Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Doutores Honoris Causa pela U.Porto - Sydney Brenner

Memória U.Porto

Doutores Honoris Causa pela Universidade do Porto

Sydney Brenner


Fotografia de Sydney Brenner

Proposta: Universidade do Porto
Data: 30 de abril de 2003


Filho de emigrantes judeus da Europa de Leste, nasceu na cidade de Germiston, na África do Sul, a 13 de janeiro de 1927.
Em 1947 licenciou-se em Medicina e Ciências pela Universidade de Witwatersrand, em Johannesburg, e em 1952 viajou para Reino Unido, onde se doutorou no Laboratório de Física Química da Universidade de Oxford.

Em 1956 ingressou na Unidade do Medical Research Council do Cavendish Laboratory (Cambridge, Reino Unido), onde veio a dirigir os laboratórios de Biologia Molecular e de Genética Molecular. Em 1992, apesar de atingir a idade de reforma, continuou a trabalhar, designadamente como diretor do Instituto de Ciências Moleculares, em Berkeley, na Califórnia, que ele próprio instituiu em 1995, com o apoio da Philip Morris Company, e do qual se retirou em 2000.

No início da carreira trabalhou sobre genética molecular de bactérias e bacteriófagos. Com Jacob e Meselson descobriu o RNA mensageiro, que lhe valeu o Lasker Award, em 1971. Em parceira com Francis Crick, demonstrou que o código genético é composto por tripletos.
Na década de 60 começou a trabalhar no C. elegans (Caenorhabditis elegans), determinando este animal vermiforme como uma ferramenta indispensável à análise de processos biológicos complexos. Ao estudar os vertebrados, identificou o peixe Fugu como um modelo relevante para a análise genómica. Com este trabalho foi novamente premiado (Lasker Award).

Em 2001 foi nomeado Distinguished Professor pelo Salk Institute for Biological Studies, em La Jolla, Califórnia, e em 2002, juntamente com H. Robert Horvitz e John E. Sulston, obteve o Prémio Nobel em Fisiologia ou Medicina, pelas descobertas relacionadas com "a regulação genética do desenvolvimento dos órgãos e pela morte celular programada".

Pioneiro da genética e da biologia molecular, é autor de centenas de publicações, presidente-fundador do Okinawa Institute of Science and Technology Promotion Corporation (OIST P.C.), no Japão, e senior distinguished fellow do Crick-Jacobs Center for Theoretical and Computational Biology do Salk Institute, nos E.U.A.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2013)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2022-05-05 Página gerada em: 2024-09-24 às 01:33:29 Denúncias