Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Manuel Correia Fernandes

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Manuel Correia Fernandes

Desenho de Manuel Correia Fernandes / Drawing of Manuel Correia Fernandes Manuel Correia Fernandes
1941-
Arquiteto e professor universitário



Desenho da Casa de Moledo da família Correia Fernandes / Drawing of the house of family Correia Fernandes (Moledo)Manuel Correia Fernandes nasceu em Espinho em 1941.
Nos anos cinquenta dividiu a sua vida entre Vinhais e Santo Tirso.
Em 1966 licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e iniciou o exercício da profissão de arquiteto, em regime livre e estabelecendo um atelier de arquitetura que, em 1999, se converteu na sociedade "Manuel Correia Fernandes, Arquitecto & Associados, Lda.". Da sociedade faziam parte a designer Ana Maria Tavares Cunha Fernandes, o economista Simão Cunha Fernandes e o arquiteto André Cunha Fernandes.

Entre 1969 e 1971 exerceu a atividade de arquiteto militar em Angola.

Capa do Livro de Correia Fernandes, editado pela FAUP / Book cover of Correia Fernandes, edited by FAUPEm 1972 começou a lecionar na ESBAP, passando, depois, para a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde leccionou até 2009. Nestas escolas foi membro e presidente eleito dos conselhos Diretivo, Científico e Pedagógico e da Assembleia de Representantes. Dirigiu o Curso de Mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, foi professor de cursos de mestrado nas Faculdades de Engenharia e de Economia e, ainda, membro da Assembleia do Senado da U.Porto.

Manuel Correia Fernandes foi coordenador dos Cursos de Verão da Associação das Universidades da Região Norte (AURN) e membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração da Sociedade Porto 2001 (até Novembro de 1999), tendo sido responsável pelo Programa de Revitalização e Requalificação Urbana da Baixa do Porto. Foi dirigente da Associação e da Ordem dos Arquitectos Portugueses, e Presidente do Conselho Nacional de Disciplina desta instituição.

Fotografia da Cooperativa de Aldoar, 1ª fase, Porto / Photo of Aldoar Cooperative, Phase 1, PortoEntre os seus inúmeros trabalhos podem salientar-se o conjunto habitacional cooperativo de Aldoar, que integra três cooperativas de habitação construídas em três épocas distintas, entre 1979 e 1996, a Cooperativa Habitacional Nova Ramalde, a Cooperativa de Habitação Económica do Ilhéu, em Campanhã, todas no Porto; e o conjunto habitacional de Telheiras, em Matosinhos.

Fotografia da Casa do escultor Carlos Barreira, Paredes / Photo of the house of sculptor Carlos Barreira, ParedesÉ consultor e perito em organismos e instituições públicas e privadas, autor de diversos trabalhos publicados em livros, jornais e revistas da especialidade e colaborador regular da imprensa diária, designadamente no "Jornal de Notícias".
Com frequência, participa em conferências, debates e exposições, no país e no estrangeiro, e é vereador socialista da Câmara Municipal do Porto.
Recebeu vários galardões e altas distinções, como, por exemplo, o Prémio Nacional de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1987, e o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública, em 2005.

Na tarde do dia 27 de Maio de 2010, já na qualidade de professor catedrático aposentado, Manuel Correia Fernandes deu a sua última aula, intitulada "Viagem", a qual teve lugar no Auditório Fernando Távora da FAUP. Numa sala repleta de alunos, colegas e amigos, como o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, descreveu muitas das suas viagens e digressões por Portugal e pelo mundo, que contribuíram decisivamente para a sua formação como arquiteto.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2010)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-28 Página gerada em: 2019-01-23 às 18:35:18