Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > e-Learning Café da Universidade do Porto

Recursos e Serviços

E-Learning Cafés

O Projeto E-Learning Cafés da U.Porto insere-se no objetivo estratégico da Universidade de aproximar as comunidades académicas de diferentes áreas do conhecimento, promover a troca de saberes e de experiências e a resolução de problemas em grupo, fomentando a inovação e a interdisciplinaridade, e procurando criar as melhores condições para o sucesso escolar dos estudantes. Visa também constituir-se como um fator de influência e inovação para o projeto, construção ou requalificação de novos espaços de sociabilização e estudo nas universidades.

Assumindo-se como um espaço inovador no país, destinado a ir ao encontro das necessidades dos estudantes das diversas faculdades da U.Porto e das instituições de ensino superior em geral, o primeiro E-Learning Café da U.Porto foi inaugurado no dia 21 de Janeiro de 2008 e está instalado no complexo de residências do Pólo Universitário da Asprela.

Sete anos depois foi inaugurado o segundo E-Learning Café - E-learning Café Botânico -, a 12 de Outubro de 2015, em pleno "pulmão verde" da Universidade, resultado do projeto de requalificação da Casa Salabert, no Jardim Botânico do Porto. A obra de reabilitação da Casa Salabert, que aloja o E-learning Café Botânico, foi a vencedora da 4.ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação, na categoria "Comércio e Serviços", galardão que distingue anualmente o que se faz de melhor em Portugal no domínio da intervenção e reabilitação urbana.
Um espaço orientado para o estudo, mas também para o lazer dos estudantes, nomeadamente os que frequentam as faculdades que integram o Polo III (Campo Alegre) da U.Porto.

Embora a configuração e a originalidade destes espaços tenha sido pensada para os estudantes, os E-Learning Cafés estão abertos a todos os membros da comunidade académica e aos antigos estudantes da U.Porto.
Estudar para os exames, relaxar ao som de um concerto, estar com os amigos ou fazer um trabalho de grupo usufruindo das mais modernas tecnologias são apenas algumas das propostas que os estudantes da Universidade do Porto, e não só, podem experimentar.
Aberto durante toda a semana e com um horário alargado, os E-Learning Cafés são palco de workshops, performances, tertúlias, concertos, sessões de cinema e teatro, instalações e mostras de trabalhos de estudantes, entre outras atividades.

Nos E-Learning Cafés as tecnologias de informação e comunicação (TIC) fazem parte da própria organização do espaço. Com efeito, as TIC são utilizadas para criar um ambiente de comunicação e aprendizagem mais rico. Os espaços dispõem de rede wireless, ligação à Internet de alto débito, computadores portáteis, que podem ser requisitados graciosamente pelos frequentadores e que dispõem de software específico para pessoas com deficiência, terminais fixos para trabalho individual, bem como outras funcionalidades, de projeção, por exemplo.
Os estudantes que tenham dificuldades em aceder às plataformas de e-learning da U.Porto usufruem de apoio local, prestado por estudantes preparados para o efeito.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2017-11-22 Página gerada em: 2018-10-21 às 18:15:19