Governação
Órgãos de Governo – 2001 a 2009
Conselho Administrativo
Composição
Eram membros do Conselho Administrativo da Universidade do Porto:
- O Reitor;
- Um Vice-reitor designado pelo Reitor;
- Um Funcionário, Docente ou não Docente, designado pelo Reitor;
- O Administrador;
- Um Estudante eleito pelos seus pares no Senado.
Competências
O Conselho Administrativo exercia a gestão administrativa, financeira e patrimonial da Universidade do Porto, nos termos da legislação em vigor competindo-lhe, no âmbito da gestão financeira e patrimonial:
- Elaborar o orçamento anual e assegurar a respetiva execução;
- Arrecadar e gerir as receitas e autorizar as despesas;
- Elaborar a conta de gerência;
- Gerir o património;
- Aceitar doações, heranças ou legados;
- Assegurar as condições necessárias ao exercício do controlo financeiro e orçamental pelas entidades legalmente competentes.
De acordo com os Estatutos e ouvido o Senado, o Conselho Administrativo podia delegar nos órgãos próprios das Faculdades, Unidades Orgânicas equivalentes ou outros estabelecimentos as competências consideradas necessárias a uma gestão mais eficiente.