Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Recursos e Serviços > Recursos e Serviços da U.Porto - Publicações Periódicas: UPORTO

Recursos e Serviços

Publicações Periódicas da Universidade do Porto - UPORTO

Capa da Edição nº23 da revista UPorto
Edição nº23 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
A questão central debatida no dossier deste número é a de um possível retrato do "state of the art" da investigação na Universidade do Porto, através da consideração de alguns indicadores incontornáveis para a avaliação em números dos seus resultados, tais como a produção científica referenciada na ISI Web of Knowledge, com relevo para os "Highly Cited Papers", a participação de investigadores da U.Porto em redes, equipas e projetos internacionais, o número de patentes internacionais, ou o reconhecimento do mérito das unidades de investigação e/ou de investigadores da Universidade do Porto.
Capa da Edição nº22 da revista UPorto
Edição nº22 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
Destaca-se neste número o tema da internacionalização como vetor estratégico para o desenvolvimento da U.Porto, tal como o Reitor, José Marques dos Santos, o expõe no editorial, acentuando a importância da sua articulação com as janelas de oportunidade que a globalização proporciona à Universidade. No dossier, avaliam-se o âmbito e o grau de internacionalização da instituição, nos termos de uma prespetiva das novas vias de internacionalização abertas pelos acordos e parcerias celebrados entre universidades e unidades de investigação portuguesas e universidades estrangeiras de referência, com base na participação concreta e envolvimento da Universidade do Porto em cada um deles: com o MIT, com Carnegie Mellon e com a University of Texas Austin.
Capa da Edição nº21 da revista UPorto
Edição nº21 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
José Marques dos Santos, reitor recém-empossado, assina o primeiro editorial na UPORTO. Dirigindo-se aos antigos alunos, o novo reitor anuncia a "parceria ativa" que a Universidade pretende com eles estabelecer, salientando o importante papel que podem desempenhar no desenvolvimento da Universidade do Porto, nomeadamente na sua divulgação, valorização junto das entidades empregadoras e da sociedade em geral, no alargamento da cooperação com outras entidades, na participação das atividades e na utilização dos serviços da Universidade e também no seu apoio financeiro. Entrevistado na secção Perfil, José Marques dos Santos enumera os grandes desafios da nova equipa reitorial, nomeadamente "Exigência, avaliação, qualidade e cooperação" que dão título à entrevista. No dossier, vários antigos alunos, hoje notados escritores, falam do seu processo criativo. Nesta edição, surgem alguns exemplos de investigação em rede.
Capa da Edição nº20 da revista UPorto
Edição nº20 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
José Novais Barbosa assina neste número o seu último editorial (como reitor da Universidade do Porto) e nele recorda que a revista UPORTO foi assumida desde início como pedra angular do projeto de consolidação da interação regular entre a Universidade e os seus antigos alunos. Pede ainda a "entusiástica adesão de todos" ao "impulso" que a nova equipa reitoral vai liderar no sentido de uma maior "modernidade e uma maior notoriedade". O dossier procura os sinais da passagem dos estudantes nos cafés do Porto, com a colaboração de ilustres antigos alunos da Universidade. Ângelo de Sousa, artista plástico e professor catedrático das Belas Artes, é entrevistado por Bernardo Pinto de Almeida.
Capa da Edição nº19 da revista UPorto
Edição nº19 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
Na edição que assinala o Dia da Universidade de 2006, destaca-se o dossier de balanço dos dois mandatos do reitor José Novais Barbosa, concluídos em julho seguinte, que inclui uma entrevista e textos de opinião de personalidades da Universidade do Porto que acompanharam de perto cada uma das áreas sobre as quais escrevem. A edição inclui ainda uma entrevista a Dias da Fonseca, presidente da Casa da Música e antigo aluno da U.Porto, e um comentário de Emídio Gomes, professor do ICBAS e presidente da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto, ao Plano Tecnológico.
Capa da Edição nº18 da revista UPorto
Edição nº18 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
O dossier do número 18 é dedicado à alimentação aos problemas alimentares que mais afetam a população e reúne o contributo de investigadores das Faculdades de Ciências da Nutrição e Alimentação, de Desporto, Medicina e outros profissionais do sector. Henrique de Barros, responsável pelo Serviço de Higiene e Epidemiologia da FMUP, escreve sobre como prevenir contra a "gripe das aves". A secção Identidades relembra a obra de Fernando Lanhas, doutorado Honoris Causa pela Universidade do Porto. No editorial, o reitor escreve sobre novos produtos com marca U.Porto.
Capa da Edição nº17 da revista UPorto
Edição nº17 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
Esta edição da UPORTO recorda a obra e a pessoa de Fernando Távora, nome maior da designada escola de arquitetura do Porto, falecido dias antes da publicação desta edição. Na secção Perfil, o realizador de cinema João Botelho é entrevistado por Fernando Cabral Martins, crítico de cinema, escritor e ex-aluno da Universidade do Porto. Trabalhos envolvendo diversos investigadores da Universidade, de diferentes áreas científicas, servem de base ao Dossier sobre reabilitação urbana no Porto. No editorial, o reitor José Novais Barbosa reflete sobre os critérios subjacentes aos rankings, a pertinência e os efeitos destes.
Capa da Edição nº16 da revista UPorto
Edição nº16 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
Publicada durante o segundo encontro de reflexão estratégica "Porto Cidade Região", tema do editorial, nesta edição da UPORTO destacam-se a entrevista de Bernardo Pinto de Almeida a Alberto Carneiro, escultor, ex-professor na Faculdade de Arquitectura e Grande Prémio Tabaqueira de Arte Pública, e o Dossier sobre o aquecimento global com a participação dos investigadores da Universidade do Porto. A investigação no grupo de Química-Física da Faculdade de Farmácia e no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) constituem a secção Saber em Movimento.
Capa da Edição nº15 da revista UPorto
Edição nº15 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"No próximo dia 22 de Março, comemorar-se-á mais um Dia da Universidade, ao completarem-se 94 anos sobre a data da publicação do decreto com força de lei que criou a Universidade do Porto. Como instituição simultaneamente devotada à cultura e à procura de uma cada vez mais visível participação na vida da sua Cidade, decidiu associar à sessão solene que anualmente se vem realizando dois eventos a que atribui particular significado.
O primeiro consiste na atribuição do grau de doutor "honoris causa" a Agustina Bessa-Luís e a Eugénio de Andrade.(…) O segundo evento é a realização de uma exposição "A Universidade e a Cidade – O Património Edificado da U.Porto", cuja abertura está prevista para o mesmo dia 22 de Março, no piso de entrada do edifício da "Praça dos Leões", em que ainda funciona a Faculdade de Ciências.(…) Convidam-se os antigos alunos da Universidade e o público em geral a participar na sessão solene e a visitar a referida mostra, nesta data já próxima em que a Universidade vai abrir mais amplamente as suas portas - "abrir", não só em sentido figurado como em termos reais - à Cidade, esperando que esta iniciativa sirva adequadamente o objectivo sempre prosseguido de fortificar e consolidar o diálogo e a interacção com a comunidade envolvente." - (extracto do Editorial).
Capa da Edição nº14 da revista UPorto
Edição nº14 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"O valor do feminino
"Após décadas de crescimento da instituição científica, em paralelo com o correspondente desenvolvimento tecnológico e forte interacção dos dois com a organização social, chegámos, neste início do terceiro milénio, a uma situação por demais distócica e violenta. A Natureza foi cortada numa miríade de pequenas peças, e muitos trabalhadores da ciência têm uma perspectiva do mundo limitada..." - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº13 da revista UPorto
Edição nº13 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"A Universidade do Porto tem demonstrado, ao longo do tempo, uma especial predilecção por acarinhar as ideias e realizações que contribuam para a valorização cívica, cultural, arquitectónica, artística, científica e tecnológica da sua Cidade e da Região de que esta constitui o principal pólo. Não esquece que as origens da Academia radicam numa iniciativa tomada há mais de dois séculos pelos mais representativos cidadãos do Porto e, no actual período de manifesta recessão não só do comércio, mas, de um modo mais geral, das empresas locais, pretende colaborar activamente com as restantes instituições da envolvente na revitalização desta importantíssima parcela territorial.
A presente nota editorial da edição número 13 da UPORTO refere-se a uma dessas contribuições para a revitalização da Cidade. Pelo menos nas duas últimas décadas, tem a Universidade procurado manter a sua presença tanto quanto possível no Centro, preferindo o modelo de "universidade urbana", com as suas instalações disseminadas no tecido urbano, ao de "campus universitário". No entanto, nem sempre este desejo pôde ser integralmente satisfeito..." - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº12 da revista UPorto
Edição nº12 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"A Universidade do Porto acompanha, com muito interesse e carinho, a intervenção dos organismos que os estatutos da Universidade designam por «organismos autónomos prosseguindo fins específicos complementares da formação escolar, nos termos dos seus estatutos». Trata-se de instituições com fins culturais, de carácter desportivo ou de lazer que proporcionam uma evasão das actividades correntes, mais ou menos rotineiras, do dia-a-dia na Academia e, em simultâneo, criam condições para que possa ser adquirido o gosto pela adesão a um processo de valorização que deverá ter por objectivo final uma formação humana integral dos estudantes e outros universitários, envolvendo não só responsáveis pelas actividades destes organismos, como também os que simplesmente delas participam..." - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº11 da revista UPorto
Edição nº11 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"O número 11 da revista UPORTO é publicado num momento ainda marcado pela realização do "Encontro de Reflexão Prospectiva - Porto Cidade Região", nos passados dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, em que a Universidade do Porto - como entidade independente e livre na cultura do conhecimento, situada para além das divisões administrativas, mais ou menos artificiais e ultrapassadas pelo curso do tempo, das querelas conjunturais e da defesa de interesses de grupos de diversa índole - procurou abrir à comunidade envolvente a possibilidade de participar numa reflexão alargada sobre os problemas com que se debatem o Porto-Cidade e a sua Região..." - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº10 da revista UPorto
Edição nº10 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"Publica-se o décimo número da UPORTO quando se aproxima um novo ano que, na Universidade, se antevê de grande actividade, nomeadamente de carácter prospectivo e estratégico, em articulação com a entrada em vigor de disposições legais sobre governo e gestão das instituições e sobre estruturação de graus e cursos, de graduação e pós-graduação, incluindo educação continua. Os conteúdos finais dos textos legislativos, não são ainda conhecidos, esperando-se que não sejam excessivamente regulamentadores, de modo a facultarem a cada instituição a possibilidade de encontrar modelos adequados à sua cultura institucional e às especificidades..." - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº9 da revista UPorto
Edição nº9 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
"Quando se publica o presente número 9 da revista UPORTO são já conhecidos os dados relativos à 1ª fase do concurso nacional do acesso ao ensino superior, os quais constituem objecto de apreciação em artigo próprio, podendo um primeiro tratamento de âmbito geral ser também encontrado no endereço electrónico Acesso 2003. A divulgação destes dados suscita, pois, um breve comentários aos cortes nos numeri clausi que lesaram não só a Universidade do Porto como, acima de tudo, um significativo conjunto de estudantes bem classificados, impedidos de acederem às licenciaturas e faculdades em que justificadamente poderiam ter encontrado acolhimento." - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº8 da revista UPorto
Edição nº8 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
No Editorial da revista UPORTO do passado mês de março – relativamente ao que então constituía uma intenção do Ministério da Ciência e do Ensino Superior de rever os principais diplomas que enquadram o funcionamento das universidades e dos institutos politécnicos - manifestava algumas preocupações sobre o ambiente em que decorria a preparação desses diplomas e a discussão prévia do que poderia vir a ser o seu conteúdo. No momento atual, em que é distribuído o número 8 da revista, as preocupações acentuaram-se e estão mais fundamentadas, pois foi já votada em Assembleia da República a "Proposta de lei de bases de financiamento do ensino superior" e estão aprovadas pelo Governo as propostas de "Lei de bases da educação" e de "Lei de bases do regime jurídico de autonomia, organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino superior" - (extracto do editorial).
Capa da Edição nº7 da revista UPorto
Edição nº7 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
A publicação do nº 7 da revista UPORTO ocorre num momento de particular agitação nos meios universitários, face à ampla divulgação, por parte do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, do propósito de rever os principais diplomas que enquadram o funcionamento das universidades e dos institutos politécnicos.
Alertamos para os perigos da crítica fácil à atual fórmula de financiamento quando não se conhecem devidamente os pressupostos em que assenta, as potencialidades de adaptação que ainda apresenta e o alcance e significado dos parâmetros que contem.
Capa da Edição nº6 da revista UPorto
Edição nº6 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
No presente número da revista UPORTO, prossegue-se com a iniciativa de divulgação de notícias marcantes da vida da Universidade. Há que referir, a este propósito, textos como "Novo fôlego para a Matemática" nos novos edifícios dos Departamentos de Matemática Pura e Aplicada da Faculdade de Ciências, "Redefinir estratégias no Ensino Superior", "A UP na opinião dos empresários", "A UP e os desafios do futuro", "Promover e apoiar a propriedade industrial na UP", "Novo laboratório associado estuda mar e ambiente", "A aposta no desenvolvimento da educação contínua".
A UPORTO não esquece também a ligação da Universidade à Cidade, como comprova a inclusão de uma entrevista relacionada com o Metro do Porto - "O grande desafio do gestor e professor de Finanças" - e de um artigo sobre a Ponte Infante D. Henrique - "A voar como um pássaro de Gaia ao Porto" - nem os organismos autónomos complementares da formação escolar, com o texto "TUP: nova vida aos 53 anos".
Capa da Edição nº5 da revista UPorto
Edição nº5 da revista UPorto
( Disponível em PDF)
A revista UPORTO apresenta-se agora no seu quinto número, o primeiro do ano de 2002.
De entre os vários temas tratados, destaca-se o Dia da Universidade, a assinalar entre os dias 20 e 22 de março, sob o tema geral: "A Universidade do Porto na Relação Transfronteiriça".
Marques da Silva e Gomes Teixeira são duas figuras em destaque neste número.
A constituição do REQUIMTE, novo laboratório associado em que a Universidade do Porto tem uma participação importante, e a nossa presença, nomeadamente através do GEHVID - Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto, na preparação da candidatura do Douro Vinhateiro a património mundial completam este conjunto de notas.
Capa da Edição nº4 da revista UPorto
Edição nº4 da revista UPorto
O nº 4 da revista UPORTO foi publicado em Novembro de 2001. É um número subordinado ao tema "Ciência em diálogo com os cidadãos", com informação geral e específica alargada e com artigos de índole muito variada, onde não faltam referências à recente abertura do Jardim Botânico, ao sentido cívico da ciência, sua divulgação e sua interação com a sociedade.
É também um número cujo aparecimento coincide com o início de mais um ano letivo na nossa Universidade.
Capa da Edição nº3 da revista UPorto
Edição nº3 da revista UPorto
Com o aparecimento deste terceiro número, a revista UPORTO entra no segundo ano de publicação, dando voz à Associação dos Antigos Alunos, entretanto reconstituída.
A UPORTO procura prosseguir um esforço de divulgação de acontecimentos, personalidades e iniciativas importantes na vida da Universidade.
No ano em que a cidade do Porto assume o estatuto de Capital Europeia da Cultura, não poderia a UPORTO deixar de assinalar a participação da Universidade em tão importante conjunto de eventos.
Capa da Edição nº2 da revista UPorto
Edição nº2 da revista UPorto
Em Dezembro de 2000 foi publicado o segundo número da revista UPORTO, de distribuição gratuita a todos os antigos alunos, sócios da Associação. Este número associa-se à comemoração dos 175 anos de ensino médico no Porto.
Recorda-se o pedido de colaboração ativa de todos os antigos alunos da Universidade.
Capa da Edição nº1 da revista UPorto
Edição nº1 da revista UPorto
Em Março de 2000 foi lançada a revista UPORTO, de distribuição gratuita a todos os antigos alunos que se inscrevam como sócios da Associação.
Para envio de sugestões e inscrições na AAA-UP, pedimos o favor de contactarem:
  Associação de Antigos Alunos da Universidade do Porto
  E-mail: aaaup@reit.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2015-01-06 Página gerada em: 2018-02-21 às 23:10:41