Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Reitores da U.Porto: Armando de Araújo Martins Campos e Matos

Memória U.Porto

Reitores da Universidade do Porto


Armando de Araújo Martins Campos e Matos
14.º Reitor (1978-1981)

Retrato da autoria de Júlio Resende
Retrato de Armando de Araújo Martins Campos e Matos, 14.º Reitor / Portrait of Armando de Araújo Martins Campos e Matos, 14th Rector

Resumo biográfico

Nasceu a 5 de novembro de 1919 em Fafe e faleceu no Porto em 11 de julho de 1990.

Licenciou-se em Engenharia Civil, em 1942, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Depois de cumprido o serviço militar, iniciou a sua atividade profissional de engenheiro e também a carreira docente na faculdade onde se licenciou. Doutorou-se em Engenharia Civil pela mesma Faculdade de Engenharia em 1951. Como profissional, foi engenheiro de pontes, de reservatórios e de vários edifícios e construções industriais. Como docente, lecionou as cadeiras de Resistência de Materiais, Elementos de Estabilidade, Mecânica dos Solos e Construções e Instalações Industriais. Durante algum tempo, com início em 1957, interrompeu a docência para exercer o cargo de Inspetor Superior das Obras Públicas e Comunicações. Foi professor catedrático desde 1959 até atingir o limite de idade em 5 de novembro de 1989. Foi diretor da Faculdade de Engenharia entre 1971 e 1973.

Foi reitor da Universidade por nomeação ministerial, tendo tomado posse em 30 de maio de 1978. Durante o seu reitorado foram dados passos importantes para acrescento das unidades orgânicas, tendo sido criadas as faculdades de Arquitectura e de Psicologia e Ciências da Educação. Foi também criado o Grupo Coordenador das Instalações da Universidade do Porto, responsável pelo levantamento da situação e das necessidades de obras a promover nas instalações escolares, apresentados em diversos relatórios e programas de construções ao longo de 1981. Foram ainda implementados novos diplomas legais que regulamentaram as regras de gestão democrática do ensino superior, a carreira docente universitária, as alterações orgânicas e administrativas nas universidades, o aumento dos quadros de pessoal, a criação de departamentos anexos às escolas e as novas competências dos reitores. Quando completou três anos de exercício do cargo de reitor, pediu a exoneração que lhe foi concedida com efeitos a partir de 1 de agosto de 1981. O Ministro entendeu conceder-lhe louvor oficial por razões de "zelo, lealdade e dedicação".

ALVES, Luís Alberto Marques; ARAÚJO, Francisco – Campos e Matos, in “Os Reitores da Universidade do Porto 1911-2011”. Porto, U.Porto / Fundação Engenheiro António de Almeida, 2011, p.231.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-01-08 Página gerada em: 2024-04-24 às 19:39:36 Denúncias