Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela U.Porto - Margaret Atwood

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

Margaret Atwood


Fotografia de Margaret Atwood

Proposta: Faculdade de Letras
Data: 22 de abril de 2022

Imagem que indica a ligação a um vídeo na página


Margaret Atwood nasceu a 8 de novembro de 1939, em Otava, no Canadá.

É licenciada em Artes e Inglês pelo Victoria College da Universidade de Toronto (1961). Estudou também Filosofia e Francês. Fez o mestrado em Literatura Inglesa no Radcliffe College da Universidade de Harvard (1962) e frequentou o doutoramento na mesma instituição.

Lecionou Língua e Literatura Inglesas em universidades canadianas tais como: British Columbia, Sir George Williams, Alberta e York.

Tem 26 diplomas honorários de prestigiadas universidades como Oxford, Cambridge ou Sorbonne.

Margaret Atwood é autora de uma vasta, diversa e aclamada obra literária que se estende desde o romance (17 títulos) ao ensaio e crítica (10 títulos), passando pela ficção especulativa (4 títulos), a poesia (25 títulos), o conto (8 antologias), a literatura infantil (8 livros), o teatro (uma peça), o guionismo (3 guiões para televisão e um para rádio) e o romance gráfico (3 graphic novels).

Publicada em mais de 45 países, ficou conhecida a nível mundial com as obras "A História de uma Serva" (1985), "Chamavam-lhe Grace" (1996), "O Assassino Cego" (2000), "Órix e Crex" (2003) e "Os Testamentos" (2019).

A escritora foi distinguida com alguns dos mais importantes prémios literários internacionais como o Booker Prize, em 2000 e 2019 (Reino Unido); o Prémio Príncipe das Astúrias para a Literatura em 2008 (Espanha); o Arthur C. Clarke Award (Reino Unido); o Prémio Mondello (Itália); o Prémio Giller (Canadá); o Franz Kafka Prize (República Checa) e o PEN Center USA (EUA). E ainda com o título de Chevalier da Ordem das Artes e das Letras de França e a Cruz de Oficial da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha.

A sua faceta de ativista está fortemente presente nos seus livros através de temas como os direitos das mulheres, as questões de género, as desigualdades sociais ou as alterações climáticas.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Margaret Atwood teve lugar a 22 de abril, às 11h00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2022-10-03 Página gerada em: 2025-06-15 às 00:43:57 Denúncias