Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Galeria de Retratos do Salão Nobre - José Pedro Teixeira

Memória U.Porto

Salão Nobre da Universidade do Porto - Galeria de Retratos


José Pedro Teixeira
Matemático e professor

Retrato da autoria de Júlio Ramos
Retrato de José Pedro Teixeira, pintado por Júlio Ramos / Portrait of José Pedro Teixeira, painted by Júlio Ramos

Biografia de José Pedro Teixeira (1857-1925)

José Pedro Teixeira nasceu em Condeixa, concelho de Coimbra, a 13 de julho de 1857.
Frequentou a Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra, onde apresentou no Ato de Conclusões Magnas uma dissertação intitulada "Estudo sobre Funções Duplamente Periódicas de Primeira e Segunda Espécia" (editada em 1888).

Já doutor em Ciências Matemáticas pela Universidade de Coimbra, concorreu, em 1889, a um lugar na Secção de Matemática da Academia Politécnica do Porto, tendo apresentado a concurso a dissertação "Estudo Sobre Funções Duplamente Periódicas de Terceira Espécie".
Em 1891 foi nomeado lente substituto da Academia Politécnica do Porto por decreto de 21 de fevereiro e carta régia de 28 de fevereiro de 1892, tendo tomado posse a 26 de fevereiro de 1891. Em simultâneo, assegurou a docência da disciplina de Matemática e prosseguiu a carreira de investigação. Após a criação da cadeira de Tecnologia Industrial, no curso de Engenharia Industrial, em 1897, José Pedro Teixeira assumiu, também, a regência desta disciplina (a 17.ª) entre 1898 e 1911. Em 1898 foi nomeado lente proprietário por decreto de 7 de janeiro.

Com a criação da Universidade do Porto em 1911, José Pedro Teixeira passou a lecionar no 2.º grupo – Mecânica e Astronomia, 1.ª Secção – Matemática, da Faculdade de Ciências, tendo-se tornado lente proprietário da cadeira de Física Matemática. Entre 1911 e 1915 ministrou a cadeira de Eletricidade Aplicada – Eletrotecnia, no curso de Engenheiros Industriais da Escola de Engenharia anexa à Faculdade de Ciências.

José Pedro Teixeira publicou numerosos trabalhos científicos sobre Matemática e Eletrotecnia em periódicos como o "Jornal de Ciências Matemáticas e Astronómicas", os "Anais Científicos da Academia Politécnica do Porto", o "Jornal de Ciências Matemáticas Físicas e Naturais" e a "Revista dos Estudantes da Universidade do Porto".

Foi admitido como sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa em 1895 e participou em congressos da Associação Luso-Espanhola para o Progresso das Ciências, nomeadamente no Porto, em 1921, e em Salamanca, dois anos mais tarde, onde apresentou comunicações na área da Matemática.

Faleceu em Condeixa a 24 de agosto de 1925.

Universidade Digital / Gestão de Informação, 2012. Revisão científica de Jorge Fernandes Alves (FLUP)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-07-07 Página gerada em: 2018-11-16 às 16:31:20