![]() |
Proposta: Faculdade de Medicina |
Nasceu em Paris, a 15 de julho de 1909. Estudou na Universidade Paris-Sorbonne e licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina de Paris.
Entre 1956 e 1983 foi médico do Hospital de Necker e professor de Clínica Nefrológica, em Paris. Ao mesmo tempo, dirigiu o Laboratório de Investigações do I.N.S.E.R.M., de estudo das doenças do rim, e o Laboratório dedicado à imunologia do enxerto – L.A. 122 do C.N.R.S.
Jean Hamburger presidiu à Sociedade Internacional de Nefrologia (1960-1963) e à Sociedade Internacional de Transplantação (1968-1970), foi fundador e vice-presidente da Fundação para a Investigação Médica Francesa e presidente do Conselho de Administração do Palácio da Descoberta.
Criou o conceito de reanimação médica, uma nova disciplina enunciada no seu livro "Techniques de reanimation médicale et de controle de l’equilibre humoral en medicine d’urgence" (1954). Trouxe novos dados sobre o funcionamento do rim saudável e as doenças do rim. Dirigiu a equipa que criou o primeiro rim artificial francês. Tornou públicos o primeiro caso mundial de transplantação renal entre não-gémeos com tolerância prolongada (1953), um dos primeiros casos de transplantação renal com sucesso realizada entre falsos gémeos (1959) e o primeiro sucesso mundial de transplantação entre não–gémeos (1962) com um recetador de perfeita saúde.
Em 1971, publicou a obra "La transplantation renale, theorie et pratique" e instituiu um laboratório de imunologia, onde foram descobertos novos mediadores da imunidade, a hormona tímica circulatória e novos factos relativos à diabetes e às doenças autoimunes.
Foi membro honorário da Academia Nacional de Medicina da Argentina, da Academia Real da Bélgica, da Academia de Medicina do México, da Academia das Ciências da Polónia, "fellow" do Royal College of Physicians de Londres, do Royal College of Physicians de Edimburgo; membro de honra do Collège Royal des Médecins et des Chirurgiens do Canadá, do American College of Physicians e da Royal Society of Medicine (Londres); e, ainda, membro da Academia Francesa, da Academia Nacional de Medicina e vice-presidente da Academia das Ciências.
Foi agraciado com os títulos de membro do Conselho da Ordem Nacional da Legião de Honra, de Comendador da Ordem das Artes e das Letras, de Grão-oficial da Ordem Nacional do Mérito e de doutor honoris causa pelas universidades de Atenas, de Buenos Aires, de Edimburgo, de Genebra, de Lovaina, de Lund, de Liège, de Montreal e do Porto (proposto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1990). Obteve o grande prémio da National Kidney Foundation (E.U.A.) e o prémio "John Peters", da American Society of Nephrology.
Jean Hamburger legou uma vasta e premiada obra literária. Foi autor, entre outras obras, do best-seller "La Puissance et la Fragilité" (editado em 1972 e reeditado em 1990), traduzido em 16 línguas e galardoado com o prémio "Fémina-Vacaresco". Escreveu a "Introduction au langage de la médicine" (1982) e dirigiu o "Dicionnnaire de Medicine" (1989).
Morreu em 1 de fevereiro de 1992.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2013)