O Instituto Geofísico da Universidade do Porto, ou Observatório Meteorológico da Serra do Pilar, é um estabelecimento dependente da Faculdade de Ciências da U.Porto. Fundado em 1833 e anexado à Academia Politécnica do Porto em 1911, acumula as funções de investigação e de ensino. O Instituto integra a Rede Meteorológica Nacional (estação 08546), para a qual fornece diariamente dados sobre temperatura do ar (termómetro seco e molhado), temperatura da relva, pressão, humidade, precipitação, velocidade do vento, nebulosidade e horas de insolação.
O edifício principal, que dispõe de dois pisos com um alto pé direito e uma área de implantação de cerca de 300 m2, foi construído em finais do século XIX numa elevação a oeste da Ponte D. Maria, na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.
"O seu aspecto exterior é dignamente concebido com as suas janelas emolduradas a granito. É muito cuidado tanto nos aspectos construtivos como na composição das fachadas. Sobre os panos de parede rebocados e pintados de cor clara, rasgam-se amplas janelas, todas iguais e alinhadas vertical e horizontalmente. Fora deste esquema repetitivo de composição sobressai apenas a porta principal do edifício, colocada a meio das maiores fachadas, sobrepujada por um janelão com o qual se unifica por moldura de granito." [Instituto Geofísico da Universidade do Porto: Faculdade de Ciências. In Os Edifícios da Universidade do Porto: Projectos. Porto: Universidade, 1987. p. 38-39].
As actividades que o Instituto Geofísico exerce em domínios como os da Sismologia, Climatologia e Meteorologia desenrolam-se noutros edifícios, situados no terreno circundado por um muro ao longo de toda a sua extensão.
A torre do Observatório apresenta as seguintes coordenadas: latitude 41º 08' 19'' N, longitude 8 º 36' 09'' W, altitude 93,515 m.