Saltar para:
This Page in English   A Ajuda Contextual não se encontra disponível   
Você está em: TIC > Gestão de Informação > Gestão de Informação - Arquivo
Autenticação




Gestão de Informação

Arquivo

A documentação conservada pelo Arquivo procede, na sua esmagadora maioria, das atividades desenvolvidas pela Reitoria da U.Porto ao longo da sua existência. O património informacional produzido e acumulado durante as últimas décadas é extenso e diversificado, refletindo uma estrutura orgânica progressivamente complexa e multifacetada, constituída por inúmeros Serviços e Unidades que desempenham uma grande multiplicidade de funções.

O período anterior a 1974 é parco em informação, o que se deve ao incêndio que, a 20 de Abril desse ano, devastou grande parte do edifício da Praça Gomes Teixeira, onde, desde sempre, estivera instalada a Reitoria. Os documentos que ficaram a salvo constituem uma parcela diminuta do que terão sido os arquivos da Universidade, praticamente circunscrevendo-se a informação de natureza académica.

No conjunto conservado pelo Arquivo destaca-se a informação produzida pelos serviços académicos até 1987. Durante este ano teve lugar a descentralização de funções académicas nas diversas Faculdades, as quais até então se concentravam na Reitoria da Universidade. Deste modo se interrompeu a produção de determinados tipos e conteúdos informacionais, que passaram a ser da competência das Unidades Orgânicas.

Pelo seu volume e diversidade de formatos, salienta-se, também, a informação gerada pelo serviço que tem a seu cargo as obras de construção e de beneficiação do património imóvel. São milhares os projetos e processos de obras arquivados, parte dos quais também se encontra disponível em formato digital.

A este património acrescem, ainda, séries informacionais geradas pelos serviços de gestão patrimonial e administração financeira, de recursos humanos e expediente e de relações com países estrangeiros (SRI e CPLLA), para além da intensa produção dimanada dos órgãos de gestão, como o Senado Universitário, a Assembleia da Universidade e o Conselho Administrativo.

Embora maioritariamente analógicos, os suportes de informação tendem a ser, de forma progressiva, digitais, nomeadamente em resultado de algumas operações de transferência de suporte. Projetos de Instalações, Processos de Obras, Atas de Reuniões de órgãos de governo e outra informação cujo suporte original é o papel, podem, hoje, ser consultados no Arquivo Digital da U.Porto.

Os serviços prestados no âmbito da utilização do Arquivo incluem a consulta, o empréstimo e a reprodução de informação, para além da sua pesquisa, sobretudo quando a sua localização não é imediata devido à ausência de elementos precisos para a situar organicamente.

O apoio técnico às transferências de documentação produzida e recebida pela Reitoria da Universidade do Porto constitui outro dos serviços regularmente prestados.

A consultoria prestada aos Serviços/Unidades da Reitoria e a outras Unidades da U.Porto materializa-se no apoio técnico e na emissão de pareceres sobre matéria diversificada, na qual, no entanto, sobressaem a avaliação e a seleção de informação.

Arquivo Físico
Arquivo Digital
 

 

Opções
Página gerada em: 2020-10-31 às 07:41:49 Última actualização: 2012-12-28