Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto - Carlos Caldas

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

Carlos Caldas


Fotografia de Carlos Caldas

Proposta: Faculdade de Medicina
Data: 17 de fevereiro de 2014


Carlos Manuel Simão da Silva Caldas nasceu em Oliveira de Frades a 26 de junho de 1960.
Cursou Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Portugal), tendo concluído a licenciatura em 1984, com a mais alta classificação. Anteriormente, durante o verão de 1983, trabalhou no Nottingham City Hospital (Inglaterra).
Entre 1985 e 1988 realizou o Internato Geral e o início do Internato de Especialidade em Medicina Interna no Hospital de Santa Maria, Lisboa (Portugal). De seguida, estagiou em Medicina Interna e Oncológica nos E.U.A., entre 1988 e 1991, na UT Southwestern Medical School (Dallas) e no John Hopkins Hospital and University (Baltimore). Em 1994 obteve o European Certification in Medical Oncology.
Carlos Caldas é professor of Cancer Medicine na University of Cambridge e Honorary Consultant Medical Oncologist do Addenbrooke’s Hospital (Cambridge, Inglaterra).

Este cientista de reputação internacional, especializado nas áreas da Biologia Molecular e da genética do cancro, é investigador principal em vários projetos e programas como o Cancer Research UK e o Medical Research Council e do Department of Health//National Cancer Research Institute, sendo atualmente Senior Group Leader in Cancer Research, no UK Cambridge Research Institute, onde dirige o Breast Cancer Research Unit.

É membro, desde 1996, do Specialist Register in General Medicine and Medical Oncology, do General Medical Council do Reino Unido.
Foi eleito Fellow do American College of Physicians (1999), do Royal College of Physicians (2002) e da Academy of Medical Sciences (2004). Foi Senior Research Fellow do Chester Beatty Laboratories, Institute of Cancer Research, Londres (1994-1996); Senior Clinical Research Associate, no Department of Oncology, University of Cambridge, Inglaterra (1996-2002); Principal Investigator do Cambridge Institute for Medical Research, School of Clinical Medicine, University of Cambridge (1998-2001) e Senior Investigator do Cancer Genomics Program, Hutchison /MRC Research Centre, School of Clinical Medicine, University of Cambridge (2001-2007). Foi conferencista na Fundação Calouste Gulbenkian e na Sociedade Portuguesa de Ciências Médicas e, por duas vezes, coordenador de painel da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

É autor de mais de uma centena de artigos científicos editados em publicações de prestígio, como as revistas New England Journal of Medicine, Nature Genetics, Cancer Research e Nature Medicine.

Colabora regularmente com os conselhos consultivos de diversas instituições científicas portuguesas, nomeadamente do IPATIMUP, do Centro de Investigação – IPO Porto e do GenMed – IMM (Lisboa).

Foi distinguido internacionalmente com o ASCO Merit Award 1994 (American Society for Clinical Oncology), o Benjamin Castleman Award 2002 e o Outstanding Achievement Award 2003/2004 (Addenbrooke’s Hospital, Camdridge University Teaching Hospitals Trust). Em Portugal foi condecorado pelo Presidente da República com o grau de oficial da Ordem Militar de Sant’Iago, em 2009, e, em 2014, com o título de doutor honoris causa pela Universidade do Porto por proposta da Faculdade de Medicina.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2014)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2022-05-12 Página gerada em: 2022-09-29 às 08:06:44 Denúncias