![]() |
Proposta: Faculdade de Engenharia |
Arthur Edward Bergles nasceu em Rhinebeck, Nova Iorque, em 1935.
Fez a licenciatura, o mestrado (1958) e o doutoramento (1962) no Instituto de Tecnologia de Massachussets (M.I.T.), E.U.A.
Entre 1962 e 1969 lecionou e investigou no M.I.T., onde foi professor associado de Engenharia Mecânica, diretor do Laboratório de Projetos de Engenharia e diretor adjunto do Laboratório de Transferência de Calor.
Desta instituição transitou para o Instituto de Tecnologia da Georgia (Atlanta), na qualidade de professor catedrático de Engenharia Mecânica. Entre 1972 e 1983 foi professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Iowa (ISU), ao qual presidiu. Foi diretor do Laboratório de Transferência de Calor desse Departamento até 1986. Mais tarde, foi professor titular Clark and Crossan e diretor do Laboratório de Transferência de Calor do Instituto Politécnico Rensselaer (RPI). Entre 1989 e 1992 dirigiu a Escola de Engenharia no RPI.
Foi professor visitante no Instituto de Engenharia dos Processos de Hanover (1979-1980) na qualidade de vencedor do prémio de Investigador Sénior dos Estados Unidos (da Fundação Alexander von Humboldt da República Federal Alemã) e professor visitante na Universidade Técnica da Dinamarca. É doutor honoris causa pela Universidade do Porto desde 1998, por proposta da Faculdade de Engenharia. Foi, também, distinguido pela Rand Afrikaans University (África do Sul, 1999). É professor honorário da Beijing Polytechnic University (China, 2001).
Desempenhou variadas funções na indústria, tendo sido consultor governamental e consultor de empresas privadas. Prossegue a sua investigação nas áreas da transferência de calor, escoamentos bifásicos e transferência de calor na ebulição e na condensação, escoamentos laminares em tubos e arrefecimento de equipamentos microeletrónicas.
Proferiu centenas de comunicações, publicou mais de duas dezenas de livros e elaborou cerca de uma centena de relatórios técnicos. Proferiu inúmeras lições como professor convidado nos Estados Unidos e noutros países. Presidiu a comités da Divisão de Transferência de Calor da Associação Americana da Engenharia Mecânica (ASME), foi editor do Journal of Heat Transfer, presidente da Divisão de Transferência de Calor e, ainda, vice-presidente e presidente da ASME (1990-1991).
É membro honorário da União dos Engenheiros Mecânicos e Eletrotécnicos da Jugoslávia e membro da Associação Americana de Engenharia Química e da Academia de Engenharia dos Estados Unidos desde 1991 e 1992, respetivamente. Foi nomeado membro da Sociedade Polaca de Mecânica Teórica e Aplicada (1987), fellow da Associação Americana para o Avanço da Ciência (1988), do Centro Internacional para a Transferência de Calor e de Massa (1988) e da Associação Americana dos Engenheiros de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (1992).
A ASME elegeu-o fellow, atribui-lhe o "Prémio de Transferência de Calor" (1979) e o "Prémio por Serviços Distintos" (1984). A ISU nomeou-o professor distinto Anson Marston (1981) e concedeu-lhe o título de Investigador Distinto (1986). Foi também fellow da Associação Americana de Engenharia Eletrotécnica (1985), recebeu o "Prémio Lanune" (1987) e a medalha e certificado do Centenário (1993).
Foi-lhe atribuído o prémio "Ralph R. Teetor", da Associação de Engenharia Automóvel (1987), o prémio do "Cinquentenário da Divisão de Transferência de Calor", da ASME (1988), o prémio "Donald Q. Kern da AICHE" (1990), o prémio de Investigação e Educação da secção do Nordeste dos E.U.A. (1993), o prémio "Max Jakob" da AICHE/ASME (1995), o prémio por Serviços Distintos da ASFIP-AE (1996) e o "ITHERM 2002 Achievement Award".
Está registado como Professional Engineer no Commonwealth of Massachusetts e tem duas patentes.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2013)