Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Governação > Conselho de Curadores da U.Porto: Currículo

Governação

Conselho de Curadores da Universidade do Porto

Currículo


Fotografia do Dr. António Portela António Portela

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e MBA Executivo da Porto Business School, iniciou a sua atividade profissional na farmacêutica Roche, no Reino Unido, onde foi Delegado de Informação Médica e analista de Mercado para as Unidades de Negócio de oncologia e hematologia.
Foi responsável pela Roche European Business Platform e, ainda na Roche no Reino Unido, foi Gestor de Produtos da Hepatite C.
Desde 2004 integrou a empresa BIAL como Diretor Adjunto de Marketing para Portugal. Em 2007 integrou o Conselho de Administração da Bial, assumindo durante 3 anos a Direção Geral da Área Internacional, tendo sido responsável pela expansão do negócio e pela entrada do grupo BIAL em novos países; coordenação dos lançamentos de novos produtos a nível internacional e dirigiu também a definição estratégica das atividades de Bial no mercado espanhol, um dos maiores mercados da indústria farmacêutica a nível mundial. Desde janeiro de 2011 assume as funções de CEO da BIAL, marcando a chegada da quarta geração da família à frente do maior grupo farmacêutico português, fundado em 1924 pelo seu bisavô Álvaro Portela.
Cargos que exerce: membro do Board da EFPIA (European Federation of Pharmaceutical lndustries and Association) - junho 2017; membro do júri do Prémio PME Inovação COTEC -BPI - outubro 2015; vogal do Conselho de Administração da MAPFRE Seguros Gerais, S. A. - julho 2015; vogal do Conselho Geral da AEP (Associação Empresarial de Portugal) - maio 2014; membro do Comité para o Comércio e Investimento Externo da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) - abril 2013.
Outros cargos que exerceu: vogal do Conselho de Administração da Fundação AEP (Associação Empresarial de Portugal) - novembro 2009 a abril 2013; membro do Conselho Geral da Porto Business School - outubro 2009 a maio 2015; vice-presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) - outubro 2013 a dezembro 2016; conselheiro do CES (Conselho Económico e Social) - outubro 2013 a dezembro 2016; vice-presidente do Conselho Geral da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) - março 2014 a dezembro 2016.


Fotografia da Drª Eugénia Aguiar Branco Eugénia Aguiar Branco

Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Livre do Porto e pós-graduada em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto, Porto Business School.
Iniciou a sua atividade profissional como docente no departamento de História na ULP e, posteriormente, na Universidade Portucalense.
É diretora-geral da Fundação Eng. António de Almeida tendo-a representado em conselhos gerais, consultivos e de representantes de várias organizações, salientando -se o Centro Português de Fundações, a Comissão Nacional da Unesco, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Círculo Dr. José de Figueiredo e, ainda, no European Foundation Center.
É Académica Correspondente da Academia Portuguesa da História.


Fotografia do Engº. Luis Braga da Cruz Luis Braga da Cruz

Natural de Coimbra, Luís Garcia Braga da Cruz (1942) frequentou o Liceu D. João III (Coimbra, 1951/59), os Preparatórios de Engenharia, Universidade de Coimbra (1959/62) e formou-se em Engenharia Civil pela FEUP em 1965.
Percurso profissional relevante: Engenheiro Civil pela FEUP (1965); Técnico do LNEC (1966/69); Técnico e Investigador do Gabinete de Estruturas da FEUP (1969/77); Responsável pelo Centro de Engenharia Civil da Universidade do Porto (Instituto de Alta Cultura) Membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1974/76); Técnico no projeto de grandes barragens e do planeamento de recursos hídricos da EDP (1977/86); Professor Convidado (Estruturas e Geotecnia) na FEUP (1977/86); Presidente da CCRN (1986/95); Administrador e Presidente do Conselho de Administração (2010 -2015) da Fundação de Serralves (1988/94); Presidente da Unidade de Gestão do Programa Operacional da Área Metropolitana do Porto (1990/93); Presidente da Comunidade de Trabalhos Galiza -Norte de Portugal (1994/95 - 1996/2001); Presidente da ENERNOV/Novas Energias da EDP (1995/96); Presidente da CCRN (1996/2001); Vice-Presidente da CRPM - Conferência das Regiões Europeias Periféricas e Marítimas; Rennes, França (1996/2001); Gestor do Programa Operacional do Norte, Quadro Comunitário de Apoio lU, Porto (2000/01); Ministro da Economia (2001/02); Presidente da ENERNOV (2002/05); Consultor do Presidente da Comissão Executiva da EDP (2005); Presidente do Centro Português de Fundações (2015/18); Presidente da Forestis — Associação Florestal de Portugal (2018).


Fotografia da Drª Odete Maria Alves da Silva Patrício Odete Maria Alves da Silva Patrício

Odete Maria Alves da Silva Patrício, residente no Porto, obtém a licenciatura em Economia no ano de 1977, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e detém uma Pós-Graduação em Análise Financeira, da mesma Faculdade, em 1989/90.
Iniciou a sua atividade profissional em 1979 nos Laboratórios Bial como Assessora do Presidente do Conselho de Administração, no Gabinete de Análise Económica (GAE), gabinete este de que foi a primeira titular.
Em 1982, transitou para o BPA - Banco Português do Atlântico, onde trabalhou como analista financeira no Gabinete Central de Análise Económica e Financeira e avaliou grandes projetos de investimento, de que se destacam o estudo da viabilidade do primeiro Hipermercado Continente e do primeiro empréstimo obrigacionista do Grupo Sonae; mais tarde, entre 1986 e 1989, assumiu a função de Investment Adviser e Dealer no Mercado de Capitais na Direção Financeira - Investimento Institucional Estrangeiro, assegurando os contactos permanentes com algumas das maiores casas de Investimento Internacional, nomeadamente Morgan Stanley, Warburg Asset Management, Shearson Lehman, Fidelity Investments, Bear Sterns Asset Management, Credit Suisse First Boston, entre outros.
Foi, entre 1989 e 1991, Diretora-Geral da Companhia Portuguesa de Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário (CPG - FIPOR), onde foi responsável pela criação, lançamento e gestão de fundos de investimento mobiliário.
Em outubro de 1991, assume a função de Diretora-Geral da Fundação de Serralves, até janeiro de 2017. No âmbito das suas funções, destaca-se a representação hierárquica do Conselho de Administração junto dos restantes órgãos da Fundação, a responsabilidade pela prossecução dos seus objetivos estratégicos e operacionais e gestão global da Fundação, assegurando o seu regular funcionamento institucional, em todas as suas vertentes, programáticas, operacionais, financeiras, legais e fiscais, de comunicação e marketing, comerciais e mecenáticas, patrimoniais e humanas, através de uma gestão rigorosa, eficaz e eficiente.
No âmbito das suas funções, liderou a criação da 1ª Incubadora de Industrias Criativas em Portugal e da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, outubro de 2008. Entre abril de 2009 e junho de 2011 foi Presidente do Conselho Geral do Politécnico do Porto (P.PORTO).
Desde janeiro de 2000 até dezembro de 2010, integrou a Direção da Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Economia do Porto (AAAFEP). Foi Membro do Conselho Consultivo do Programa de Ignição para as Industrias Criativas do Portugal Ventures, entre 2014 e 2016. Foi Membro do Conselho Científico da Fundação Marques da Silva até dezembro 2017. Foi distinguida em outubro de 2010 como Profissional do Ano pelo Rotary Club do Porto.
Na presente data: é membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto, desde fevereiro de 2014; é vereadora na Câmara Municipal do Porto, eleita nas listas do Partido Socialista, cargo que exerce a partir de 25 de outubro de 2017, sem pelouro; é membro do Conselho Fiscal da Fundação Casa da Música a partir de maio de 2018; é Consultora, em regime de profissão liberal, em organismos públicos e privados; tem sido palestrante convidada em várias prestigiadas instituições e tem publicado textos em edições da especialidade.


Fotografia do Dr. Paul Symington Paul Symington

Paul Douglas Symington nasceu no Porto em 1953, estudou na Universidade de Neuchâtel na Suíça e na Universidade de Westminster em Londres, tendo-se licenciado nesta última em Gestão.
Iniciou a sua vida profissional no setor da banca em Paris, tendo posteriormente trabalhado numa reconhecida cadeia retalhista britânica. Em 1979 voltou a Portugal para ingressar na empresa familiar de Vinho do Porto. Um ano mais tarde foi nomeado diretor e em 1988 integrou o conselho de administração da empresa. Foi Presidente do Conselho de Administração de 2003 a dezembro de 2018.
Desde 1999 é presidente da John E. Fells & Sons, um dos importadores principais de vinhos de qualidade no Reino Unido. É, também, presidente do comité de gestão da Primum Familiae Vini, uma associação internacional de famílias produtoras de vinho de destaque na Europa.
Foi vice-presidente da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) de 1990 a 1995 e foi membro do Conselho Consultivo no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto. É membro da Feitoria no Porto, da qual já foi Presidente em duas ocasiões e é membro da Confraria do Vinho do Porto. É também membro do Vintners Company em Londres.
Foi Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto entre 2013 e 2017.
Gere a sua vinha de 37 hectares, Quinta das Netas, no Alto Douro.
Paul Symington já recebeu várias distinções pelos serviços prestados ao Douro e ao Vinho do Porto: Ordem de Mérito — Grande-Oficial da Ordem de Mérito — Presidente de Portugal — 2015; Doutor Honoris Causa — UTAD — 2019; Prémio de Homenagem — Institute of Masters of Wine — 2019; Personalidade do Ano — Prémio Nacional de Agricultura — Ministro de Agricultura — 2018; Troféu Senhor do Vinho — Grandes Escolhas — 2018; Prémio de Homenagem — Revista de Vinhos — 2018; Decanter Man of the Year — 2012; Personalidade do Douro — Universidade de Vila Real/UTAD — 2012; Medalha de Mérito — Vila Nova de Gaia — 2013; Personalidade do Ano — WINE — Essência do Vinho — 2014; Presidente Honorário — IWSC — 2004.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2020-06-22 Página gerada em: 2023-01-29 às 06:37:55 Denúncias