Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Casa Primo Madeira (Círculo Universitário)

Memória U.Porto

U.Porto - Edifícios com história

Casa Primo Madeira

Casa Primo Madeira é a designação pela qual é conhecido o edifício que alberga o Clube Universitário do Porto (antigo Círculo Universitário do Porto), espaço nobre de que a Universidade do Porto dispõe no Pólo 3 e utiliza para eventos de natureza variada. Este palacete dos finais do século XIX localiza-se no n.º 877 da Rua do Campo Alegre, freguesia de Massarelos, paredes meias com a Casa Burmester, pertença, também, da Universidade do Porto. No jardim que rodeia a Casa Primo Madeira predomina a vegetação romântica, de natureza idêntica à de outras propriedades nas imediações, como a Casa Andresen, também património da U.Porto.

Este palacete, cujo primeiro proprietário foi o Conselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo (1862-1922), sofreu intervenções da autoria do arquiteto José Marques da Silva quando foi adquirido por Primo Monteiro Madeira, que lhe conferiu o nome pelo qual passou a ser conhecido. Na casa principal, de planta retangular e quatro pisos, os aposentos distribuíam-se da seguinte forma: na cave, a cozinha, a lavandaria, a dispensa e arrecadações; no rés-do-chão, salas de entrada, salas de estar, de bilhar, de jantar e copa; no primeiro piso, quartos e respetivos sanitários; no segundo piso, quartos e sanitários para o pessoal.

Em 1899, a casa foi ampliada através da construção de um anexo com cavalariça e cocheira no rés-do-chão e duas residências para empregados no primeiro pavimento. No jardim, distribuíam-se uma casa de serviço e uma estufa.

Já na posse da U.Porto, a casa principal e outras edificações do então Círculo Universitário do Porto foram reconstruídas entre 1986 e 1988, observando um projeto do arquiteto Fernando Távora. Em 1990, este projeto foi galardoado com o Prémio João de Almada, de recuperação do património arquitetónico da cidade do Porto. O jardim romântico, de inspiração inglesa, também foi remodelado e adaptado pelo arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral (1908-1992).

Encerrado em 2013 devido a um incêndio que atingiu o telhado do edifício, o Círculo regressou à atividade em fevereiro de 2016, agora com a designação de Clube Universitário do Porto. Aberto ao público como restaurante com serviço à carta e menu diário (de segunda a sexta-feira, aos almoços) o Clube pode ser reservado para a realização de eventos sociais e profissionais (coffee-breaks, cocktails, jantares, batizados, casamentos, aniversários, reuniões, conferências ou ações de formação), disponibilizando para tal espaços de salas de reunião, formação ou exposições (equipadas com tela e projetor e rede wi-fi), bar de apoio para pausas de café e cocktails, biblioteca, salas para almoços e jantares de grupo e dois pavilhões.

As reservas podem ser feitas através do site da Silva Carvalho Catering, empresa responsável pela gestão do Clube Universitário do Porto, pelos telefones 226059639 e 932113880 ou pelo email comercialcup@sccatering.pt.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-10-27 Página gerada em: 2020-10-25 às 11:46:24