Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Docentes e Estudantes da 1ª Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Hernâni António Cidade

Memória U.Porto

Docentes e Estudantes da Primeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Hernâni António Cidade


Fotografia de Hernâni António Cidade

1887-1975
Professor Universitário e Escritor



Natural de uma família humilde do Redondo, Hernâni Cidade nasceu a 7 de Fevereiro de 1887 e fez os estudos preparatórios no Seminário de Évora, mais acessível ao orçamento familiar e possibilitando o ingresso no sacerdócio. Porém, o despertar de novos interesses durante a sua formação académica fê-lo declinar um convite para prosseguir estudos superiores na Universidade Gregoriana de Roma.

Com o objetivo de se habilitar ao magistério secundário, frequentando o Curso Superior de Letras, deslocou-se para Lisboa, onde custeou os seus estudos como perfeito no Colégio Calipolense e explicador particular. Terminando o curso, iniciou a carreira de docente liceal como professor supranumerário do Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Professor efetivo no Liceu de Leiria a partir de 9 de Novembro de 1914, aqui ministrou as disciplinas de Língua e Literatura Portuguesa.

Com a entrada de Portugal na 1.ª Guerra Mundial, em 1916, foi mobilizado para o Corpo Expedicionário Português e enviado como Comandante de Pelotão para a frente da batalha, na Flandres, onde revelou, em várias ocasiões, a sua bravura no resgate de soldados de ambas as forças em combate. Na Batalha de La Lys, a 9 de Abril de 1918, foi feito prisioneiro pelas forças alemãs, tendo permanecido cerca de nove meses sob o seu jugo, em condições degradantes. O contacto com outros intelectuais e culturas durante este período despertou em Hernâni Cidade o desejo de seguir uma carreira académica numa Faculdade de Letras.

De regresso ao país no final da Guerra, pôde concretizar o seu desejo graças ao convite que lhe foi formulado para lecionar na recém-criada Faculdade de Letras do Porto, onde ingressou como Professor Contratado do 2.º Grupo (Filologia Românica), em 1919. Cumprido os dois anos regulamentares nesta categoria, foi nomeado Professor Ordinário pelo Governo e, mais tarde, ao abrigo do disposto no Estatuto da Instrução Universitária, de 1926, ascendeu à categoria de Professor Catedrático. Regeu as cadeiras de Língua e Literatura Francesa, Língua e Literatura Portuguesa, Gramática Comparada das Línguas Românicas, História da Literatura Italiana, Filologia Românica, Filologia Portuguesa e História da Literatura Portuguesa. Além de o Conselho Escolar lhe ter outorgado o grau de Doutor em Letras – Filologia Românica, a 19 de Abril de 1926, foi, ainda, eleito como Secretário da última equipa diretiva da instituição (1930-1931).

Após o anúncio oficial de extinção da Faculdade de Letras do Porto, pelo Decreto n.º 15 365, de 12 de Abril de 1928, e durante o período que antecedeu o seu encerramento efetivo, em 1931, lecionou no Liceu Rodrigues de Freitas, também no Porto. Neste mesmo ano, transitou para os quadros da Faculdade de Letras de Lisboa, após aprovação em concurso público com a dissertação "Obra poética de José Anastácio da Cunha".

Participou em alguns movimentos de oposição ao regime até meados da década de 1930, mas viu-se obrigado a abandoná-los depois de ter sido ameaçado de expulsão da Universidade de Lisboa.

Até à sua jubilação como Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, em 1957, dedicou-se a uma extensa produção cultural e científica nos domínios da Literatura e da Cultura Portuguesa, ministrando cursos e participando em conferências em diversas universidades brasileiras, espanholas, francesas e inglesas. Esta prestigiada ação cultural foi interrompida pelo seu falecimento, em Évora, a 2 de Janeiro de 1975.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2008)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-06-21 Página gerada em: 2017-06-26 às 09:40:11