exemplo, estudar ou trabalhar no pólo da Asprela e for fazer umas compras a Santa Catarina deverá utilizar um título de viagem Z2 (uma vez que viaja entre zonas adjacentes, C6 até à C1). Se for rápido, ainda pode ir a uma esplanada na Foz utilizando o mesmo título de viagem Z2, uma vez que as zonas C6 (Asprela), C1 (centro) e C2 (Foz) também são adjacentes. Ao regressar, para fazer a viagem directamente da Foz até à sua origem, pode utilizar na mesma um bilhete Z2, uma vez que, apesar de partir da zona C2, de passar pela zona C1 e a sua viagem terminar na zona C6, as zonas C2, C1 e C6 são adjacentes.

Uma viagem na área abrangida pela Z2 tem um custo de 0,85 EUR, enquanto uma viagem na Z3 custa 1,10 EUR. No caso de 10 viagens, o preço é de 8,50 EUR e 11,00 EUR, para as zonas Z2 e Z3, respectivamente, e incluem a oferta de uma viagem. Os títulos de viagem de tipo Z2 e Z3 são válidos pelo período de uma hora, dentro da área correspondente, a partir da primeira validação.
Tem que validar o seu título de viagem sempre que viajar na rede de transportes públicos do Porto: apesar de pagar apenas uma viagem no período de uma hora, tem que validar o bilhete por cada autocarro ou metro que utilize. Para o efeito, deve aproximar o título Andante do validador a uma distância inferior a 10 centímetros. Uma luz verde indica que a validação foi efectuada e que pode embarcar. Nota que também as assinaturas mensais são de validação obrigatória em todos os embarques.

Os transportes no interior do país são assegurados essencialmente por via terrestre. Para o efeito, estão disponíveis serviços de autocarro entre as diversas localidades (numerosas empresas rodoviárias) e caminhos de ferro (CP). No entanto, também é possível recorrer à via aérea, havendo diversos voos regulares entre os principais aeroportos, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores (TAP, Portugália, Aerocondor e SATA).

Para além dos serviços de transporte há a possibilidade de realizar excursões e visitas, seja de autocarro, de barco (cruzeiros de diversos tipos em diferentes rios) ou mesmo de helicóptero.

Informações Turísticas e Apoio à Juventude

Numa visita breve ao Porto, seja em turismo, seja em viagem preparatória de um período de estudos ou investigação mais prolongado, seja ainda como solução provisória de alojamento (até encontrar alojamento definitivo), as Pousadas da Juventude (reservas@movijovem.pt) ou os Parques de Campismo (+351 218 126 890) são meios mais económicos do que os hotéis.
Para usufruir deste tipo de alojamento basta apresentar o cartão de alberguista ou de campista.

A Pousada da Juventude do Porto (porto@movijovem.pt) encontra-se localizada na Rua Paulo da Gama. Os parques de campismo mais próximos são: Parque da Prelada (Rua Monte dos Burgos, Porto), Angeiras (a 20 Km do Porto), Medas (Gavinho, Gondomar - a 30 Km do Porto), Solverde (Espinho - a 17 Km do Porto) e Marisol (Madalena, V. N. Gaia - a 10 Km do Porto).

Portugal tem vindo a implementar, ano após ano, políticas de melhoria da prestação de serviços, incluindo os serviços de hotelaria. Assim, todos os estabelecimentos de hotelaria, tal como acontece com os estabelecimentos de restauração, dispõem de um livro de reclamações. Em caso de insatisfação com a prestação de um serviço, basta solicitar o Livro de Reclamações (também conhecido como “Livro Amarelo”) e apresentar um documento de identificação.

Para apoio específico à juventude funciona o IPJ - Instituto Português da Juventude, responsável pelo Cartão Jovem e pelas Pousadas de Juventude (+351 226 177 257), entre muitas outras actividades, publicações e projectos.

Bibliotecas

Para além das bibliotecas existentes em todas as Faculdades da Universidade, existem, também, diversas bibliotecas de acesso público, geralmente coordenadas pela Câmara Municipal do Porto.

As principais bibliotecas são:

  • Biblioteca Pública Municipal – Rua D. João IV
  • Biblioteca Almeida Garrett – Jardins do Palácio de Cristal
  • Biblioteca Musical – Rua Cândido dos Reis
  • Biblioteca Infantil – Praça do Marquês

Na Biblioteca Pública Municipal funciona, ainda, uma biblioteca sonora, que proporciona a deficientes visuais, deficientes motores e idosos uma alternativa de leitura em suporte áudio (livro gravado) a edições disponíveis em papel. Criado em 1971, o serviço dispõe de uma equipa permanente de locutores, profissionais e voluntários, para efectuar as gravações. O fundo de obras gravadas ascende a cerca de 4.500 títulos.

Para além das bibliotecas públicas do Porto, existem, ainda, bibliotecas municipais em Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

O horário de funcionamento varia de biblioteca para biblioteca, pelo que deverão ser consultados os horários específicos das bibliotecas pretendidas.

Livrarias e Papelarias

A vida cultural no Porto sempre foi bastante desenvolvida, pelo que, para além das livrarias e papelarias existentes em quase todas as Faculdades, também existe na cidade uma grande variedade de livrarias e papelarias, algumas de renome nacional e internacional.

Em algumas destas livrarias é possível encomendar livros existentes apenas no estrangeiro; a importação, porém, é efectuada com bastante rapidez.

Postos de Turismo

Os postos de turismo existentes dão acesso a todo o tipo de serviços e informações habituais.
Há diversos postos de turismo disponíveis na cidade do Porto. O posto de turismo principal funciona junto à Câmara Municipal, mas existe um outro junto à marginal de Gaia (associado ao Oporto Convention Bureau), outro na Praça do Infante e um Posto do AICEP, na Praça D. João I.
Também existem gabinetes de informação turística nas estações de caminho de ferro e no aeroporto.

Comércio

O Porto, uma cidade comercial por excelência, é conhecido pelas inúmeras lojas e espaços onde se pode adquirir todo o tipo de produtos. As zonas de Santa Catarina, Boavista e Cedofeita são especialmente conhecidas pela sua intensa actividade comercial. A estes locais juntam-se os centros comerciais, no centro da cidade e nas cidades limítrofes.

Nas diversas localidades, de forma mais ou menos organizada, realizam-se feiras periódicas em que se vende e compra de tudo um pouco. Existem ainda mercados permanentes em alguns locais da cidade do Porto, bem como de muitas outras cidades.

Mercados

Sendo uma cidade comercial por excelência, o Porto possui também os tradicionais mercados, dos quais se destaca o Mercado do Bolhão (um belo edifício em ferro forjado, na Rua Sá da Bandeira). Habitualmente, os mercados estão abertos de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 17h00, e aos sábados das 07h00 às 13h00.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2013-01-18 Página gerada em: 2018-02-21 às 23:01:27