Saltar para:

PLACES - Plataforma de Acessibilidade: Universidade do Porto e Fundação Calouste Gulbenkian

Você está em: Plataforma de Acessibilidade > Produção de Conteúdos Acessíveis > Verificação de acessibilidade para o Office

Verificação de acessibilidade para o Office

Introdução

A acessibilidade ao conteúdo dos documentos digitais depende da implementação de determinados critérios. Para verificar a implementação desses mesmos critérios é frequente utilizar-se validadores automáticos. O Microsoft Office 2010 tem um Verificador de Acessibilidade que pode ser usado no Microsoft Word 2010, no Microsoft Excel 2010 e no Microsoft PowerPoint 2010. O validador identifica os problemas e fornece pistas de correção.

Voltar ao topo da página

Como utilizar o Verificador de Acessibilidade

Execute o procedimento, sequencialmente, pela ordem que se segue:

  1. vá ao separador Ficheiro;
  2. em Informações;
  3. escolha, Verificar Existência de Problemas;

    Separador Verificar Acessibilidade
    Figura 34 - Separador Verificar Acessibilidade

  4. Execute, Verificar Acessibilidade – procurar conteúdo no documento que seja difícil de ler por pessoas com incapacidades.

    Separador com os resultados do verificador de acessibilidade
    Figura 35 - Separador com os resultados do verificador de acessibilidades

Voltar ao topo da página

Tipos de problemas

Consulte os resultados da inspeção na caixa do Verificador de Acessibilidade. Os resultados do validador são organizados em três categorias: Erro, Aviso e Dica.

O validador assinala um Erro no conteúdo quando o problema encontrado torna o acesso ao conteúdo, por parte de pessoas com incapacidades, muito difícil ou mesmo impossível. É muito importante que a ocorrência encontrada seja corrigida.

O validador assinala um Aviso no conteúdo quando o problema encontrado torna, por vezes, o acesso ao conteúdo, por parte de pessoas com incapacidades, difícil.

O validador assinala uma Dica para o conteúdo quando, apesar de o documento ser acessível a pessoas com incapacidades, pode ser melhorado, maximizando a experiência de utilização.

Voltar ao topo da página

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2013-04-09 Página gerada em: 2019-04-21 às 07:40:37