Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Docentes e Estudantes da 1ª Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Humberto Pinto de Lima

Memória U.Porto

Docentes e Estudantes da Primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Humberto Pinto de Lima


Inexistência de fotografia de Humberto Pinto de Lima

[?]
Professor e Diplomata



Natural da freguesia de Santa Maria de Belém, Lisboa, Humberto Pinto de Lima licenciou-se em Ciências Histórico-Geográficas pela 1.ª Faculdade de Letras do Porto, a 1 de Novembro de 1924, com a classificação de 19 valores.

Embora proposto pelo Dr. Damião Peres para assistente interino do 4.º Grupo (Ciências Históricas) na instituição onde se formara, chegou a ser considerada a sua entrada para o quadro do 2.º Grupo (Filologia Românica), aquando da saída do Prof. José Freitas de Bragança. Contudo, em 1925, foi contratado para Assistente do 5.º Grupo (Ciências Geográficas), responsável pela regência das cadeiras de Geografia Política e Económica, Antropologia Geral e Arqueologia. Cerca de um ano após o anúncio oficial da extinção da Faculdade de Letras do Porto, em 1928, abandonou a carreira docente universitária em favor da carreira diplomática, tendo sido Cônsul-Geral, em Tânger (1960).

Participou na Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, através da qual publicou "A cerâmica predinástica". Foi um dos colaboradores da obra "História da Expansão Portuguesa no Mundo".
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2008)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-01-05 Página gerada em: 2021-10-25 às 03:24:21