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Recursos e Serviços

Emissão do Cartão U.PORTO

O processo consiste em três passos, nomeadamente a realização de um pedido de cartão, o acompanhamento do estado do pedido e a recolha do exemplar produzido.

Passo 1 - Realizar pedido de cartão

  1. Autentique-se no Sistema de Informação;
  2. Aceda à sua página pessoal e escolha a opção lateral "Cartão U.PORTO"

    Passos Cartão U.PORTO 1
    Opção Cartão U.PORTO
  3. Conseguirá ver o estado de emissão do cartão e outras informações úteis;
  4. Clique no botão "Realizar pedido de cartão";

    Passos Cartão U.PORTO 1
    Pedir novo cartão
  5. Preencha o formulário e submeta o pedido.

    Passos Cartão U.PORTO 3
    Formulário do pedido de cartão

Solicitar 2.ª Via

Na eventualidade da perda, avaria, furto, roubo ou caducidade do Cartão U.PORTO, pode solicitar a emissão de uma 2.ª via através do Sistema de Informação.

Para tal, siga os passo indicados.

Suspender o Cartão U.PORTO atual (P.e. em caso de perda, avaria, furto ou roubo)

Suspender todos os serviços associados ao seu cartão.

Poderá suspender serviços centrais - p.e: serviços de ação social (SASUP) - na sua página pessoal do Cartão U.PORTO. Os serviços locais poderão ser cancelados junto da respetiva faculdade/escola/instituto gestoras das funcionalidades.

Solicitar 2.ª Via do Cartão U.PORTO

  1. Autentique-se no Sistema da Informação;
  2. Aceda à sua página pessoal e escolha a opção lateral “Cartão U.PORTO”;
  3. Clique no botão “Realizar pedido de cartão”;
  4. Personalize o seu cartão com os seguintes elementos:
    • N.º Mecanográfico (código de identificação interno da U.PORTO);
    • Nome a imprimir no cartão;
    • Fotografia (é utilizada a fotografia apresentada no Sistema da Informação);
    • Selecione o motivo que originou a necessidade de obter um novo exemplar.

Passo 2 - Acompanhar estado do pedido

Poderá acompanhar o estado do seu pedido na sua página pessoal do Cartão U.PORTO. O seu pedido poderá encontrar-se num dos seguintes estados:

  1. Aguarda pela importação de foto ou validação da mesma pela UO - O seu pedido de Cartão U.PORTO não possui uma foto associada. O estado do pedido só evoluirá no momento em que possuir uma foto válida no seu perfil SIGARRA. Se ainda não procedeu com a importação de uma foto para o seu perfil, execute esse procedimento. Se já procedeu com a importação de uma foto, aguarde que os serviços da sua Unidade Orgânica procedam com a respetiva validação. É expectável que a validação de uma foto ocorra em 24h após importação, pelo que se a sua foto não for validada durante esse período, deverá contactar os Serviços Académicos;
  2. Aguarda validação - O seu pedido aguarda validação por parte dos serviços centrais da Universidade;
  3. Aprovado - O seu pedido foi aprovado. Seguir-se-á a produção do exemplar;
  4. Recusado - O pedido pedido foi recusado. Verifique se reúne as condições necessárias para obter um Cartão U.PORTO. Se reúne as condições necessárias, o pedido poderá ter sido recusado pelo facto de não possuir uma foto no seu perfil SIGARRA. Proceda com a importação de uma foto para seu perfil, e uma vez validada pelos Serviços U.PORTO, poderá realizar um novo pedido de cartão;
  5. Cancelado - Procedeu com o cancelamento do pedido, ou o mesmo terá sido cancelado pelos serviços centrais da Universidade;
  6. Preparado para produção - A produção do seu cartão iniciar-se-á brevemente;
  7. Cartão em produção - O seu cartão encontra-se em produção, e será expedido num prazo expectável de 10 dias. Este prazo poderá expandir-se em determinados períodos do ano letivo (p.e. matrículas);
  8. Cartão produzido - Aguarde notificação para proceder com a recolha - O seu cartão foi produzido com êxito e deverá aguardar por uma notificação que indique que deverá proceder à recolha do exemplar. Se o cartão já se encontra em sua posse, e o pedido permanece com este estado, poderá proceder com a ativação self-service do exemplar, clicando no botão Já recebi este cartão e pretendo ativá-lo;
  9. Cartão disponível para entrega - O seu cartão foi produzido com êxito e encontra-se disponível para entrega. Se é um estudante de Mobilidade In, o Serviço de Relações Internacionais enviar-lhe-á uma notificação específica e personalizada - via email - com a indicação de que poderá proceder com a recolha do cartão;
  10. Concluído - O seu pedido foi concluído com êxito;
  11. Cartão revogado - Procedeu com a revogação irreversível do cartão associado ao pedido.

Passo 3 - Recolha do Cartão U.PORTO

O Cartão U.PORTO ficará disponível para recolha 10 dias (prazo expectável que poderá ser excedido, p.e. no início de cada semestre) após a conclusão dos procedimentos necessários para sua emissão. Nessa altura ser-lhe-á enviada uma notificação - via Sistema de Informação e por email - para que proceda com a recolha do seu cartão. Se é um estudante de Mobilidade In, o Serviço de Relações Internacionais enviar-lhe-á uma notificação específica e personalizada - via email - com a indicação de que poderá proceder com a recolha do cartão.

  • Se o cartão já se encontra em sua posse, e o pedido permanece com este estado, poderá proceder com a ativação self-service do exemplar na sua página pessoal do Cartão U.PORTO, clicando no botão Já recebi este cartão e pretendo ativá-lo.

Os locais de recolha dependem da sua Unidade Orgânica.

Locais de recolha

Faculdade de Arquitetura
Serviços Administrativos - Secção de Pessoal
Faculdade de Belas Artes
Serviços Administrativos - Secção de Estudantes
Faculdade de Ciências
Divisão Académica
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
Serviço de Suporte e Logística
Faculdade de Desporto
Divisão Académica
Faculdade de Direito
Serviços de Informática
Faculdade de Economia
Segurança - Portaria do Edifício Principal (Tel.: +351 225 571 100 | Ext.: 41 31)
Faculdade de Engenharia
InfoDesk - Edifício A, Piso 0, Entrada Principal (Tel.: +351 225 081 400 | 2.ª a 6.ª | 09:00 - 13:00 / 14:00 - 17:30)
Faculdade de Farmácia
Serviço de Gestão Académica e Expediente
Faculdade de Letras
  • Quiosque Universitário Santander FLUP (3.ª: 15:00 - 17:00 | 5.ª: 09:00 - 12:00)
  • Quando o Quiosque estiver encerrado, contactar o Balcão Santander Júlio Dinis (Rua Júlio Dinis 818, 4050-322 Porto | +351 226 075 400 | 2.ª a 6.ª | 08:30 - 15:00)
Faculdade de Medicina
Faculdade de Medicina Dentária
Unidade de Gestão Académica - Formação Inicial
Faculdade de Psicologia e de Ciênciasda Educação
Serviço Académico
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Expediente
Reitoria
Serviços de Ação Social
Serviço de Gestão e Administração
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