Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: David Moreira da Silva

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

David Moreira da Silva

Fotografia de David Moreira da Silva David Moreira da Silva
1909-2002
Arquiteto e urbanista



Fotografia do edifício da Cooperativa dos Pedreiros, PortoDavid Moreira da Silva nasceu a 21 de Fevereiro de 1909 em S. Salvador de Moreira, na Maia. Era filho de José Moreira da Silva, construtor civil e co-fundador da Cooperativa dos Pedreiros Portuenses, e de Lucinda Alves da Silva.
Em 1921 inscreveu-se no curso preparatório da Escola de Belas Artes do Porto, para depois frequentar o Curso Especial de Arquitetura, que concluiu em 1929.

Após finalizar o curso partiu para o estrangeiro. Estagiou no atelier de Laloux-Lemaresquier entre 1931 e 1934, onde preparou a admissão à Escola de Belas Artes de Paris.
Em 1934, foi bolseiro da Junta de Educação Nacional e do Instituto para a Alta Cultura. Nos anos seguintes, frequentou a Escola de Belas Artes de Paris (1934-1939) e o Instituto de Urbanismo de Paris (1935-1939), nos quais terminou, em 1939, os cursos de Arquitetura e de Urbanismo, com a obtenção do Diploma de Estudos Especiais de Urbanismo e do título de Arquiteto Diplomado pelo Governo Francês.
Durante a estadia em Paris, foi aluno de grandes mestres, como os arquitetos Charles Lemaresquier (1870-1972), Louis Bonnier (1856-1946) e do arquiteto urbanista Jacques Gréber (1882-1962), autor dos planos dos jardins da Casa de Serralves.

De volta a Portugal, integrou o corpo docente da ESBAP. Nesta Escola lecionou a 16.ª cadeira, entre Janeiro de 1946 e Dezembro de 1957. Foi professor interino do Grupo de Urbanologia e, em 1962, ascendeu a Professor Agregado, depois da realização de concurso de provas públicas com a apresentação do Plano Parcial de Urbanização para Nevogilde.

Fotografia de um edifício de David Moreira da SilvaDavid Moreira da Silva partilhou a vida e o trabalho com Maria José Marques da Silva, que conhecera no círculo de trabalho do arquiteto Marques de Silva e com quem casou em 1943.

O casal viveu em Angola, onde David participou na criação do pioneiro anteplano de urbanização da cidade de Luanda, juntamente com o urbanista Etienne de Gröer e no seguimento de uma colaboração idêntica no anteplano de urbanização de Coimbra. No âmbito do urbanismo, concebeu os anteplanos de urbanização de várias cidades e vilas, entre as quais Aveiro, Barcelos, Moledo, Paredes, Matosinhos, Valongo, Guimarães, Chaves e Águeda.

Fotografia de um edifício de David Moreira da SilvaMuitos dos seus trabalhos, tanto urbanísticos como arquitetónicos, tiveram a colaboração da sua companheira. De entre os projetos de arquitetura de ambos, avultam o Palácio do Comércio (1944-1946), no quarteirão das ruas Sá da Bandeira, Fernandes Tomás, Bolhão e Firmeza, no Porto, construído para o industrial Delfim Ferreira, edifício misto de habitação e comércio Arte Déco, com a frontaria coroada por pérgolas, lettering e uma escultura de Henrique Moreira; o Prédio de Rendimento "Trabalho e Reforma" (1949-1953), com escultura do pedreiro da autoria de Lagoa Henriques, na Rua Nossa Senhora de Fátima, no Porto; a Torre Miradouro da Cooperativa dos Pedreiros (1963-1969), na Rua da Alegria, também no Porto; o adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o seu remate, na Praça Marquês de Pombal, Porto, e a finalização de obras de Marques da Silva após a sua morte, em 1947 (novo edifício da Sociedade Martins Sarmento, Mercado Municipal, no Santuário da Penha e Igreja de S. Torcato, em Guimarães, para além do prédio da Rua Barjona de Freitas, em Barcelos).
Foi nesta última terra, Barcelos, que, nos anos 70 e 80, o casal também se dedicou à produção agrícola.

David Moreira da Silva - urbanista, arquiteto, professor e membro honorário da Sociedade Martins Sarmento - faleceu em 2002.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2009)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-27 Página gerada em: 2018-12-18 às 17:57:54