Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Projetistas do Edifício da Reitoria - Alfredo Soares

Memória U.Porto

Edifício da Reitoria da U.Porto - Projetistas

Alfredo Soares

Sem fotografia disponível Alfredo Soares
1852-1889
Engenheiro



Alfredo Soares nasceu no Porto a 26 de outubro de 1852.

Aluno distinto da Academia Politécnica do Porto, diplomou-se em Engenharia Civil (1867-1872). Em 1868 e enquanto estudante da aula de Arquitetura na Academia Portuense de Belas Artes, participou na X Exposição Trienal dessa instituição com o projeto de um monumento dedicado a D. João I.

Alfredo Soares trabalhou na Direção da Construção dos Caminhos de Ferro do Minho-e-Douro e foi durante o exercício dessas funções que presidiu à construção da 4.ª secção da linha do Minho e desempenhou o cargo de engenheiro-chefe das construções.

Estação Ferroviária de Viana do Castelo / Viana do Castelo Railway StationEntre as suas obras destacam-se a Estação [ferroviária] de Vianna (1878-1882), depois nomeada Estação de Viana do Castelo, e cuja construção obrigou à demolição do Convento de S. Teotónio, dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho ou Crúzios, e ainda a Ponte Internacional sobre o rio Águeda, em coautoria com o engenheiro Augusto Luciano Simões de Carvalho, a qual foi executada pelas oficinas belgas de Braine-Le-Comte durante a década de oitenta do século XIX.

Em 1887, foi incumbido pelo Ministério das Obras Públicas de elaborar o anteprojeto da Academia Politécnica do Porto, que contemplava instalações para a Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Contudo, este trabalho ficou por concluir, devido à sua morte que ocorreu a 27 de junho de 1889, na cidade do Porto.
(Universidade do Porto Digital / Gestão de Documentação e Informação, 2017)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2018-11-19 Página gerada em: 2021-07-23 às 17:40:00