A instituição do Prémio "Nicolau Nazoni" decorre do protocolo de colaboração celebrado entre a Universidade no Porto e a Irmandade dos Clérigos, em 20 de setembro de 2013, o qual tem por objetivo a realização de iniciativas conjuntas, por altura das comemorações do 250º aniversário da Torre dos Clérigos, tendo em vista a promoção de ações de carater científico e cultural entre as duas instituições para uma efetiva projeção da comunidade em que se inserem.
Com início em 2016, este prémio pretende distinguir, anualmente, estudantes estrangeiros inscritos em programas de mestrado e doutoramento da Universidade do Porto, cujo trabalho seja um fator de divulgação internacional da vida e da obra de Nicolau Nasoni ou da ação da Irmandade dos Clérigos.
É atribuído anualmente e consiste numa prestação pecuniária de valor fixo, suportado pela Irmandade dos Clérigos, durante o período de vigência do protocolo assinado e tem um valor anual 2.500,00¤.
A entrega do prémio cabe ao Presidente da Irmandade dos Clérigos ou, na impossibilidade deste, por quem o substitua, em data a designar.
Aos premiados é atribuído um Diploma, subscrito pelo Reitor da Universidade do Porto e pelo Presidente da Irmandade dos Clérigos.