Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Cooperação > III Dia do Voluntário da U.Porto

Cooperação

III Dia do Voluntário da U.Porto

Banner associado ao Dia do Voluntário da U.Porto 2012


A promoção do voluntariado é, como sabemos, uma das apostas claras e de sucesso da Universidade do Porto. Segundo dados da Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto, entre 2010 e 2011 houve um incremento no número de estudantes voluntários que rondou os 300 estudantes (passando de 2% do total de estudantes inscritos para 3%).

Sendo uma aposta ganhadora, o papel da Universidade do Porto, neste campo, deverá estar intimamente ligada à continuada promoção do voluntariado entre os estudantes, o corpo docente e os funcionários mas, também, divulgar estes dados como uma bandeira diferenciadora da instituição.

Numa organização conjunta de vários Grupos e Associações de voluntariado de diversas Faculdades e a Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto, aconteceu no dia 24 de Abril o III Dia do Voluntário da Universidade do Porto, convidando toda a comunidade académica e os cidadãos em geral a "vestir as cores" do voluntariado e a participar nas atividades propostas.

Esta iniciativa pretendeu dar a conhecer os diversos projetos das instituições participantes através da sua presença em stands, por forma captar o interesse do maior número de estudantes e motivar a sociedade a um maior interesse pelos mesmos e a participarem como voluntários, porque o papel do voluntariado, na sociedade atual, é cada vez mais importante para a manutenção dos valores essenciais da cidadania e de ajuda ao próximo e para um mundo social e económico o mais equilibrado possível.

O Programa do III Dia do Voluntário da Universidade do Porto incluiu a realização de várias Conferências, uma feira de voluntariado e até de um concerto.
As conferências abordaram temas diversos na área de Gestão de Organizações sem fins Lucrativos, das Desigualdades Sociais e do papel do Voluntariado nos nossos dias. Neste sentido, este evento e, nomeadamente, a Feira de Voluntariado surgiram como uma oportunidade para, por um lado, as instituições se darem a conhecer à sociedade e, por outro, os cidadãos conhecerem os projetos e instituições que poderão integrar.

No contexto económico e social atual é cada vez mais importante promover junto de todos os cidadãos, enquanto membros integrados e preocupados com a sociedade, a reflexão acerca da importância das instituições que oferecem apoio às populações mais carenciadas ou que promovem uma sociedade mais justa e equilibrada.

No final do dia o ambiente alterou-se profundamente e a formação deu lugar à diversão com um concerto muito especial para que marcou este dia pela positiva, procurando, de uma forma mais descontraída e informal, o convívio com os presentes através da partilha de um momento musical. Este foi mais um apelo a toda a comunidade académica para que mostre o seu espírito solidário e a sua corresponsabilização na construção de um mundo melhor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2012-06-14 Página gerada em: 2022-08-10 às 02:58:08 Denúncias