Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Cooperação > VI Dia do Voluntário da U.Porto

Cooperação

VI Dia do Voluntário na Universidade do Porto



A promoção do voluntariado continua a ser uma das apostas objetivas da Universidade do Porto.

Abrir Portas aos Refugiados – A questão das migrações para a Europa” foi o tema do debate público que, no dia 21 de outubro, marcou as comemorações do VI Dia do Voluntário da Universidade do Porto.

Especialistas e membros de organizações não-governamentais reuniram-se no Salão Nobre da Reitoria para discutir formas de auxílio aos migrantes que se têm deslocado em massa para a Europa.

João Teixeira Lopes, presidente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da U.Porto, e Teresa Tito de Morais, presidente do Conselho Português para os Refugiados, foram os protagonistas da primeira parte do debate, dedicada à análise das migrações e dos desafios no acolhimento de refugiados em Portugal.

A segunda parte da sessão foi dedicada a conhecer alguns exemplos portugueses, começando pela intervenção de Rui Marques, mentor da Plataforma de Apoio aos Refugiados, sobre “Saber Tomar a Iniciativa”. Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, deu conta da experiência do seu município, um dos primeiros em Portugal a criar condições para acolher e integrar famílias de refugiados. Helena Barroco, Assessora Diplomática de Jorge Sampaio, fez depois um balanço da atividade da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, um programa criado pelo antigo Presidente da República Portuguesa.

E foi precisamente um dos estudantes sírios que se encontram na Universidade do Porto ao abrigo deste programa que encerrou o período de intervenções. Hasan Mansour deu o seu testemunho pessoal sobre a situação na Síria e os desafios que se colocam a um refugiado em fuga de um país em guerra.

Paralelamente ao debate decorreu durante todo o dia, nas arcadas exteriores do edifício Reitoria, uma feira/mostra de 18 instituições de voluntariado associadas à Universidade do Porto, que desta forma deram a conhecer aos cidadãos os projetos e ações nas quais podem colaborar como voluntários.

Também neste dia esteve patente no edifício da Reitoria uma exposição de fotografias da autoria dos estudantes sírios que frequentam a Universidade do Porto.

Vídeo

Vídeo do VI Dia do Voluntário da U.Porto na SIC

Fotos

VI Dia do Voluntário da U.Porto  - Slideshow do Debate
VI Dia do Voluntário da U.Porto  - Slideshow da Feira
Debate Feira do Voluntariado
VI Dia do Voluntário da U.Porto  - Slideshow da Exposição
Exposição Fotográfica

O Voluntariado nas Redes Sociais

Ícone associado ao Facebook Ícone associado ao Twitter

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2015-10-29 Página gerada em: 2021-06-24 às 11:15:02