Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: José Carlos Príncipe

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

José Carlos Príncipe

Fotografia de José Carlos Príncipe José Carlos Príncipe
1950-
Professor e investigador



José Carlos dos Santos Carvalho Príncipe nasceu no Porto a 13 de Abril de 1950.

Frequentou o curso de Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1972), na sequência do qual fez, na mesma área, o mestrado (1974) e o doutoramento (1979), ambos com bolsas de estudo, na Electrical Engineering, University of Florida, Gainesville.

Universidade da Florida, GainesvilleEntre 1974 e 1976 foi assistente do Curso de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Aveiro, tendo passado, depois, a Professor Associado, em 1980, e a Professor Agregado, em 1985.

Entretanto, na Electrical Engineering, University of Florida, foi Reserch Assistent do EEG Laboratory (1976-1979), Post Graduate Fellow (1979-1980) e Visiting Professor de Engenharia Eletrotécnica (1985-1986).

Logotipo da CNELNa mesma universidade americana desempenhou funções como Associate Professor de Engenharia Eletrotécnica (1987-1993) e, depois, de Professor (1993). Em 1991 fundou e assumiu a direção do Computational NeuroEngineering Laboratory e desde 1995 que é BellSouth Professor.

Apesar de residir nos EUA mantém fortes relações com o Porto e a sua universidade, uma vez que coordena a Comissão Internacional de Acompanhamento Científico do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto) e é Professor Catedrático Convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Foi também co-fundador da NeuroDimension e é presidente da International Neural Network Society, membro do IEEE e do American Institute for Medical and Biological Engineering (AIMBE).

Logotipo da IEEEAs teorias dos sistemas adaptativos, a neuroengenharia, a dinâmica não-linear e a aprendizagem automática constituem as suas principais áreas de interesse.

A sua carreira científica tem sido reconhecida nacional e internacionalmente ao longo dos anos através da atribuição de numerosos prémios e distinções, entre os quais se podem destacar o Prémio de Inovação e Criatividade da Associação Industrial Portuguesa (1991), a Laurea Honoris Causa em Engenharia Eletrotécnica, concedida pela Università Mediterrânea, e o "2007 IEEE Engineering in Medicine and Biology Society Carrer Achievement Award", atribuído anualmente na área da Engenharia Biomédica pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), instituição esta fundada em 1884 e que conta com 370 mil membros, o que faz dela a maior sociedade técnica do mundo.

José Carlos Príncipe é considerado um dos líderes mundiais na área da Neuroengenharia Computacional e conta também no seu palmarés com cinco patentes (tem mais sete submetidas para aprovação), com a autoria de sete livros (quatro deles editados), de 14 capítulos de livros em publicações especializadas e mais de uma centena de artigos editados em revistas, com a participação em mais de duzentas conferências e a presença em júris de cerca de cinquenta doutoramentos e mais de sessenta mestrados.

É casado e tem duas filhas.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-28 Página gerada em: 2019-01-23 às 18:36:55