Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Hoje é domingo
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > Preparação para uma Pandemia de Gripe na U.Porto

Recursos e Serviços

A melhor forma de nos prepararmos para uma Pandemia

Há uma percepção crescente de que existe uma ligação entre a preparação para uma pandemia de gripe e o controlo da gripe sazonal: de forma geral, o que é feito para uma pode, também, ser de grande utilidade para a outra.
Se desconhecemos a altura exacta em que ocorrerá uma pandemia e qual será a sua gravidade, sabemos, no entanto, que a gripe sazonal ocorre todos os anos, levando à morte de muitas pessoas; desde a gripe pandémica de 1918, já morreram mais pessoas por gripe sazonal do que naquela pandemia (estima-se que em cada ano, nos Estados Unidos da América, 5 a 20% da população contraia gripe, mais de 200.000 pessoas sejam hospitalizadas com complicações, e 36.000 morram).

Através da preparação para a pandemia, conseguiremos melhorar os mecanismos para controlar a gripe sazonal e, consequentemente, reduziremos o seu impacto, bem como o de outras infecções respiratórias.

Com o conhecimento que temos das formas de transmissão dos vírus da gripe, é provável que outras medidas de saúde pública relativas ao controlo da infecção sejam de grande utilidade perante uma pandemia. O estudo das pandemias de gripe do século passado aponta no sentido de que as medidas de controlo de infecção apenas são efectivas se estiverem totalmente implementadas precocemente.

Assim sendo, a adopção imediata dessas medidas deve constituir a base de prevenção para a gripe sazonal, permitindo estudar e aprimorar a sua efectividade e tornando-as imediatamente disponíveis no momento que uma pandemia possa surgir.

Se essa base for criada, medidas adicionais (como a vacinação, os antivirais e os equipamentos de protecção individual) poderão ser acrescentadas de acordo com a melhor evidência que for surgindo nestas matérias.
 
 

A gripe sazonal é uma doença que invariavelmente ocorre todos os anos, com impacto considerável a nível da mortalidade, da morbilidade e do absentismo e capacidade de produção. Controlar a gripe sazonal é o primeiro passo para sermos capazes de controlar uma eventual pandemia.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2010-03-18 Página gerada em: 2017-05-28 às 07:36:57