Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: António Segadães Tavares

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

António Segadães Tavares

Fotografia de António Segadães Tavares / Photo of António Segadães Tavares António Segadães Tavares
1944-
Engenheiro e professor universitário



António Segadães Madeira Tavares nasceu em Luau, Angola, em 1944.
Na infância entretinha-se a construir casas, estações ou pontes, com peças de madeira e cartão, uma brincadeira que foi o prenúncio da sua futura profissão.
Com 16 anos foi estudar para Lisboa, mas nunca esqueceu o país de origem, que deixou marcas profundas na sua vida.

Fotografia do Instituto Superior Técnico, Lisboa / Photograph of the Instituto Superior Técnico, LisbonA paixão pelas viagens espaciais e pelos livros de ficção científica fê-lo ingressar, em 1962, no curso de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior Técnico. No entanto, muito rapidamente se apercebeu de que a sua vocação residia noutro ramo da Engenharia.
Nessa época, envolveu-se nos movimentos estudantis, aderiu à corrente democrática e europeia do MPLA e trocou Lisboa por Coimbra. Nesta cidade, inscreveu-se em Engenharia Civil, curso que veio a concluir na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1968, com a melhor classificação do seu ano, a qual lhe valeu o primeiro de vários prémios: o Prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida.

Antes, ainda, da conclusão da licenciatura, começou a dar aulas, a título gracioso e assim que acabou o curso foi convidado para Assistente no Instituto Superior Técnico de Lisboa (para lecionar as cadeiras de Resistência de Materiais e de Elasticidade e Plasticidade Aplicadas). Foi professor nesta Escola até 1973.
Na área do ensino, foi também responsável pelo Curso de Especialização "Análise Matricial de Estruturas" do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1971/1973), Professor da Universidade de Luanda (Regente de Betão Armado e Pré-esforçado e de Elasticidade Aplicada, entre 1974 e 1975) e, desde 1999, é Professor Catedrático Convidado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Iniciou a atividade profissional como engenheiro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, onde fez estágio para especialista entre 1969 e 1975, após o qual dirigiu o Departamento de Estudos e Projetos da empresa Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, SA (1976/1980) e assumiu o cargo de Director Técnico de TRIEDE – Consultadoria e Projectos de Engenharia Civil, Lda. (1980/1986). Desde 1986 que é Diretor e principal responsável da STA – Segadães Tavares & Associados, Engenheiros e Arquitectos Consultores, Lda.
António Segadães Tavares desenvolveu, também, atividade como consultor no estrangeiro, nomeadamente em Angola, nos E.U.A, em Gibraltar, em Moçambique e na Venezuela.
Desde 1969 trabalha como projetista nas áreas de estruturas e fundações, participando em diversos projetos a título individual ou em colaboração, assim como coordena e revê projetos.

Fotografia da Pala do Pavilhão de Portugal da Expo98 / Photograph of a Pavilion of the Expo 98, PortugalÉ Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, especialista em estruturas, instituição que representou no Conselho Superior de Obras Públicas para a "Comissão de Inscrição e Classificação de Empreiteiros de Obras Públicas e Industriais da Construção Civil" (1983/1986) e na qual presidiu à Comissão de Especialidade de Engenharia da Região Sul (1989/1992); é, ainda, membro da "fib" (Federação Internacional do Betão), do "GPBE" (Grupo Português do Betão Estrutural), da "IABSE" (International Association for Bridge and Structural Engineering), do "ACI" (American Concrete Institute), da "APEE" (Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas), da "ISSMFE" (International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering) e da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.
Escreveu a obra "Análise Matricial de Estruturas", editado pelo LNEC (1972) e é autor de comunicações apresentadas em congressos e conferências, quer em Portugal, quer no estrangeiro, e de artigos destinados a publicações especializadas.

Fotografia do Aeroporto da Madeira / Photo of Madeira AirportNas suas obras de engenharia, Segadães Tavares procura, acima de tudo, a funcionalidade, a segurança, a beleza e a sintonia com a arquitetura, características bem evidentes em edifícios como o do Centro Cultural de Belém, a Pala do Pavilhão de Portugal da Expo'98, o Centro Comercial Vasco da Gama, o Hotel Meridien, em Lisboa e o Instituto Karl Marx de Economia e Gestão, em Luanda, que lhe conferiram fama e prestígio a nível nacional e internacional.
De entre as distinções que alcançou podem destacar-se o "Nobel de Engenharia de Estruturas" (prémio "Outstanding Structure Award" de 2004), atribuído pela International Association for Bridge and Structural Engineering ao projecto de ampliação da pista do aeroporto da Madeira, no Funchal, e os prémios LECA (1998) e SECIL (2001).

Fotografia do Panteão, Roma / Photograph of the Pantheon, RomeApesar do seu currículo, a modéstia leva-o a afirmar que se encontra muito longe das obras-primas de engenharia, como o Panteão de Adriano, templo romano do século II que conserva a cobertura original.
Na vida privada, diz quem o conhece, é um homem prático e de fortes convicções, amante das artes plásticas e que, nos tempos livres, gosta de conversar, ouvir música, ler, dançar, cozinhar para os amigos, andar de barco e viajar.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-27 Página gerada em: 2018-12-15 às 19:03:13