Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Cooperação > Voluntariado na U.Porto - Projeto de Voluntariado Estudantil Tutorial

Cooperação

Voluntariado na U.Porto - Projeto de Voluntariado Estudantil

Banner associado ao Projeto de Voluntariado Estudantil Tutorial

Combater o insucesso e o abandono escolar

Missão e área de atuação

A Universidade do Porto, no âmbito da sua missão de prestação de serviços à comunidade, numa perspetiva de valorização recíproca, integra o Projeto Voluntariado Estudantil enquadrado no vetor Capacitação e Sucesso Escolar do Programa Educativo Porto de Futuro, promovido pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal do Porto.
Este projeto surge numa perspetiva de valorização dos atos de voluntariado tendo em vista o combate ao abandono e insucesso escolar no ensino básico e procura contribuir para minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos do 2º ciclo, facilitando a sua integração na escola e na turma com o intuito de evitar o abandono escolar, assim como de preparar os alunos para a tomada de decisões responsáveis no presente e no futuro, quer na escola, quer na sua vida pessoal e social.

Para os estudantes da Universidade do Porto, a participação neste projeto possibilita não só o exercício da cidadania no domínio da educação, como também a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica, nomeadamente, o seu sentido de responsabilidade social, de contributo educativo e de colaboração em medidas promotoras do sucesso escolar e da inclusão social dos alunos.
Permitirá, também, capitalizar a experiência enquanto estudante do Ensino Superior para dinâmicas promovidas pela escola, independentemente da sua área científica de formação, e sensibilizar para a importância das ações de voluntariado no desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e solidária.

Acreditamos que a intervenção dos voluntários se processa no desenvolvimento educativo dos alunos e não apenas no seu desenvolvimento escolar. A convivência com uma realidade distante, mas desafiadora, é para os alunos destes Agrupamentos uma mais-valia, abrindo-lhes horizontes e perspetivas futuras que desconheciam. Acresce que a atenção, dedicação e apoio que os estudantes universitários podem dar aos alunos do ensino básico é um fator decisivo para a sua autoestima, bem-estar e empenho no estudo.

Saiba mais sobre este Projeto através dos testemunhos registados em vídeo: Estudantes universitários voltam à escola / Porto de futuro-Voluntariado estudantil / Voluntariado U.Porto-Projeto TutorialU.Porto faz a diferença no voluntariado estudantil.

Público-Alvo

Alunos do 2º e 3º ciclo das escolas abaixo indicadas que revelem sinais de insucesso ou abandono escolar e falta de expectativas relativamente à aprendizagem.

Escolas


Perfil do(a) voluntário(a)

O voluntário deve ser uma pessoa disponível e motivada para conhecer e entender uma realidade sociocultural diferente da sua.
É importante que capitalize a sua experiência enquanto estudante do ensino superior para as dinâmicas preparadas para os alunos.

Competências do(a) voluntário(a)

  • Acompanhar o processo educativo de alunos com falta de expectativas relativamente à aprendizagem, ajudando-os a orientarem-se na construção do seu projeto individual.
  • Desenvolver medidas de apoio ao aluno, designadamente:
    • de integração na turma e na escola, contribuindo para a valorização da imagem do aluno perante si mesmo, dos seus colegas e dos seus professores, cultivando as suas competências sociais e aumentado o seu interesse pela escola;
    • de aconselhamento e orientação no estudo e nas tarefas escolares, promovendo a autonomia no estudo e o sucesso, facilitando a apropriação pelo aluno de estratégias básicas de construção das aprendizagens.
  • Promover a articulação das atividades escolares do aluno com outras atividades formativas, por forma a criar uma atitude positiva relativamente às suas capacidades e a valorizar socialmente a escola, atribuindo-lhe um sentido de utilidade e de vocação.
  • Desenvolver a sua atividade de forma articulada com o diretor de turma do aluno e com o coordenador da escola. Elaborar registos escritos periódicos sobre os resultados da atividade.

Que passos para ser voluntário neste projeto?

1º Passo: Candidatura

De 25 de setembro a 15 de outubro - prazo para apresentação da candidatura através do email: voluntariado.up@reit.up.pt, indicando o seguinte:

  • Motivação para participar nesta ação de voluntariado
  • Nome completo
  • Nº. de estudante
  • Faculdade / Curso
  • Contacto email
  • Contacto telefónico
  • Interesse pelo local de voluntariado (Escolha apenas das escolas indicadas acima. Em caso de dúvida indique pela ordem da sua preferência).

2º Passo: Sessão de boas vindas 

17 de outubro - sessão de boas vindas e de apresentação do Projeto e respetivo calendário aos voluntários, no Pólo Zero (junto ao edifício da Reitoria da U.Porto) às 17h00.

3º Passo: Entrevista individual  

De 18 de outubro a 02 de novembro - seleção e alocação dos voluntários através de entrevista individual, com o propósito de partilhar motivações, necessidades e perfis, servindo de orientação para o voluntário e para a coordenação.

4º Passo: Formação

6 Novembro - início dos workshops de capacitação e apoio aos voluntários. As sessões são importantes para o trabalho que será desenvolvido no âmbito da tutoria, não tendo, contudo, um caráter obrigatório.

5º Passo: Integração na instituição

Inicio das sessões de voluntariado - as atividades têm início no mês de novembro e terminam no mês de junho do ano seguinte, com a duração mínima de 60 minutos por semana. A integração será acompanhada pelo respetivo coordenador na escola e o 1º mês de voluntariado será considerado período experimental. Posteriormente, deverá ser tomada a decisão de continuidade.

6º Passo: Celebração do compromisso

13 de dezembro - celebração do compromisso e primeiro momento de Follow-Up. Momento dedicado aos voluntários que tomam a decisão de continuar o voluntariado durante todo o ano letivo.

7º Passo: Encerramento

31 de maio - encontro final de balanço e entrega de declaração de participação.

 
Apoio:  Banner associado ao projeto Pólo Zero da da Federação Académica do Porto (FAP)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2018-10-08 Página gerada em: 2018-11-17 às 17:47:55