Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: João Queiroz

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

João Queiroz

Fotografia de João Queiroz / Photografy of João Queiroz João Queiroz
1892-1982
Arquiteto e militar



Cine Teatro Olympia na Rua Passos Manuel - PortoJoão Marcelino Queiroz nasceu no Porto a 23 de Junho de 1892. Era filho de Abílio de Sequeira Pinto Queiroz e de Branca Laura Pimentel de Lima Queiroz.

Em 1911 matriculou-se no Curso Preparatório de Desenho da Escola de Belas Artes do Porto, tendo depois ingressado no curso de Arquitetura, na mesma escola.

Em 1926 obteve o diploma de Arquiteto, depois de ter trabalhado durante dois anos na Direção Geral dos Edifícios e Monumentos do Norte.

A vontade de estudar, de se valorizar, acompanhou-o ao longo da vida; muitos anos depois da licenciatura em Arquitetura, em 1945, quando contava já com 52 anos de idade, matriculou-se no curso de Urbanologia criado nesse mesmo ano.

Durante a I Guerra Mundial (1914-1918) foi mobilizado e entrou na Escola de Guerra, tendo prestado serviço no Quartel-General e no Hospital Militar, passando depois à reserva. Por ocasião da 2.ª Grande Guerra, durante os anos 40, foi novamente incorporado, tendo-se reformado no ativo.

Café Majestic Rua de S. Catarina - PortoO seu primeiro projeto consistiu num prédio racionalista localizado na Rua de Santa Catarina, no Porto, que criou para o seu pai, e onde, aliás, instalou o seu atelier. Nesse espaço, trabalhou sempre sozinho, mesmo quando as encomendas aumentaram nos anos 40, riscando muitas obras para o Porto como o Cine Teatro Olímpia, o Cinema Trindade, o popular Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, em estilo Arte Nova (inaugurado em 1921 com o nome de Café Elite e que recebeu o nome atual em 1922), as moradias geminadas na Avenida Castelo Branco (já desaparecidas), muitas casas filiadas na arquitetura de Raul Lino, como a Casa no nº 65 da Rua António Aroso e a habitação própria no n.º 315 da Rua António Patrício. Foi, também, autor de um projeto, não concretizado, para o Coliseu do Porto.

Capela de S. António - S. João da MadeiraFora da cidade edificou a Capela de Santo António, em S. João da Madeira (inaugurada em 1935), e a Escola Primária da Meadela.

Foi também co-proprietário da Casa de Sant’Ana, uma loja portuense de artigos decorativos regionais.

O Capitão Queiroz, como era conhecido, morreu a 25 de Fevereiro de 1982, aos 90 anos de idade.

No dia 18 de maio de 2015 os herdeiros do arquiteto João Queiroz doaram, formalmente, a sua biblioteca e acervo documental à Fundação Instituto Marques da Silva. Neste evento, que decorreu no Café Majestic, além da assinatura do contrato de doação houve uma intervenção do seu sobrinho-neto, Alexandre Alves Costa, intitulada João Queiroz, um, Arquiteto tranquilo.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2009)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-01-21 Página gerada em: 2019-01-23 às 10:27:15