Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Ensino > Estudar na U.Porto: 2º ciclo (Mestrado)

Ensino

2º ciclo (Mestrado)

O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre tem uma duração compreendida entre três e quatro semestres, a que correspondem, respetivamente, 90 e 120 créditos ECTS. Na U.Porto a esmagadora maioria dos segundos ciclos (mestrados) têm uma duração correspondente a 120 créditos.

Este ciclo de estudos integra:

  • Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares denominado curso de mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total de créditos do ciclo de estudos.
  • Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, a que corresponde um mínimo de 35% do total de créditos do ciclo de estudos.

Aos estudantes que obtenham aprovação a todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado (componente curricular do respetivo ciclo) pode ser atribuído um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) e, aos que se inscrevam na dissertação/projeto/estágio e obtenham aprovação no respetivo ato público de defesa, é conferido o grau de Mestre.

Os ciclos de estudos são lecionados nas diferentes unidades orgânicas da Universidade do Porto.

A U.Porto participa, ainda, em Programas de Mestrado Internacionais no âmbito do Erasmus Mundus com a respetiva atribuição de grau pelas Universidades participantes. Para mais informação sobre este programa de mobilidade, visite a área dos Programas Internacionais de Cooperação na U.Porto e consulte a página do Programa Erasmus Mundus.

Acesso e Ingresso

As regras de acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre encontram-se definidas no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei 65/2018, de 16 de agosto, que estabelece genericamente que podem candidatar-se:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Compete ao órgão legal e estatutariamente competente de cada escola regulamentar o ingresso neste ciclo de estudos.

A U.Porto, dispõe de um Regulamento Geral dos Segundos Ciclos de Estudo.
Cada segundo ciclo tem o seu Regulamento específico.

Para obter informação sobre o processo de candidatura ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre consulte a secção Acesso e Ingresso na Universidade do Porto.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2019-10-01 Página gerada em: 2020-06-05 às 14:55:42