Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Manuel Fernandes de Sá

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Manuel Fernandes de Sá

Inexistência de fotografia Manuel Fernandes de Sá
1943-
Arquiteto, urbanista e professor universitário



Manuel Pinheiro Fernandes de Sá nasceu no Porto, a 20 de Agosto de 1943.

Em 1968 licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e, em 1970, especializou-se na área de Planeamento Urbano e Regional na Universidade de Manchester, em Inglaterra.

Em 1972, começou a lecionar na ESBAP, como Professor Assistente, transferindo-se depois para a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde continua a ensinar com a categoria de Professor Catedrático.

A par da carreira académica desenvolve atividades como arquiteto e especialista em requalificação urbana e de espaços públicos. Nessas áreas riscou obras para os governos de Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe. Apresentou o Projeto de Urbanização da Avenida da Liberdade e área envolvente, de Lisboa, no início dos anos 90 (1991-1993), projeto que foi retomado mais tarde, em 2003, e finalmente aprovado pela Câmara Municipal, em 2006, altura em que esteve em exposição (entre Setembro e Outubro) no Teatro Variedades, no Parque Mayer.

Hotel Pestana, PortoManuel Fernandes de Sá é, também, autor do projeto Carlton Hotel (actual Hotel Pestana Porto), na Praça da Ribeira, Porto e responsável pelo arranjo urbanístico da zona ribeirinha portuense, entre a Igreja de S. Francisco e os Pilotos da Barra, na Foz do Douro.

Foi coordenador técnico do Processo de Revisão do Plano Diretor Municipal do Porto, assessor do Plano de Urbanização de Santiago de Compostela (1988-1989), coordenador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP. Como colaborador de outras instituições de ensino superior, indique-se, a título de exemplo, a orientação de uma dissertação de mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, defendida em 2008.

Fernandes de Sá foi distinguido com o prémio nacional de Arquitectura do Instituto Nacional de Habitação, em 1989-90.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-29 Página gerada em: 2019-01-23 às 10:10:47