Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela U.Porto - João Schwalbach

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

João Schwalbach


Fotografia de João Schwalbach

Proposta: Faculdade de Medicina
Data: 30 de setembro de 2022

Imagem que indica a ligação a um vídeo na página


João Fernando Lima Schwalbach nasceu em Tete, Moçambique, em 1942.

Cursou Medicina na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, em 1975, tendo obtido equivalência ao grau de licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1992.

No seu país vem assumindo um papel de grande protagonismo nas áreas da Saúde Pública e da Ética Médica, tendo liderado a Direção de Saúde da Cidade e da Província de Maputo, o Instituto Nacional de Saúde e o Centro Regional de Desenvolvimento Sanitário de Maputo da Organização Mundial de Saúde.

João Schwalbach foi também diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e membro dos Conselhos Académico e Universitário desta instituição de ensino e ainda presidente da Comissão Nacional de Combate ao HIV/SIDA e Coordenador do Centro Nacional de Coordenação do Programa Nacional de Combate ao HIV/SIDA, em Moçambique.

Preside à Associação Moçambicana de Saúde Pública (AMOSAPU), ao Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique (CNBS), à Mesa da Assembleia Geral da Associação Moçambicana para o Estudo da Dor e à Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Médicos Escritores e Artistas de Moçambique (AMEAM). É Coordenador do Projeto LusoAfro-Bioethics - Fortalecimento dos Comités de Bioética nos Países Africanos de Língua Portuguesa, bem como diretor da Escola Superior de Ciências de Saúde do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) e membro do Comité Técnico Consultivo da Malária deste país.

João Schwalbach é um reconhecido precursor da criação de canais de colaboração com instituições moçambicanas e estrangeiras, designadamente com a FMUP, em conjunto com a qual desempenhou um papel crucial na educação de várias gerações de profissionais de saúde portugueses e moçambicanos, num esforço de desenvolvimento da investigação científica, pioneiro na melhoria da assistência médica em Moçambique.

A Universidade do Porto distinguiu-o com o título de doutor honoris causa a 30 de setembro de 2022, por proposta da Faculdade de Medicina.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2022-10-10 Página gerada em: 2024-05-17 às 14:55:37 Denúncias