O decreto-lei instituidor da Fundação Universidade do Porto e os respetivos estatutos foram já publicados no Diário da República pelo que estão reunidas as condições legais para se dar início ao processo eleitoral que irá permitir:
O processo eleitoral deve ser o mais participado possível por toda a comunidade académica dada a grande relevância que os órgãos a eleger têm para o futuro da Universidade do Porto.
Pretendemos mobilizar toda a comunidade académica para estes atos eleitorais que se revestem de extraordinária importância para o futuro da Universidade do Porto. Nesse sentido, procuraremos manter toda a comunidade informada sobre os vários passos do processo e do respetivo calendário. Para este efeito foi criada esta página do SIGARRA onde será colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como as datas mais significativas e os resultados que forem sendo obtidos. O conteúdo desta página será dinâmico pois a informação irá sendo colocada à medida que for estando disponível e se justificar, de acordo com o calendário do processo eleitoral.
É fundamental que toda a comunidade académica se empenhe dedicadamente a este processo eleitoral, quer participando ou patrocinando listas concorrentes aos vários órgãos de governo, quer votando em quem reconheçam as competências e as caraterísticas pessoais exigidas para integrar os órgãos de governo nesta fase crucial do desenvolvimento da Universidade do Porto.
O Reitor,
José Carlos Marques dos Santos