Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Organização e Funcionamento > Voluntariado na U.Porto: Comissão de Voluntariado

Organização e Funcionamento

Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto


Coordenador: José Castro Lopes (Pró-Reitor)
Membros: Manuel Nuno Alçada (Docente)
Maria Isabel Dias (Docente)
Paulo Jesus (Técnico Superior)
Sandra Elisabete Gomes Vieira (Estudante)
Assessoria: Maria Clara Martins (Técnico Superior)

Consciente da sua responsabilidade social na promoção do bem comum e de uma maior justiça social e cientes de que o voluntariado é um fator que favorece mudanças positivas no ecossistema em que estamos integrados, a U.Porto procura, por intermédio da sua Comissão de Voluntariado fomentar e apoiar iniciativas neste domínio dando a conhecer as boas práticas instituídas, valorizar, incentivar e promover a cooperação e o estabelecimento de sinergias que fomentem a prática do voluntariado e pro bono, e estabelecer protocolos e acordos de cooperação com entidades especialmente vocacionadas para a ajuda humanitária.

Ser voluntário na U.Porto implica, quer para as entidades de acolhimento, quer para os voluntários, a assunção de um compromisso, em concordância com os princípios prosseguidos pela U.Porto, conforme definido nos Princípios de Enquadramento de Voluntariado da U.Porto.

A participação em ações de voluntariado é extensível a estudantes, antigos estudantes (Alumni) e a funcionários docentes e não docentes, aposentados ou jubilados, que queiram envolver-se em múltiplas atividades de voluntariado, em regime livre e totalmente voluntário.

Atribuições da Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto

 

A Comissão de Voluntariado da Universidade do Porto tem a responsabilidade de:

  1. Promover a incorporação do voluntariado como um dos pilares da responsabilidade social da U.Porto.
  2. Definir e cumprir o plano anual de atividades.
  3. Fomentar, apoiar e organizar ações de voluntariado na U.Porto como expressão da cidadania ativa e consciente, envolvendo os grupos de voluntariado existentes na Universidade e procurando a colaboração dos dispositivos que lhes dão suporte nas diferentes unidades orgânicas, bem como das entidades interessadas no voluntariado.
  4. Favorecer a criação/reforço de interfaces no meio universitário e na comunidade, a disponibilização e mobilização de recursos e o lançamento de iniciativas, com base na partilha, participação e cooperação, em ordem a uma intervenção integrada e abrangente.
  5. Estabelecer e aprofundar contactos e/ou parcerias com organismos nacionais e internacionais ligados ao voluntariado.
  6. Colaborar em estudos relacionados com o voluntariado.
  7. Juntamente com outras atividades circum-escolares, valorizar o papel do voluntariado na integração, bem-estar e desenvolvimento pessoal dos estudantes da U.Porto, e no encontro de respostas mais efetivas às solicitações e desafios da Sociedade.
 
 

Comissão de Voluntariado

9 novembro de 2018

 

[1] "Entende-se por pro bono qualquer trabalho voluntário especializado que implica o exercício de uma atividade de caráter e competências profissionais. Ao fazerem trabalho pro bono, os profissionais colocam, ao serviço do próximo, o que de melhor sabem fazer". Fonte: PRO BONO - Ajuda Legal

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2021-06-02 Página gerada em: 2021-06-24 às 11:25:37