Saltar para:
Logótipo SIGARRA U.Porto
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Você está em: U. Porto > Memória U.Porto > Antigos Estudantes Ilustres U.Porto: Luís Archer

Memória U.Porto

Antigos Estudantes Ilustres da Universidade do Porto

Luís Archer

Fotografia de Luís Archer Luís Archer
1926-2011
Geneticista, padre jesuíta e professor



Conservatório de Música do PortoLuís Jorge Peixoto Archer nasceu na cidade do Porto a 5 de Maio de 1926.

Durante a juventude frequentou, nesta cidade, o Liceu Rodrigues de Freitas e o Conservatório de Música, onde estudou piano. Em 1947 licenciou-se em Ciências Biológicas na Universidade do Porto, tendo, pouco depois, ingressado na Companhia de Jesus.
Com apenas 19 anos de idade passou a assistente e começou a dedicar-se à investigação científica. Paralelamente a esta atividade, cumpriu um sonho antigo: tornou-se jesuíta.
Na Companhia de Jesus enveredou pelo estudo das Ciências Humanas, tendo concluído a licenciatura de Filosofia na Faculdade de Teologia em Braga, em 1954.
Em 1960 concluiu uma nova licenciatura, desta feita em Teologia, e foi definitivamente ordenado sacerdote, em Frankfurt, na Alemanha.
Seguidamente, lecionou no Colégio das Caldinhas e no Colégio de S. João de Brito, do qual transitou para o Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Universidade de GeorgetownPara acompanhar os avanços da Nova Genética, alcançados nos anos 50, viajou até aos Estados Unidos da América. Em 1964, matriculou-se na Universidade de Georgetown para cursar Bioquímica e Genética Molecular, tendo concluído o doutoramento em Genética Molecular naquela instituição, em 1967.

A partir de 1968 empenhou-se na promoção desta área de investigação no nosso país que, precursoramente, introduziu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e na Faculdade de Farmácia, entre 1968 e 1971. Nesta Universidade, foi Assistente e Professor Auxiliar e doutorou-se em Biologia na Faculdade de Ciências, em 1969.

Instituto Gulbenkian da CiênciaEntre os anos de 1971 e de 1991, instituiu e chefiou o Laboratório de Genética Molecular do Instituto Gulbenkian de Ciência, sedeado em Oeiras, tendo, nesse espaço temporal, ascendido ao cargo de Professor Agregado em Botânica, na Faculdade de Ciências do Porto, no ano de 1971.

Nos dois anos seguintes trabalhou como Professor Visitante no prestigiado M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology), nos E.U.A.
Mais tarde, entre 1979 e 1996, transferiu-se da Universidade do Porto para a de Lisboa, para ocupar o cargo de Professor Catedrático de Genética Molecular na Universidade Nova.

Bioética de Luís ArcherEste brilhante cientista e homem de fé ensinou Genética Molecular em mais treze faculdades, editou múltiplos artigos científicos sobre Bioética e Genética Molecular, coordenou quatro obras e escreveu mais seis livros, entre os quais destacamos o último da sua autoria, intitulado "Da Genética à Bioética", de 2006.
É sócio honorário de seis sociedades científicas, portuguesas e estrangeiras, membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa, da European Academy of Sciences and Arts, de Salzburgo, e da New York Academy of Sciences, dos E.U.A.

Morreu aos 85 anos de idade, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, no dia 8 de Outubro de 2011.
(Universidade Digital / Gestão de Informação, 2008)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Universidade do Porto Termos e Condições Acessibilidade Índice A-Z Livro de Visitas
Última actualização: 2016-01-12 Página gerada em: 2018-12-13 às 04:46:03