Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Instituto Geofísico (Observatório Meteorológico da Serra do Pilar)

Memória U.Porto

U.Porto - Edifícios com história

Instituto Geofísico

Fotografia do edifício do Instituto Geofísico / Photo of the Building of Geophysics InstituteO Instituto Geofísico da Universidade do Porto, ou Observatório Meteorológico da Serra do Pilar, é um estabelecimento dependente da Faculdade de Ciências da U.Porto. Fundado em 1833 e anexado à Academia Politécnica do Porto em 1911, acumula as funções de investigação e de ensino. O Instituto integra a Rede Meteorológica Nacional (estação 08546), para a qual fornece diariamente dados sobre temperatura do ar (termómetro seco e molhado), temperatura da relva, pressão, humidade, precipitação, velocidade do vento, nebulosidade e horas de insolação.

Fotografia do Observatório Meteorológico da Serra do Pilar - Sala de Actinometria / Photo of Meteorological Observatory of the Serra do Pilar - Actinometria RoomO edifício principal, que dispõe de dois pisos com um alto pé direito e uma área de implantação de cerca de 300 m2, foi construído em finais do século XIX numa elevação a oeste da Ponte D. Maria, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

"O seu aspecto exterior é dignamente concebido com as suas janelas emolduradas a granito. É muito cuidado tanto nos aspectos construtivos como na composição das fachadas. Sobre os panos de parede rebocados e pintados de cor clara, rasgam-se amplas janelas, todas iguais e alinhadas vertical e horizontalmente. Fora deste esquema repetitivo de composição sobressai apenas a porta principal do edifício, colocada a meio das maiores fachadas, sobrepujada por um janelão com o qual se unifica por moldura de granito." [Instituto Geofísico da Universidade do Porto: Faculdade de Ciências. In Os Edifícios da Universidade do Porto: Projectos. Porto: Universidade, 1987. p. 38-39].

Desenho do Observatório Meteorológico da Serra do Pilar: remodelação da instalação eléctrica - alçado / Drawing of the Meteorological Observatory of Serra do Pilar: remodeling of electrical installationAs actividades que o Instituto Geofísico exerce em domínios como os da Sismologia, Climatologia e Meteorologia desenrolam-se noutros edifícios, situados no terreno circundado por um muro ao longo de toda a sua extensão.

A torre do Observatório apresenta as seguintes coordenadas: latitude 41º 08' 19'' N, longitude 8 º 36' 09'' W, altitude 93,515 m.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2011-07-15 Página gerada em: 2020-10-30 às 02:57:48